As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pecker, Paula Cavagni
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17611
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento musical de crianças entre dois e cinco anos, identificando as singularidades que caracterizam seu engajamento nas atividades e buscando compreender os processos cognitivos que asseguram suas conquistas na área da música, especialmente frente às demandas dos modos do Sistema Tonal. A pesquisa se delineia como um estudo exploratório e envolve duas fontes de evidências empíricas: (a) portfólios individuais dos sujeitos, que registram a trajetória musical de cada um dos onze sujeitos que participaram desta pesquisa, explicitando suas singularidades e como realiza as atividades propostas; e (b) experiências intencionais formuladas para colocar em evidência a interação entre os sujeitos e os modos. Para propor, observar e conduzir os diálogos com os sujeitos durante as experiências intencionais e, para analisar e interpretar todo o material empírico, este estudo inspira-se nos princípios do Método Clínico. No que concerne aos aspectos gerais do desenvolvimento musical, a análise de dados mostrou que, a criança cria formas de compreensão obtendo um conhecimento de natureza prática. A inteligência prática funciona tomando como base a realização concreta das ações, para construir a partir das explorações realizadas e coordenações necessárias uma teoria sobre aquilo que manuseia. Referente às construções harmônicas, acredita-se que a criança desde muito pequena já é capaz de ter algumas reações de ordem reflexa aos diferentes agrupamentos de sons. Por volta dos quatro anos, as crianças passam a nomear estas sensações e a considerar o efeito "triste" do modo menor. No que concerne às regras harmônicas, muito caminho há pela frente até que a criança seja capaz de entender progressões e fazer uma leitura do que ouve de forma apropriada. Mesmo que as estruturas reflexas iniciem o processo, a harmonia é uma construção social. Assim, para o entendimento das regras que movem o Sistema Tonal, será necessária a influência externa, a busca deste conhecimento fora de si próprio.
id URGS_05a36a6bb8aa0d0e0a53923b3d1a6001
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17611
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pecker, Paula CavagniMaffioletti, Leda de Albuquerque2009-11-05T04:14:43Z2009http://hdl.handle.net/10183/17611000721291Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento musical de crianças entre dois e cinco anos, identificando as singularidades que caracterizam seu engajamento nas atividades e buscando compreender os processos cognitivos que asseguram suas conquistas na área da música, especialmente frente às demandas dos modos do Sistema Tonal. A pesquisa se delineia como um estudo exploratório e envolve duas fontes de evidências empíricas: (a) portfólios individuais dos sujeitos, que registram a trajetória musical de cada um dos onze sujeitos que participaram desta pesquisa, explicitando suas singularidades e como realiza as atividades propostas; e (b) experiências intencionais formuladas para colocar em evidência a interação entre os sujeitos e os modos. Para propor, observar e conduzir os diálogos com os sujeitos durante as experiências intencionais e, para analisar e interpretar todo o material empírico, este estudo inspira-se nos princípios do Método Clínico. No que concerne aos aspectos gerais do desenvolvimento musical, a análise de dados mostrou que, a criança cria formas de compreensão obtendo um conhecimento de natureza prática. A inteligência prática funciona tomando como base a realização concreta das ações, para construir a partir das explorações realizadas e coordenações necessárias uma teoria sobre aquilo que manuseia. Referente às construções harmônicas, acredita-se que a criança desde muito pequena já é capaz de ter algumas reações de ordem reflexa aos diferentes agrupamentos de sons. Por volta dos quatro anos, as crianças passam a nomear estas sensações e a considerar o efeito "triste" do modo menor. No que concerne às regras harmônicas, muito caminho há pela frente até que a criança seja capaz de entender progressões e fazer uma leitura do que ouve de forma apropriada. Mesmo que as estruturas reflexas iniciem o processo, a harmonia é uma construção social. Assim, para o entendimento das regras que movem o Sistema Tonal, será necessária a influência externa, a busca deste conhecimento fora de si próprio.The purpose of this research is to follow the musical development of children aged 2-5 in order to identify the unique behavioral aspects of each child on the activities. It tries to understand the cognitive processes for their musical achievements, particularly when they are dealing with Western music constructed within a tonal harmonic framework (major and minor modes). The research is an exploratory study with eleven children and works with two different empiric sources. The first one is the Individual Portfolios which records the growth of each subject of this study. The second one is the intentional experiments to analyze the interaction between the subjects and modes. The data collection techniques, the analysis and the interpretation inspire themselves on Piaget's Clinical Method. The mainly reason to chose this methodology is to be able to expose the children's