A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Alex Miranda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230512
Resumo: Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.
id UFRGS-2_80f246ad9aa352b5a396f09ead137f7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230512
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santana, Alex MirandaEstabel, Lizandra Brasil2021-10-06T04:13:15Z20211982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/230512001131197Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.This study investigates how the scientific research process is developed by students in the technical and university courses, who take part in the Research, Teaching and Outreach Exhibitions of the IFRS Porto Alegre and Viamão Campi. It is a case study that employed observation and interviews to collect data. An analysis of the following factors involving the six participant students was carried out: scientific initiation process, information competence, the relationship with research sources and the mediation of knowledge existing in the relationship between advisors and advisees. Through literature review, transcription of interviews, and content analysis of the answers given to the semi-structured questions, the study presents the impact of the students’ participation in the events observed In their social and emotional maturity. The results led to the conclusion that the Federal Institute provides a fruitful environment for the students’ scientific initiation through the Research, Teaching and Outreach Exhibitions, with the strong participation of educators as mediators of their students’ learning process in the scientific initiation.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Curitiba. Vol. 14, n. 2 (Maio/Ago. 2021), p. 155-176Iniciação científicaFeira de ciênciasCompetência informacionalFontes de informaçãoScientific researchMediationInformation competenceA iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensãoScientific initiation within the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul : a case study of the research, teaching and outreach exhibitionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131197.pdf.txt001131197.pdf.txtExtracted Texttext/plain62840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/3/001131197.pdf.txt6abc72f8c79df585ace682d28b9d5c05MD53001131197-02.pdf.txt001131197-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain61468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/4/001131197-02.pdf.txt9d9f2d447b7fc3e01242f4e593485e2eMD54ORIGINAL001131197.pdfTexto completoapplication/pdf499526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/1/001131197.pdf52314fcc92fd461ac4b6aa0383b0f0f0MD51001131197-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf529970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/2/001131197-02.pdf7219d13027366a422f65729da4cbbb74MD5210183/2305122021-11-20 05:55:19.211877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230512Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:55:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific initiation within the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul : a case study of the research, teaching and outreach exhibitions
title A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
spellingShingle A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
Santana, Alex Miranda
Iniciação científica
Feira de ciências
Competência informacional
Fontes de informação
Scientific research
Mediation
Information competence
title_short A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
title_full A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
title_fullStr A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
title_full_unstemmed A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
title_sort A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão
author Santana, Alex Miranda
author_facet Santana, Alex Miranda
Estabel, Lizandra Brasil
author_role author
author2 Estabel, Lizandra Brasil
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Alex Miranda
Estabel, Lizandra Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação científica
Feira de ciências
Competência informacional
Fontes de informação
topic Iniciação científica
Feira de ciências
Competência informacional
Fontes de informação
Scientific research
Mediation
Information competence
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific research
Mediation
Information competence
description Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS nos Campi Porto Alegre e Viamão por meio de estudo de caso que utiliza a observação e a entrevista como instrumento de coleta de dados. Analisa o processo de iniciação científica, a competência informacional, a relação com fontes de pesquisa e a mediação de conhecimento existente na relação entre orientadores e orientandos, dos seis alunos participantes dos eventos selecionados para o estudo. Por meio de revisão de literatura, da transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das respostas dadas aos questionamentos semiestruturados, apresenta o impacto da participação dos alunos nos eventos observados em seu aprendizado científico e amadurecimento social e emocional. Conclui que o Instituto Federal proporciona ambiente fecundo para a iniciação científica de seus alunos por meio das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, com forte participação de seus professores como mediadores no processo de aprendizado dos estudantes para a iniciação científica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T04:13:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230512
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-873X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131197
identifier_str_mv 1982-873X
001131197
url http://hdl.handle.net/10183/230512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Curitiba. Vol. 14, n. 2 (Maio/Ago. 2021), p. 155-176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/3/001131197.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/4/001131197-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/1/001131197.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230512/2/001131197-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6abc72f8c79df585ace682d28b9d5c05
9d9f2d447b7fc3e01242f4e593485e2e
52314fcc92fd461ac4b6aa0383b0f0f0
7219d13027366a422f65729da4cbbb74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225038307786752