Violências e indisciplinas/incivilidades escolares : um estudo em escolas de Porto Alegre/RS, Santa Rosa/RS e Chapecó/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ames, Maria Alice Canzi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206372
Resumo: A presente tese se propôs a compreender e analisar as principais relações entre as variáv eis causais do processo de indisciplinas/incivilidades e violências praticadas por jovens do ensino médio às e nas escolas. Buscou também analisar os encaminhamentos dados pelas escolas às diferentes formas de comportamentos. O universo da pesquisa compree ndeu três regiões de estudo, sendo duas do estado do RS/Brasil: Santa Rosa (Interior do RS) e Porto Alegre (Capital do RS) e uma do estado de SC/Brasil: Chapecó (considerada uma cidade em desenvolvimento). A amostra teve 906 questionários respondidos, os q uais foram registrados em um banco de dados no sistema Statistical Package for Social Sciences (SPSS 18.0). O estudo se apóia em contribuições teóricas clássicas e contemporâneas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Criminologia e Direito. A partir dos referenciais teóricos foram construídas as principais hipóteses da pesquisa e elaborados modelos que serviram de instrumento de análise para os dados disponíveis, coletados nas escolas participantes. As variáveis independentes envolvidas são: co ntexto sócio econômico e cultural; variação no índice de consumo de drogas individual e familiar; participação em gangues; porte de armas; experiência de violência em casa; tipo de autoridade doméstica; aceitação da autoridade do professor; justiça escolar ; justiça doméstica; turno frequentado; expulsão da escola; trabalho; classe social; idade; sexo; série. As variáveis dependentes são a variação dos índices de violências registradas e reportadas em cada escola em um exercício e noutro, a variação das indi sciplinas/incivilidades. Atentando para não cair na dicotomia do quantitativo e qualitativo, buscou se integrar as duas perspectivas como complementares. se integrar as duas perspectivas como complementares. Para tal, além dos exercícios estatísticos, realizamos entrevistas focais e observações participantes, com o uso de diferentes recursos didáticos. Os resultados nos remetem à reflexão sobre a força do contexto externo na socialização das novas gerações, para além da família e escola: a participação do jovem em gangues ou grupos ilícitos aumenta a probabili dade de envolver se com atos violentos na escola. Esta mesma situação está associada ao porte de armas, pois, ao fazer parte de um grupo considerado ilícito, aumenta o acesso facilitado às armas e também às drogas, alimentando um círculo de violência difíc il de interromper, porém, não impossível. Ao lado desses resultados, encontramos nas instituições formadoras dos jovens, um mal estar docente que propicia posturas de autoridade um tanto frágeis e difusas ou autoritárias, contribuindo para um sentimento de injustiça e ressentimento por parte das gerações vindouras que buscam referenciais para suas vidas, as quais se manifestam em indisciplinas e incivilidades.
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A partir dos referenciais teóricos foram construídas as principais hipóteses da pesquisa e elaborados modelos que serviram de instrumento de análise para os dados disponíveis, coletados nas escolas participantes. As variáveis independentes envolvidas são: co ntexto sócio econômico e cultural; variação no índice de consumo de drogas individual e familiar; participação em gangues; porte de armas; experiência de violência em casa; tipo de autoridade doméstica; aceitação da autoridade do professor; justiça escolar ; justiça doméstica; turno frequentado; expulsão da escola; trabalho; classe social; idade; sexo; série. As variáveis dependentes são a variação dos índices de violências registradas e reportadas em cada escola em um exercício e noutro, a variação das indi sciplinas/incivilidades. Atentando para não cair na dicotomia do quantitativo e qualitativo, buscou se integrar as duas perspectivas como complementares. se integrar as duas perspectivas como complementares. Para tal, além dos exercícios estatísticos, realizamos entrevistas focais e observações participantes, com o uso de diferentes recursos didáticos. Os resultados nos remetem à reflexão sobre a força do contexto externo na socialização das novas gerações, para além da família e escola: a participação do jovem em gangues ou grupos ilícitos aumenta a probabili dade de envolver se com atos violentos na escola. Esta mesma situação está associada ao porte de armas, pois, ao fazer parte de um grupo considerado ilícito, aumenta o acesso facilitado às armas e também às drogas, alimentando um círculo de violência difíc il de interromper, porém, não impossível. Ao lado desses resultados, encontramos nas instituições formadoras dos jovens, um mal estar docente que propicia posturas de autoridade um tanto frágeis e difusas ou autoritárias, contribuindo para um sentimento de injustiça e ressentimento por parte das gerações vindouras que buscam referenciais para suas vidas, as quais se manifestam em indisciplinas e incivilidades.The present thesis focused on comprehending and analyzing the main relation between the causal variables of the indisciplines/incivilities and violences practiced by high school youth to and in the schools. It also aimed to analyze the directions given by schools to the different forms of behaviors. The research universe was composed by three brazilian study regions, two of them in the state of Rio Grande do Sul (Santa Rosa, in the countryside region, and Porto Alegre, the state capital), and one of them in the state of Santa Catarina (Chapecó, which is considered a city in development). The sample had 906 answered questionnaires, which were registered in a data bank in the Statistical Package for Social Sciences system (SPSS 18.0). The study is based in classic and contemporary theoretical contributions of Sociology, Anthropology, Psychology, Education, Criminology and Law. From the theoretical references were built the main hypothesis of the research and were elaborated models which were used as analysis instrument to the disponible data collected from the participants schools. The independent variables are: socioeconomic and cultural context; variation in individual and family drug use index; participation in gangs; arm carrying; home violence experience; domestic authority type; professor authority acceptance; scholar justice; domestic justice; attended shift; scholar expulsion; work; social class; age; sex; grade. The dependent variables are: index variation of reported and registered violences in each school; indisciplines/incivilities variation. Aiming to avoid the dichotomy of quantitative and qualitative methods, it was intended to integrate both perspectives as complementaries. For that, besides the statistical exercises, we performed focal interviews and participant observations, using different didactic resources. The results guide us to reflect about the power of the external context in the socialization of the new generations, to beyond family and school: the participation of the youth in gangs or illegal groups increase the probability to be involved with violent acts in school. This same situation is associated to weapon carrying, because being part of an illegal group increases facilitated access to weapons and also to drugs, a situation that feeds a violence circle which is difficult to interrupt, although not impossible. Besides these results, we can find in the institutions which instruct the youth a discontentment among teachers which leads to authority attitudes that are fragiles and diffuse or authoritarian, therefore contributing to a sentiment of injustice and resentment from the future generations, which search for references to their lives, and the final consequences are indisciplines and incivilities.application/pdfporSociologiaIndisciplinaViolênciaEscolaJustiça restaurativaSchoolIncivilitiesIndisciplinesRestorative JusticeViolencesViolências e indisciplinas/incivilidades escolares : um estudo em escolas de Porto Alegre/RS, Santa Rosa/RS e Chapecó/SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113007.pdf.txt001113007.pdf.txtExtracted Texttext/plain565052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206372/2/001113007.pdf.txtdaf160b16608c80e61647f70fb574346MD52ORIGINAL001113007.pdfTexto completoapplication/pdf10386285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206372/1/001113007.pdfb0bcfe2440727c80687857f2c840d25fMD5110183/2063722020-03-05 04:14:59.068083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-05T07:14:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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