Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sofia de Brito
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Resende, Caio Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108420
Resumo: Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa qualitativa de avaliação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa tem como objetivo fomentar a oferta de educação superior gratuita a professores da educação básica. Participaram da pesquisa 1.225 professores egressos do programa. Os resultados apontam para a necessidade de melhora do processo seletivo para o Parfor, tendo em vista o grande número de professores que atualmente frequentam cursos fora de sua área de atuação. Além disso, mostra-se como o baixo envolvimento das secretarias de educação tem causado dificuldades aos professores beneficiados pelo programa.
id UFRGS-22_6e78894d83232b43a77a2f317f7e2b82
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108420
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do ParforAvaliação de Políticas PúblicasFormação de ProfessoresEducação BásicaParfor.Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa qualitativa de avaliação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa tem como objetivo fomentar a oferta de educação superior gratuita a professores da educação básica. Participaram da pesquisa 1.225 professores egressos do programa. Os resultados apontam para a necessidade de melhora do processo seletivo para o Parfor, tendo em vista o grande número de professores que atualmente frequentam cursos fora de sua área de atuação. Além disso, mostra-se como o baixo envolvimento das secretarias de educação tem causado dificuldades aos professores beneficiados pelo programa.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10842010.21573/vol37n12021.108420REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 417-446Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 417-4462447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108420/61626Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Sofia de BritoResende, Caio Cordeiro de2021-05-17T22:33:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/108420Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
title Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
spellingShingle Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
Ferreira, Sofia de Brito
Avaliação de Políticas Públicas
Formação de Professores
Educação Básica
Parfor.
title_short Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
title_full Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
title_fullStr Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
title_full_unstemmed Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
title_sort Formação de professores da educação básica: um estudo de caso do Parfor
author Ferreira, Sofia de Brito
author_facet Ferreira, Sofia de Brito
Resende, Caio Cordeiro de
author_role author
author2 Resende, Caio Cordeiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sofia de Brito
Resende, Caio Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Políticas Públicas
Formação de Professores
Educação Básica
Parfor.
topic Avaliação de Políticas Públicas
Formação de Professores
Educação Básica
Parfor.
description Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa qualitativa de avaliação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa tem como objetivo fomentar a oferta de educação superior gratuita a professores da educação básica. Participaram da pesquisa 1.225 professores egressos do programa. Os resultados apontam para a necessidade de melhora do processo seletivo para o Parfor, tendo em vista o grande número de professores que atualmente frequentam cursos fora de sua área de atuação. Além disso, mostra-se como o baixo envolvimento das secretarias de educação tem causado dificuldades aos professores beneficiados pelo programa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108420
10.21573/vol37n12021.108420
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108420
identifier_str_mv 10.21573/vol37n12021.108420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108420/61626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 417-446
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 417-446
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1750135493247369216