Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somma, Juan Agustin Scuro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140102
Resumo: Esta tese é uma cartografia do dispositivo do neoxamanismo. Nela se mostra o processo de chegada de três diferentes tradições de neoxamanismo no Uruguai, que provém do Peru, Brasil e México: o vegetalismo amazônico, o Santo Daime e o Caminho Vermelho, respectivamente. Também descreve um quarto grupo neoxamânico uruguaio, independente dessas tradições, que toma elementos das mesmas. Analisa-se o neoxamanismo como um dispositivo, isto é, como um conjunto de discursos associados a uma imaginada espiritualidade indígena e umas práticas que giram em torno do uso de plantas de poder e da realização de rituais de busca espiritual e de cura. A cura é entendida enquanto expansão da consciência e “reconexão” com outras formas de estar no mundo, diferentes das modernas hegemônicas. Esta diferença se articula através da colocação em circulação de epistemologias outras, “nativas” do continente americano. O conjunto da tese levanta uma tensão, no marco do paradigma da modernidade/colonialidade, em torno da imbricação dos processos de (des)colonialidade que convergem no dispositivo do neoxamanismo. Observam-se alguns efeitos que o neoxamanismo produz e se propõe as ideias de amazonismo e de neo-orientalidade (para o Uruguai) para compreendê-los.
id URGS_050a18e53b960a6ced5675673cabe488
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140102
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Somma, Juan Agustin ScuroOro, Ari Pedro2016-05-04T02:07:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/140102000990514Esta tese é uma cartografia do dispositivo do neoxamanismo. Nela se mostra o processo de chegada de três diferentes tradições de neoxamanismo no Uruguai, que provém do Peru, Brasil e México: o vegetalismo amazônico, o Santo Daime e o Caminho Vermelho, respectivamente. Também descreve um quarto grupo neoxamânico uruguaio, independente dessas tradições, que toma elementos das mesmas. Analisa-se o neoxamanismo como um dispositivo, isto é, como um conjunto de discursos associados a uma imaginada espiritualidade indígena e umas práticas que giram em torno do uso de plantas de poder e da realização de rituais de busca espiritual e de cura. A cura é entendida enquanto expansão da consciência e “reconexão” com outras formas de estar no mundo, diferentes das modernas hegemônicas. Esta diferença se articula através da colocação em circulação de epistemologias outras, “nativas” do continente americano. O conjunto da tese levanta uma tensão, no marco do paradigma da modernidade/colonialidade, em torno da imbricação dos processos de (des)colonialidade que convergem no dispositivo do neoxamanismo. Observam-se alguns efeitos que o neoxamanismo produz e se propõe as ideias de amazonismo e de neo-orientalidade (para o Uruguai) para compreendê-los.This thesis proposes a cartography of the neo-shamanism dispositif. It describes the process of arrival of three different neo-shamanic traditions in Uruguay: Amazonian vegetalismo, Santo Daime and Red Path, originating from Peru, Brazil and Mexico respectively. Furthermore it describes a Uruguayan neo-shamanic group, independent from these traditions, but which has adapted elements from them. The study analyses neo-shamanism as a dispositif, understood as a set of discourses, associated to an imagined indigenous spirituality, and practices relating to the use of power plants and the performing of rituals for spiritual quest and healing. The cure is understood as an Expansion of Consciousness and "reconnection" with other ways of being in the world, different from those of the modern hegemonic. That difference is articulated through the circulation of Other epistemologies, considered to be "native" originating from the American Continent. The overall thesis presents a tension, within the paradigm of modernity/coloniality, around the interweaving of processes of (de)coloniality converging on the neo-shamanism dispositif. Finally, it observes some effects produced by neo-shamanism and proposes understating these through the perspective of Amazonism and neo-orientalidad (in Uruguay).Esta tesis es una cartografía del dispositivo del neochamanismo. En ella se muestra el proceso de llegada de tres tradiciones diferentes de neochamanismo al Uruguay, que provienen de Perú, Brasil y México: el vegetalismo amazónico, el Santo Daime y el Camino Rojo, respectivamente. Asimismo, describe un grupo neochamánico uruguayo, independiente de esas tradiciones, que toma elementos de ellas. Se analiza el neochamanismo como un dispositivo, es decir, un conjunto de discursos asociados a una imaginada espiritualidad indígena y unas prácticas que giran en torno al uso de plantas de poder y la realización de rituales de búsqueda