A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142951 |
Resumo: | Esta tese investiga, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004,2014), os processos de retextualização empregados por estudantes de inglês como língua estrangeira na produção de textos em contextos acadêmicos. O conceito retextualização (MARCUSCHI, 2001) constitui-se na produção de um novo texto a partir de um ou mais texto(s)-fonte e trata-se de prática comum em contextos acadêmicos. Tem-se como objetivo verificar as operações de retextualização relacionadas às metafunções da linguagem – ideacional, interpessoal e textual - e como essas se materializam nos respectivos sistemas léxico-gramaticais e no gênero específico no qual se enquadram. O corpus constituise de retextualizações produzidas a partir de diferentes texto(s)-fonte. Os resultados indicam que as estratégias de retextualização estão intimamente relacionadas ao conhecimento da função que etapas e fases dos gêneros desempenham na construção de significados. Procurase contribuir para as práticas de escrita em ILE em contextos acadêmicos, oferecendo uma abordagem sistêmico-funcional dos processos de retextualização envolvidos no desenvolvimento dessa habilidade. |
id |
URGS_078e0d4543b810b24617e821288f6662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142951 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Sulany Silveira dosRottava, Lucia2016-06-23T02:13:16Z2016http://hdl.handle.net/10183/142951000994503Esta tese investiga, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004,2014), os processos de retextualização empregados por estudantes de inglês como língua estrangeira na produção de textos em contextos acadêmicos. O conceito retextualização (MARCUSCHI, 2001) constitui-se na produção de um novo texto a partir de um ou mais texto(s)-fonte e trata-se de prática comum em contextos acadêmicos. Tem-se como objetivo verificar as operações de retextualização relacionadas às metafunções da linguagem – ideacional, interpessoal e textual - e como essas se materializam nos respectivos sistemas léxico-gramaticais e no gênero específico no qual se enquadram. O corpus constituise de retextualizações produzidas a partir de diferentes texto(s)-fonte. Os resultados indicam que as estratégias de retextualização estão intimamente relacionadas ao conhecimento da função que etapas e fases dos gêneros desempenham na construção de significados. Procurase contribuir para as práticas de escrita em ILE em contextos acadêmicos, oferecendo uma abordagem sistêmico-funcional dos processos de retextualização envolvidos no desenvolvimento dessa habilidade.This study investigates, under the perspective of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004, 2014), the retextualization processes learners of English as a Foreign Language use when writing texts in academic contexts. Retextualization (MARCUSCHI, 2001) is understood as the production of a new text based on one or more source-texts and is a recurrent practice in academic contexts. The study investigated the processes of retextualization related to the metafunctions of language –ideational, experiential and textual- and their realization in the respective lexicogrammar structures as well as in the specific genre to which they are related. The corpus comprises retextualizations produced from different source-texts. The results indicate that the retextualization strategies are intimately connected to the knowledge of the function the stages and phases of the genres play in the construction of meaning. The purpose of the study is to contribute to writing practices of English as a Foreign Language in academic contexts, putting forward a systemic-functional approach to the retextualization processes involved in the development of writing skills.application/pdfporLingüística funcionalEscritaLíngua inglesaRe-textualizaçãoSystemic-functional linguisticsRetextualizationWriting in english as a foreign languageA retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994503.pdf000994503.pdfTexto completoapplication/pdf14538969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142951/1/000994503.pdf0d7e83d11e1be61191e24480004b2f1bMD51TEXT000994503.pdf.txt000994503.pdf.txtExtracted Texttext/plain368431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142951/2/000994503.pdf.txt6e3822efcaf711a2891c85fb0e7cde85MD52THUMBNAIL000994503.pdf.jpg000994503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142951/3/000994503.pdf.jpg7086db6ebebfda85258c62af5851a488MD5310183/1429512018-10-22 07:43:12.407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:43:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional |
title |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional |
spellingShingle |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional Santos, Sulany Silveira dos Lingüística funcional Escrita Língua inglesa Re-textualização Systemic-functional linguistics Retextualization Writing in english as a foreign language |
title_short |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional |
title_full |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional |
title_fullStr |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional |
title_full_unstemmed |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional |
title_sort |
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional |
author |
Santos, Sulany Silveira dos |
author_facet |
Santos, Sulany Silveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sulany Silveira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rottava, Lucia |
contributor_str_mv |
Rottava, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística funcional Escrita Língua inglesa Re-textualização |
topic |
Lingüística funcional Escrita Língua inglesa Re-textualização Systemic-functional linguistics Retextualization Writing in english as a foreign language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Systemic-functional linguistics Retextualization Writing in english as a foreign language |
description |
Esta tese investiga, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004,2014), os processos de retextualização empregados por estudantes de inglês como língua estrangeira na produção de textos em contextos acadêmicos. O conceito retextualização (MARCUSCHI, 2001) constitui-se na produção de um novo texto a partir de um ou mais texto(s)-fonte e trata-se de prática comum em contextos acadêmicos. Tem-se como objetivo verificar as operações de retextualização relacionadas às metafunções da linguagem – ideacional, interpessoal e textual - e como essas se materializam nos respectivos sistemas léxico-gramaticais e no gênero específico no qual se enquadram. O corpus constituise de retextualizações produzidas a partir de diferentes texto(s)-fonte. Os resultados indicam que as estratégias de retextualização estão intimamente relacionadas ao conhecimento da função que etapas e fases dos gêneros desempenham na construção de significados. Procurase contribuir para as práticas de escrita em ILE em contextos acadêmicos, oferecendo uma abordagem sistêmico-funcional dos processos de retextualização envolvidos no desenvolvimento dessa habilidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-23T02:13:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142951 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000994503 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142951 |
identifier_str_mv |
000994503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142951/1/000994503.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142951/2/000994503.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142951/3/000994503.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d7e83d11e1be61191e24480004b2f1b 6e3822efcaf711a2891c85fb0e7cde85 7086db6ebebfda85258c62af5851a488 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085368696930304 |