Ética e educação em perspectiva teleológica : genealogia e crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150859 |
Resumo: | A presente tese é uma hermenêutica das ideias educacionais de Platão e de Aristóteles; uma leitura do vir a ser das Universidades no contexto medieval — e um debate com Kant e com Nietzsche sobre suas concepções a cerca do Esclarecimento (Aufklärung). Reunidos esses elementos de leitura sobre a mesa, a tese esforça-se em empreender uma compreensão de nosso tempo, perseguindo a construção de uma crítica da educação e da ética a partir de uma visão teleológica. Para além do esforço interpretativo que mira a concepção educacional tradicional, cada capítulo é finalizado com uma seção intitulada Disputatio Praesens, em que se procura debater o tema abordado na Idade contemporânea. Toda a discussão sobre as relações entre a educação crítica e a posição dogmática desemboca em um exame da missão da Universidade atual e da prática dos Comitês de Ética em Pesquisa. Trata-se, portanto, de provocar um debate atual sobre temas que foram colocados no centro da atenção da tradição europeia, a fim de se estabelecer novamente um exame de problemas fundamentais, como a ética e a educação, a partir de uma posição filosófica crítica. |
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Reis, Alexandre Henrique dosRocha, Joao Batista Teixeira da2017-01-17T02:19:30Z2016http://hdl.handle.net/10183/150859001009383A presente tese é uma hermenêutica das ideias educacionais de Platão e de Aristóteles; uma leitura do vir a ser das Universidades no contexto medieval — e um debate com Kant e com Nietzsche sobre suas concepções a cerca do Esclarecimento (Aufklärung). Reunidos esses elementos de leitura sobre a mesa, a tese esforça-se em empreender uma compreensão de nosso tempo, perseguindo a construção de uma crítica da educação e da ética a partir de uma visão teleológica. Para além do esforço interpretativo que mira a concepção educacional tradicional, cada capítulo é finalizado com uma seção intitulada Disputatio Praesens, em que se procura debater o tema abordado na Idade contemporânea. Toda a discussão sobre as relações entre a educação crítica e a posição dogmática desemboca em um exame da missão da Universidade atual e da prática dos Comitês de Ética em Pesquisa. Trata-se, portanto, de provocar um debate atual sobre temas que foram colocados no centro da atenção da tradição europeia, a fim de se estabelecer novamente um exame de problemas fundamentais, como a ética e a educação, a partir de uma posição filosófica crítica.This thesis is a hermeneutic of the educational ideas of Plato and Aristotle, a reading of what became the universities in the medieval context - and a debate with Kant and Nietzsche about their understanding of Enlightment (Aufklärung). Putting these elements together, the thesis makes an effort to understand our times, pursuing the construction of a critique of education and ethics from a theleological perspective. Beyong an interpretative effort looking at the traditional educational conception, each chapter ends with a section entitled Disputatio Praesens, in which we seek to address the subject in the contemporary age. The whole discussion about the relations between critical educaction and the dogmatic position falls into an examination of the mission of the current University and of Research Ethics Committees. Thus, we provoke a debate around issues which were the center of attention in european tradition, with the goal of establishing again an examination of fundamental problems, like ethics and education, from a critical philosophical position.application/pdfporÉticaEducaçãoFilosofiaUniversidadeEducação superiorÉtica e educação em perspectiva teleológica : genealogia e críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009383.pdf001009383.pdfTexto completoapplication/pdf2732158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/1/001009383.pdfa84b50212b5545f87fa1defa05417f50MD51TEXT001009383.pdf.txt001009383.pdf.txtExtracted Texttext/plain642801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/2/001009383.pdf.txt22915256b496a5da5d7091c11d6cefa7MD52THUMBNAIL001009383.pdf.jpg001009383.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150859/3/001009383.pdf.jpg01b124147a94eefa929fcf6d8eb5e74fMD5310183/1508592019-12-28 05:04:17.159245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-28T07:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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