Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Viana da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276534
Resumo: Esta pesquisa analisa a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais, debruçando-se sobre a obra fílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Como meio de comunicar o processo desta investigação, a dissertação foi concebida utilizando-se da linguagem dos quadrinhos, contendo um anexo "descritivo" que a complementa. Ambas as análises têm o aporte dos campos de estudo da Cultura Visual (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), da Cultura Midiática (Hall, 1997; Pillar, 2013; Canclini 2007; Jenkins 2009; Silverstone 2002), das identidades docentes (Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005). A investigação foi desenvolvida utilizando métodos A/r/tográficos (Dias, Irwin, 2008) e autobiográficos (Bolívar, Domingo, Fernández, 2001) pensando a pesquisa como uma experienciação prática e viva dos processos de constituição do que é ser professor. Por meio desta investigação criaram-se espaços de partilhas de si junto a um grupo focal de professores em que as docências fílmicas da obra em questão foram discutidas. Estes espaços geraram zonas de contato e deslocamentos de olhares sobre os professores participantes da pesquisa e a autora da investigação, de modo a compreender e ressignificar os movimentos de constituição dessas docências. Os resultados apontam para uma produção gráfica que não está à serviço de ilustrar uma pesquisa teórica e verbal discursiva, mas se perfaz como o meio de sua apresentação e expressão. Esta, capaz de dar conta de uma análise de uma docência que se demonstrou intrínseca às experiências com o cinema em sala de aula. Demonstrando assim, a sua importância: a interlocução entre os discursos manifestados nos encontros focais com os professores, com os processos de significação da autora da dissertação como uma professora de arte e com a produção de imagens como pesquisa.
id URGS_0613c01fa1c5e0e3ee94e6da9acce4ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276534
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Carolina Viana daPillar, Analice Dutra2024-07-19T06:22:07Z2023http://hdl.handle.net/10183/276534001206848Esta pesquisa analisa a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais, debruçando-se sobre a obra fílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Como meio de comunicar o processo desta investigação, a dissertação foi concebida utilizando-se da linguagem dos quadrinhos, contendo um anexo "descritivo" que a complementa. Ambas as análises têm o aporte dos campos de estudo da Cultura Visual (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), da Cultura Midiática (Hall, 1997; Pillar, 2013; Canclini 2007; Jenkins 2009; Silverstone 2002), das identidades docentes (Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005). A investigação foi desenvolvida utilizando métodos A/r/tográficos (Dias, Irwin, 2008) e autobiográficos (Bolívar, Domingo, Fernández, 2001) pensando a pesquisa como uma experienciação prática e viva dos processos de constituição do que é ser professor. Por meio desta investigação criaram-se espaços de partilhas de si junto a um grupo focal de professores em que as docências fílmicas da obra em questão foram discutidas. Estes espaços geraram zonas de contato e deslocamentos de olhares sobre os professores participantes da pesquisa e a autora da investigação, de modo a compreender e ressignificar os movimentos de constituição dessas docências. Os resultados apontam para uma produção gráfica que não está à serviço de ilustrar uma pesquisa teórica e verbal discursiva, mas se perfaz como o meio de sua apresentação e expressão. Esta, capaz de dar conta de uma análise de uma docência que se demonstrou intrínseca às experiências com o cinema em sala de aula. Demonstrando assim, a sua importância: a interlocução entre os discursos manifestados nos encontros focais com os professores, com os processos de significação da autora da dissertação como uma professora de arte e com a produção de imagens como pesquisa.This research analyzes the constitution of teaching identity in audiovisual narratives, focusing on the film Harry Potter and the Philosopher's Stone (2001). As a means of communicating the process of this investigation, the dissertation was designed using the language of comics, containing a "descriptive" appendix that complements it. Both analyses have the support of the fields of study of Visual Culture (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), Media Culture (Hall, 1997; Pillar, 2013; Canclini 2007; Jenkins 2009; Silverstone 2002), and teaching identities (Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005). The research was developed using A/r/tographic methods (Dias, Irwin, 2008) and autobiographical approaches (Bolívar, Domingo, Fernández, 2001), thinking of research as a practical and living experience of the