behavior and thoughts for the analysis and to learn how to introduce the experiment in order to incite the children's responses. The data analysis indicates that children interact with harmony using their practical intelligence, which is based on concrete actions. We believe that children are able to have reflexes reactions about some sounds constructs really early on their lives. After that, these sensations will get names and children will start to talk about the minor mode 'sad effect', for instance. However, harmony is a cultural phenomenon and, to be learned, it will require the appropriate use of logic.application/pdfporEducação musicalEpistemologia genéticaEducação infantilChildren's music educationHarmonyPiaget's genetic epistemologyAs condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000721291.pdf000721291.pdfTexto completoapplication/pdf637829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17611/1/000721291.pdf8aa0088aa63c564e3d09749be556898aMD51TEXT000721291.pdf.txt000721291.pdf.txtExtracted Texttext/plain226341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17611/2/000721291.pdf.txtd1c396a6e28965b8c1f68b5e640cb1abMD52THUMBNAIL000721291.pdf.jpg000721291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17611/3/000721291.pdf.jpgaf4d32a861234cf4249ac62486a46bbfMD5310183/176112018-10-17 09:35:33.489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:35:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
title As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
spellingShingle As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
Pecker, Paula Cavagni
Educação musical
Epistemologia genética
Educação infantil
Children's music education
Harmony
Piaget's genetic epistemology
title_short As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
title_full As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
title_fullStr As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
title_full_unstemmed As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
title_sort As condutas musicais da criança entre dois e cinco anos : trabalhando com os modos do sistema tonal
author Pecker, Paula Cavagni
author_facet Pecker, Paula Cavagni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pecker, Paula Cavagni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
contributor_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Epistemologia genética
Educação infantil
topic Educação musical
Epistemologia genética
Educação infantil
Children's music education
Harmony
Piaget's genetic epistemology
dc.subject.eng.fl_str_mv Children's music education
Harmony
Piaget's genetic epistemology
description Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento musical de crianças entre dois e cinco anos, identificando as singularidades que caracterizam seu engajamento nas atividades e buscando compreender os processos cognitivos que asseguram suas conquistas na área da música, especialmente frente às demandas dos modos do Sistema Tonal. A pesquisa se delineia como um estudo exploratório e envolve duas fontes de evidências empíricas: (a) portfólios individuais dos sujeitos, que registram a trajetória musical de cada um dos onze sujeitos que participaram desta pesquisa, explicitando suas singularidades e como realiza as atividades propostas; e (b) experiências intencionais formuladas para colocar em evidência a interação entre os sujeitos e os modos. Para propor, observar e conduzir os diálogos com os sujeitos durante as experiências intencionais e, para analisar e interpretar todo o material empírico, este estudo inspira-se nos princípios do Método Clínico. No que concerne aos aspectos gerais do desenvolvimento musical, a análise de dados mostrou que, a criança cria formas de compreensão obtendo um conhecimento de natureza prática. A inteligência prática funciona tomando como base a realização concreta das ações, para construir a partir das explorações realizadas e coordenações necessárias uma teoria sobre aquilo que manuseia. Referente às construções harmônicas, acredita-se que a criança desde muito pequena já é capaz de ter algumas reações de ordem reflexa aos diferentes agrupamentos de sons. Por volta dos quatro anos, as crianças passam a nomear estas sensações e a considerar o efeito "triste" do modo menor. No que concerne às regras harmônicas, muito caminho há pela frente até que a criança seja capaz de entender progressões e fazer uma leitura do que ouve de forma apropriada. Mesmo que as estruturas reflexas iniciem o processo, a harmonia é uma construção social. Assim, para o entendimento das regras que movem o Sistema Tonal, será necessária a influência externa, a busca deste conhecimento fora de si próprio.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-05T04:14:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17611
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000721291
url http://hdl.handle.net/10183/17611
identifier_str_mv 000721291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17611/1/000721291.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17611/2/000721291.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17611/3/000721291.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8aa0088aa63c564e3d09749be556898a
d1c396a6e28965b8c1f68b5e640cb1ab
af4d32a861234cf4249ac62486a46bbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085157567201280