A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2244 |
Resumo: | O estudo pretende realizar o mapeamento de aspectos relevantes da estética do corpo na televisão, observando sua representação nos programas jornalísticos, nos programas de entretenimento e nas inserções publicitárias de ambos. Pesquisa o discurso somático tencionando, a partir dele, desvendar um contrato fiduciário no jornalismo, um contrato sedutor na publicidade e hedonista-erotizante no entretenimento, ou seja, o jornalismo buscando a representação do corpo-verdade ou corpo-real, a publicidade representando o corpo-produto e o entretenimento representando o corpo-hedonista. Além de traçar o percurso do corpo na História e estabelecer referenciais teóricos norteadores, a investigação busca, no recorte e análise de programações televisivas, as principais formas de visualização desse corpo – ângulos, ações, tipos, apresentação, localização, adjetivação, acrescentando na interpretação os seus possíveis significados sociais. |
id |
URGS_06c46aed8b68aaaa33ceb11f215dea4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2244 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Romais, AstomiroWeber, Maria Helena2007-06-06T17:20:59Z2001http://hdl.handle.net/10183/2244000366428O estudo pretende realizar o mapeamento de aspectos relevantes da estética do corpo na televisão, observando sua representação nos programas jornalísticos, nos programas de entretenimento e nas inserções publicitárias de ambos. Pesquisa o discurso somático tencionando, a partir dele, desvendar um contrato fiduciário no jornalismo, um contrato sedutor na publicidade e hedonista-erotizante no entretenimento, ou seja, o jornalismo buscando a representação do corpo-verdade ou corpo-real, a publicidade representando o corpo-produto e o entretenimento representando o corpo-hedonista. Além de traçar o percurso do corpo na História e estabelecer referenciais teóricos norteadores, a investigação busca, no recorte e análise de programações televisivas, as principais formas de visualização desse corpo – ângulos, ações, tipos, apresentação, localização, adjetivação, acrescentando na interpretação os seus possíveis significados sociais.application/pdfporTelevisão (Comunicação)Corpo humanoA estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000366428.pdf.txt000366428.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/2/000366428.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000366428.pdf000366428.pdfTexto completoapplication/pdf92202993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/1/000366428.pdfbbe4a520b32aaebb80339e5f5d7c64f8MD5110183/22442024-07-03 05:45:23.000952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-03T08:45:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo |
title |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo |
spellingShingle |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo Romais, Astomiro Televisão (Comunicação) Corpo humano |
title_short |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo |
title_full |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo |
title_fullStr |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo |
title_full_unstemmed |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo |
title_sort |
A estética do corpo na televisão : representações do corpo nos programas de entretenimento, na publicidade e no jornalismo |
author |
Romais, Astomiro |
author_facet |
Romais, Astomiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romais, Astomiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Maria Helena |
contributor_str_mv |
Weber, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão (Comunicação) Corpo humano |
topic |
Televisão (Comunicação) Corpo humano |
description |
O estudo pretende realizar o mapeamento de aspectos relevantes da estética do corpo na televisão, observando sua representação nos programas jornalísticos, nos programas de entretenimento e nas inserções publicitárias de ambos. Pesquisa o discurso somático tencionando, a partir dele, desvendar um contrato fiduciário no jornalismo, um contrato sedutor na publicidade e hedonista-erotizante no entretenimento, ou seja, o jornalismo buscando a representação do corpo-verdade ou corpo-real, a publicidade representando o corpo-produto e o entretenimento representando o corpo-hedonista. Além de traçar o percurso do corpo na História e estabelecer referenciais teóricos norteadores, a investigação busca, no recorte e análise de programações televisivas, as principais formas de visualização desse corpo – ângulos, ações, tipos, apresentação, localização, adjetivação, acrescentando na interpretação os seus possíveis significados sociais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:20:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2244 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000366428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2244 |
identifier_str_mv |
000366428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/2/000366428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2244/1/000366428.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e bbe4a520b32aaebb80339e5f5d7c64f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085012904607744 |