Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273877 |
Resumo: | Este trabalho desenvolveu, implementou e avaliou uma proposta de estratégia pedagógica que contemplou o ensino do projeto morfogenético computacional, e por consequência de modelo de desempenho, na instância de Ensino Remoto. Esse estudo se estabeleceu em quatro etapas: 1) Compreensão do problema; 2) Desenvolvimento da Proposta; 3) Implementação e teste de funcionamento; 4) Reflexões para contribuições teórico-práticas. A coleta de dados foi realizada por análise documental, questionários e observação qualitativa e ocorreu por meio da implementação de um curso em uma ação de extensão, no qual a estratégia elaborada foi aplicada. A análise dos dados apresentou que as estratégias pedagógicas propostas possuíram boa contribuição no processo e na experiência de aprendizado. |
id |
URGS_046d6ce4c74d4a4f10fc93889b08c763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273877 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vale, Marina Pires De Castro AguiarBruscato, Léia Miotto2024-03-19T05:06:36Z2023http://hdl.handle.net/10183/273877001198314Este trabalho desenvolveu, implementou e avaliou uma proposta de estratégia pedagógica que contemplou o ensino do projeto morfogenético computacional, e por consequência de modelo de desempenho, na instância de Ensino Remoto. Esse estudo se estabeleceu em quatro etapas: 1) Compreensão do problema; 2) Desenvolvimento da Proposta; 3) Implementação e teste de funcionamento; 4) Reflexões para contribuições teórico-práticas. A coleta de dados foi realizada por análise documental, questionários e observação qualitativa e ocorreu por meio da implementação de um curso em uma ação de extensão, no qual a estratégia elaborada foi aplicada. A análise dos dados apresentou que as estratégias pedagógicas propostas possuíram boa contribuição no processo e na experiência de aprendizado.This work developed, implemented, and evaluated a proposal for a pedagogical strategy that included teaching computational morphogenetic design and, consequently, performance modeling in the context of remote teaching. The study was conducted in four stages: 1) understanding of the problem; 2) proposal development; 3) implementation and functional testing; 4) reflections for theoretical and practical contributions. Data collection was carried out through document analysis, questionnaires, and qualitative observation, which occurred through the implementation of a course in an extension action where the developed strategy was applied. Data analysis showed that the proposed pedagogical strategies had a good contribution to the learning process and experience.application/pdfporDesignProjetoEnsinoProject teachingParametric design thinkingMorphogenesisOptimizationEvolutionary algorithmsContribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquiteturaPedagogical contributions to morphogenesis applied to architectural and design project info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198314.pdf.txt001198314.pdf.txtExtracted Texttext/plain187424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273877/2/001198314.pdf.txt8bfc3b26de74b6a79e3cc6a8da2e257eMD52ORIGINAL001198314.pdfTexto completoapplication/pdf19643599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273877/1/001198314.pdf31a64791336ade7513f5b9964b160a49MD5110183/2738772024-03-20 04:51:24.06892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-20T07:51:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical contributions to morphogenesis applied to architectural and design project |
title |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura |
spellingShingle |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura Vale, Marina Pires De Castro Aguiar Design Projeto Ensino Project teaching Parametric design thinking Morphogenesis Optimization Evolutionary algorithms |
title_short |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura |
title_full |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura |
title_fullStr |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura |
title_full_unstemmed |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura |
title_sort |
Contribuições pedagógicas para o ensino da morfogênese aplicada em projetos de design e arquitetura |
author |
Vale, Marina Pires De Castro Aguiar |
author_facet |
Vale, Marina Pires De Castro Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Marina Pires De Castro Aguiar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bruscato, Léia Miotto |
contributor_str_mv |
Bruscato, Léia Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Projeto Ensino |
topic |
Design Projeto Ensino Project teaching Parametric design thinking Morphogenesis Optimization Evolutionary algorithms |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project teaching Parametric design thinking Morphogenesis Optimization Evolutionary algorithms |
description |
Este trabalho desenvolveu, implementou e avaliou uma proposta de estratégia pedagógica que contemplou o ensino do projeto morfogenético computacional, e por consequência de modelo de desempenho, na instância de Ensino Remoto. Esse estudo se estabeleceu em quatro etapas: 1) Compreensão do problema; 2) Desenvolvimento da Proposta; 3) Implementação e teste de funcionamento; 4) Reflexões para contribuições teórico-práticas. A coleta de dados foi realizada por análise documental, questionários e observação qualitativa e ocorreu por meio da implementação de um curso em uma ação de extensão, no qual a estratégia elaborada foi aplicada. A análise dos dados apresentou que as estratégias pedagógicas propostas possuíram boa contribuição no processo e na experiência de aprendizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-19T05:06:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198314 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273877 |
identifier_str_mv |
001198314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273877/2/001198314.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273877/1/001198314.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bfc3b26de74b6a79e3cc6a8da2e257e 31a64791336ade7513f5b9964b160a49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085641252241408 |