O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política da CAPES para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Frederico Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197181
Resumo: A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sempre atuou na área da educação, em especial na pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado e doutorado. Porém, a partir de 2007, ela recebeu uma nova atribuição em seu escopo de atuação, a educação básica. Esta tese tem como objetivo geral, estudar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), como política de formação de professores, e analisar a forma como é realizada essa formação, mais especificamente, a formação de professores da área de ciências. A pesquisa científica, embasada na literatura especializada, foi realizada com metodologia quanti-qualitativa, por meio de análise documental, tomando como materiais de análise os relatórios de prestação de contas e atividades de 16 Instituições de Ensino Superior da área de ciência. Por meio dos resultados obtidos por esse trabalho de pesquisa, que foram os apontamentos dos coordenadores gerais do Parfor, quanto às maiores dificuldades encontradas durante a execução do programa e quanto às sugestões de melhoria, será possível verificar se o programa está cumprindo os seus objetivos e metas fixados.
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spelling Nepomuceno, Frederico BatistaFerreira, Maira2019-07-20T02:34:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/197181001097691A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sempre atuou na área da educação, em especial na pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado e doutorado. Porém, a partir de 2007, ela recebeu uma nova atribuição em seu escopo de atuação, a educação básica. Esta tese tem como objetivo geral, estudar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), como política de formação de professores, e analisar a forma como é realizada essa formação, mais especificamente, a formação de professores da área de ciências. A pesquisa científica, embasada na literatura especializada, foi realizada com metodologia quanti-qualitativa, por meio de análise documental, tomando como materiais de análise os relatórios de prestação de contas e atividades de 16 Instituições de Ensino Superior da área de ciência. Por meio dos resultados obtidos por esse trabalho de pesquisa, que foram os apontamentos dos coordenadores gerais do Parfor, quanto às maiores dificuldades encontradas durante a execução do programa e quanto às sugestões de melhoria, será possível verificar se o programa está cumprindo os seus objetivos e metas fixados.The Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes) has always worked in the area of education, especially in the post-graduate course stricto sensu, in the modalities of masters and doctorates. However, as of 2007, it received a new attribution in its scope of action, the basic education. This thesis aims to study the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (Parfor), as a teacher training policy, and to analyze the way in which this training is carried out, more specifically, the training of science teachers. The scientific research, based on the specialized literature, was carried out using quantitative-qualitative methodology, through documentary analysis, taking as study materials the reports of accounts and activities of 16 Higher Education Institutions in the area of science. Through the results obtained by this research, which were the notes of the general coordinators of Parfor, regarding the greatest difficulties encountered during the execution of the program and the suggestions for improvement, it will be possible to verify if the program is fulfilling its objectives and goals.application/pdfporPlano Nacional de Formação de Professores da Educação BásicaFormação de professoresCiências da naturezaPolíticas públicasPublic policyTeacher trainingSciencesBasic educationPolíticas públicasFormación de profesoresCienciasEducación básicaO Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política da CAPES para a formação de professoresThe National Learning Plan for Teachers of Basic Education (PARFOR) as a CAPES policy for teacher training El Plan Nacional de Formación de Profesores de la Educación Básica (PARFOR) como política de CAPES para la formación de profesores info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097691.pdf.txt001097691.pdf.txtExtracted Texttext/plain304003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197181/2/001097691.pdf.txt49a1373d02db38c29f731db523f496f7MD52ORIGINAL001097691.pdfTexto completoapplication/pdf2929240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197181/1/001097691.pdf201a8304e320e42bb3befa368ac10631MD5110183/1971812019-07-21 02:42:22.391061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-21T05:42:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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