HyperCAL3D mobile : aplicativo para o auxílio no ensino de geometria descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Gissele Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255262
Resumo: A tecnologia vem moldando o ensino há algum tempo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o grupo VID, para aprimorar o ensino-aprendizagem de geometria descritiva, desenvolveu o software HyperCAL 3D que já teve a sua eficiência comprovada pelo tempo. No entanto, devido as novas tecnologias móveis como celulares e tabletes, novos recursos podem ser utilizados para a ampliação do acesso do software. Assim, o presente trabalho tem por objetivo a adaptação dele ao mobile learning. A revisão sistemática de literatura revelou que os estudos sobre o desenvolvimento de mobile learning, tendem à utilização de modelos de aceitação da tecnologia que, em geral, não apresentam soluções práticas, como requisitos para a implementação. Por este motivo, foi realizado um cruzamento teórico entre as heurísticas de usabilidade móvel SMART com o modelo de aceitação de tecnologia para m-learning MLAM, na busca por requisitos para a análise de similares, prevista na metodologia Design Science Research (DSR) que orienta esta pesquisa. As análises de aplicativos destinados a modelagem tridimensional e desenho técnico, similares ao HyperCAL 3D, revelaram que a falta de periféricos que auxiliem a interação com objetos 3D e 2D, pode ser subvertida pela utilização de interfaces gestuais. O desenvolvimento do artefato foi realizado a partir de ciclos (Sprints) de implementação presentes na metodologia ágil SCRUM, apoiados pela metodologia XP. Foram realizados, ao todo, seis sprints para a adaptação do HyperCAL 3D ao mobile learning, quatro destes tratavam da adaptação da tecnologia, linguagem de programação e estratégias de implementação da versão desktop para a versão móvel. Um ciclo foi necessário para a correção do desempenho e no último sprint foram desenvolvidas as questões pertinentes aos modelos de aceitação da tecnologia, usabilidade e interfaces gestuais observadas neste estudo. Após a conclusão dos ciclos, o aplicativo HyperCAL 3D mobile foi submetido à avaliação de usabilidade MATCH - Measuring Usability of Touch screen Phone Applications, na qual atingiu a pontuação máxima. O conhecimento adquirido neste estudo pode ser utilizado como base para a desenvolvimento de novas pesquisas em mobile learning, assim como interfaces gestuais em aplicativos 3D e 2D.
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spelling Cardozo, Gissele AzevedoSilva, Regio Pierre daTeixeira, Fabio GoncalvesSantos, Sérgio Leandro dos2023-03-02T03:27:25Z2022http://hdl.handle.net/10183/255262001163519A tecnologia vem moldando o ensino há algum tempo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o grupo VID, para aprimorar o ensino-aprendizagem de geometria descritiva, desenvolveu o software HyperCAL 3D que já teve a sua eficiência comprovada pelo tempo. No entanto, devido as novas tecnologias móveis como celulares e tabletes, novos recursos podem ser utilizados para a ampliação do acesso do software. Assim, o presente trabalho tem por objetivo a adaptação dele ao mobile learning. A revisão sistemática de literatura revelou que os estudos sobre o desenvolvimento de mobile learning, tendem à utilização de modelos de aceitação da tecnologia que, em geral, não apresentam soluções práticas, como requisitos para a implementação. Por este motivo, foi realizado um cruzamento teórico entre as heurísticas de usabilidade móvel SMART com o modelo de aceitação de tecnologia para m-learning MLAM, na busca por requisitos para a análise de similares, prevista na metodologia Design Science Research (DSR) que orienta esta pesquisa. As análises de aplicativos destinados a modelagem tridimensional e desenho técnico, similares ao HyperCAL 3D, revelaram que a falta de periféricos que auxiliem a interação com objetos 3D e 2D, pode ser subvertida pela utilização de interfaces gestuais. O desenvolvimento do artefato foi realizado a partir de ciclos (Sprints) de implementação presentes na metodologia ágil SCRUM, apoiados pela metodologia XP. Foram realizados, ao todo, seis sprints para a adaptação do HyperCAL 3D ao mobile learning, quatro destes tratavam da adaptação da tecnologia, linguagem de programação e estratégias de implementação da versão desktop para a versão móvel. Um ciclo foi necessário para a correção do desempenho e no último sprint foram desenvolvidas as questões pertinentes aos modelos de aceitação da tecnologia, usabilidade e interfaces gestuais observadas neste estudo. Após a conclusão dos ciclos, o aplicativo HyperCAL 3D mobile foi submetido à avaliação de usabilidade MATCH - Measuring Usability of Touch screen Phone Applications, na qual atingiu a pontuação máxima. O conhecimento adquirido neste estudo pode ser utilizado como base para a desenvolvimento de novas pesquisas em mobile learning, assim como interfaces gestuais em aplicativos 3D e 2D.Technology has been shaping teaching for some time, at the Federal University of Rio Grande do Sul, the VID group, to improve teaching and learning of descriptive geometry, developed the HyperCAL 3D software, which has already had its efficiency proven by time. However, due to new mobile technologies such as cell phones and tablets, new resources can be used to expand software access. The present work aims to adapt it to mobile learning. The systematic literature review revealed that studies on the development of mobile learning tend to use models of acceptance of technology that generally do not present practical solutions, such as requirements for implementation. For this reason, a theoretical crossing was made between smart mobile usability heuristics with the technology acceptance model for MLAM m-learning, in the search for requirements for the analysis of similar, provided for in the Design Science Research (DSR) methodology that guides this research. The analysis of applications for three-dimensional modeling and technical design, like HyperCAL 3D, revealed that the lack of peripherals that help with the interaction of 3D and 2D objects can be subverted by the use of gestural interfaces. The development of the artifact was carried out from implementation cycles (Sprints) present in the agile SCRUM methodology, supported by the XP methodology. A whole of six sprints were performed to adapt HyperCAL 3D to mobile learning, four of which dealt with the adaptation of technology, programming language and implementation strategies, between the desktop version for the mobile version. A cycle was necessary for the correction of performance and in the last sprint were developed the issues pertinent to the models of acceptance of technology, usability and gestural interfaces observed in this study. After the cycles were completed, the HyperCAL 3D mobile application was submitted to the MATCH - Measuring Usability of Touch screen Phone Applications usability assessment, in which it reached the maximum score. The knowledge acquired in this study can be used as a basis for the development of new research in mobile learning, as well as gestural interfaces in 3D and 2D applications.application/pdfporUsabilidadeGeometria descritivaComputação gráficaHyperCAL 3DMobile learningGesture interfacesUsabilityDescriptive geometryComputer GraphicsHyperCAL3D mobile : aplicativo para o auxílio no ensino de geometria descritivaHyperCAL3D mobile : application for assistance in teaching descriptive geometryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163519.pdf.txt001163519.pdf.txtExtracted Texttext/plain366982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255262/2/001163519.pdf.txt67e69b36937845be349b7619cf3d4936MD52ORIGINAL001163519.pdfTexto completoapplication/pdf8018632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255262/1/001163519.pdfcf7adf7fa60135dee1cde31733f4f185MD5110183/2552622023-03-03 03:25:54.617894oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-03T06:25:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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