espiritual y cura. La cura es entendida en tanto expansión de la conciencia y “reconexión” con otras formas de estar en el mundo, diferentes a las modernas hegemónicas. Esa diferencia se articula a través de la puesta en circulación de epistemologías otras, “nativas” del continente americano. El conjunto de la tesis plantea una tensión, en el marco del paradigma de la modernidad/colonialidad, en torno a la imbricación de los procesos de (de)colonialidad que convergen en el dispositivo del neochamanismo. Se observan algunos efectos que el neochamanismo produce y se proponen las ideas de amazonismo y de neo-orientalidad (por el Uruguay) para comprenderlos.application/pdfspaXamanismoCuraRituaisEspiritualidadeNeo-shamanismPower plantsAmazonian vegetalismoSanto DaimeRed pathNeochamanismoPlantas de poderVegetalismo amazónico peruanoCamino rojoNeochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990514.pdf000990514.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf4100543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140102/1/000990514.pdf3c4fc7c3fce7b83d94328e249cd878b5MD51TEXT000990514.pdf.txt000990514.pdf.txtExtracted Texttext/plain783211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140102/2/000990514.pdf.txteac009ff08d078bb46b9cadd67beab3fMD52THUMBNAIL000990514.pdf.jpg000990514.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140102/3/000990514.pdf.jpg72cd49f108eeb770c112cafd23f1be2dMD5310183/1401022021-05-07 04:45:39.25144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:45:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
title Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
spellingShingle Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
Somma, Juan Agustin Scuro
Xamanismo
Cura
Rituais
Espiritualidade
Neo-shamanism
Power plants
Amazonian vegetalismo
Santo Daime
Red path
Neochamanismo
Plantas de poder
Vegetalismo amazónico peruano
Camino rojo
title_short Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
title_full Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
title_fullStr Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
title_full_unstemmed Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
title_sort Neochamanismo en América Latina : una cartografía desde el Uruguay
author Somma, Juan Agustin Scuro
author_facet Somma, Juan Agustin Scuro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Somma, Juan Agustin Scuro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oro, Ari Pedro
contributor_str_mv Oro, Ari Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Xamanismo
Cura
Rituais
Espiritualidade
topic Xamanismo
Cura
Rituais
Espiritualidade
Neo-shamanism
Power plants
Amazonian vegetalismo
Santo Daime
Red path
Neochamanismo
Plantas de poder
Vegetalismo amazónico peruano
Camino rojo
dc.subject.eng.fl_str_mv Neo-shamanism
Power plants
Amazonian vegetalismo
Santo Daime
Red path
dc.subject.spa.fl_str_mv Neochamanismo
Plantas de poder
Vegetalismo amazónico peruano
Camino rojo
description Esta tese é uma cartografia do dispositivo do neoxamanismo. Nela se mostra o processo de chegada de três diferentes tradições de neoxamanismo no Uruguai, que provém do Peru, Brasil e México: o vegetalismo amazônico, o Santo Daime e o Caminho Vermelho, respectivamente. Também descreve um quarto grupo neoxamânico uruguaio, independente dessas tradições, que toma elementos das mesmas. Analisa-se o neoxamanismo como um dispositivo, isto é, como um conjunto de discursos associados a uma imaginada espiritualidade indígena e umas práticas que giram em torno do uso de plantas de poder e da realização de rituais de busca espiritual e de cura. A cura é entendida enquanto expansão da consciência e “reconexão” com outras formas de estar no mundo, diferentes das modernas hegemônicas. Esta diferença se articula através da colocação em circulação de epistemologias outras, “nativas” do continente americano. O conjunto da tese levanta uma tensão, no marco do paradigma da modernidade/colonialidade, em torno da imbricação dos processos de (des)colonialidade que convergem no dispositivo do neoxamanismo. Observam-se alguns efeitos que o neoxamanismo produz e se propõe as ideias de amazonismo e de neo-orientalidade (para o Uruguai) para compreendê-los.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140102
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990514
url http://hdl.handle.net/10183/140102
identifier_str_mv 000990514
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140102/1/000990514.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140102/2/000990514.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140102/3/000990514.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c4fc7c3fce7b83d94328e249cd878b5
eac009ff08d078bb46b9cadd67beab3f
72cd49f108eeb770c112cafd23f1be2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085361442881536