processes of constituting what it means to be a teacher. Through this research, spaces for sharing with a focal group of teachers were created, in which the filmic teachings of the work in question were discussed. These spaces generated zones of contact and displacements of perspectives on the participating teachers and the author of the research, in order to understand and resignify the movements constituting these teachings. The results point to a graphic production that is not at the service of illustrating a theoretical and discursive verbal research, but is itself the means of its presentation and expression. It is capable of accounting for an analysis of a teaching that has been shown to be intrinsic to experiences with cinema in the classroom. This demonstrating its importance: the interlocution between the discourses manifested in the focal meetings with teachers, the author's processes of significance as an art teacher, and the production of images as research.application/pdfporDocênciaCultura visualAudiovisualRepresentações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206848.pdf.txt001206848.pdf.txtExtracted Texttext/plain143448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276534/2/001206848.pdf.txt949b4641cc90bebf5d034f25fa66f1d2MD52ORIGINAL001206848.pdfTexto completoapplication/pdf25405556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276534/1/001206848.pdf1fc204d7f25b911cbebec15eb5baeb12MD5110183/2765342024-07-20 06:22:31.229955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:22:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
title Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
spellingShingle Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
Silva, Carolina Viana da
Docência
Cultura visual
Audiovisual
title_short Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
title_full Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
title_fullStr Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
title_full_unstemmed Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
title_sort Representações de docências no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal: uma experiência A/r/tográfica em quadrinhos
author Silva, Carolina Viana da
author_facet Silva, Carolina Viana da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Viana da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pillar, Analice Dutra
contributor_str_mv Pillar, Analice Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Cultura visual
Audiovisual
topic Docência
Cultura visual
Audiovisual
description Esta pesquisa analisa a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais, debruçando-se sobre a obra fílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Como meio de comunicar o processo desta investigação, a dissertação foi concebida utilizando-se da linguagem dos quadrinhos, contendo um anexo "descritivo" que a complementa. Ambas as análises têm o aporte dos campos de estudo da Cultura Visual (Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005; Freedman, 1998, 2006), da Cultura Midiática (Hall, 1997; Pillar, 2013; Canclini 2007; Jenkins 2009; Silverstone 2002), das identidades docentes (Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005). A investigação foi desenvolvida utilizando métodos A/r/tográficos (Dias, Irwin, 2008) e autobiográficos (Bolívar, Domingo, Fernández, 2001) pensando a pesquisa como uma experienciação prática e viva dos processos de constituição do que é ser professor. Por meio desta investigação criaram-se espaços de partilhas de si junto a um grupo focal de professores em que as docências fílmicas da obra em questão foram discutidas. Estes espaços geraram zonas de contato e deslocamentos de olhares sobre os professores participantes da pesquisa e a autora da investigação, de modo a compreender e ressignificar os movimentos de constituição dessas docências. Os resultados apontam para uma produção gráfica que não está à serviço de ilustrar uma pesquisa teórica e verbal discursiva, mas se perfaz como o meio de sua apresentação e expressão. Esta, capaz de dar conta de uma análise de uma docência que se demonstrou intrínseca às experiências com o cinema em sala de aula. Demonstrando assim, a sua importância: a interlocução entre os discursos manifestados nos encontros focais com os professores, com os processos de significação da autora da dissertação como uma professora de arte e com a produção de imagens como pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-19T06:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001206848
url http://hdl.handle.net/10183/276534
identifier_str_mv 001206848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276534/2/001206848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276534/1/001206848.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 949b4641cc90bebf5d034f25fa66f1d2
1fc204d7f25b911cbebec15eb5baeb12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085645955104768