O efeito tridimensional obtido com o ciclo reading to learn - a apropriação de uma metalinguagem pedagógica - emoldurado pela linguística sistêmico-funcional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194440 |
Resumo: | Esta tese, emoldurada pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2014), investiga a implementação do Ciclo desenvolvido no Programa Reading to Learn (Ler para Aprender) (ROSE, 2012; 2014; 2015; 2017; MARTIN, 2000; 2006; MARTIN e ROSE, 2005) como recurso metodológico responsável pela apropriação de uma Metalinguagem Pedagógica em professores em formação (ROSE, 2018a; ROSE 2018b). O Programa Reading to Learn (R2L) constitui-se em uma metodologia para o ensino de leitura e escrita embasada no aporte teórico sistemicista. A LSF se mostra como uma moldura adequada para o ensino da escrita acadêmica em Inglês por levar em consideração o contexto de cultura, ao enfocar o gênero do texto e o contexto de situação, ao contemplar as variáveis de registro responsáveis pelas escolhas feitas para a produção do texto: campo, relações e modo (HALLIDAY, 1994). O uso do Ciclo, nos preceitos da LSF, ao ensinar escrita acadêmica em Inglês, para futuros professores de Inglês, propicia uma consciência reflexiva sobre a língua, o que se constitui em um saber fundamental para a prática docente desses profissionais em formação. Ao mesmo tempo, o Ciclo serve como sugestão de método de ensino de variados recursos linguísticos. Os objetivos específicos visam verificar a eficácia do Programa R2L ao ensinar um determinado recurso linguístico, fundamental para a escrita acadêmica em Inglês/LE, a Metáfora Gramatical; e observar a apropriação de uma Metalinguagem Pedagógica no discurso dos participantes depois da implementação do Programa R2L. O contexto da pesquisa é formado por alunos concluintes do curso de Letras Português/Inglês de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. O corpus da pesquisa é composto de textos do gênero textual - conforme denominado pela teoria - Estudo de Caso, como os requeridos para o Estágio de Observação em língua inglesa. Os resultados indicam que o Programa Reading to Learn, ao ser implementado para o ensino da Metáfora Gramatical, fundamental para o desenvolvimento da escrita acadêmica em língua inglesa, está intimamente relacionado com a apropriação de Metalinguagem Pedagógica. Por meio dessa pesquisa, procura-se contribuir para as práticas de ensino de Inglês em contextos de formação de professores, oferecendo um aporte sistêmico-funcional na abordagem ao gênero dos textos ensinados no currículo da escola básica. |
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Santorum, Karen Andresa TeixeiraRottava, Lucia2019-05-21T02:37:42Z2018http://hdl.handle.net/10183/194440001091839Esta tese, emoldurada pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2014), investiga a implementação do Ciclo desenvolvido no Programa Reading to Learn (Ler para Aprender) (ROSE, 2012; 2014; 2015; 2017; MARTIN, 2000; 2006; MARTIN e ROSE, 2005) como recurso metodológico responsável pela apropriação de uma Metalinguagem Pedagógica em professores em formação (ROSE, 2018a; ROSE 2018b). O Programa Reading to Learn (R2L) constitui-se em uma metodologia para o ensino de leitura e escrita embasada no aporte teórico sistemicista. A LSF se mostra como uma moldura adequada para o ensino da escrita acadêmica em Inglês por levar em consideração o contexto de cultura, ao enfocar o gênero do texto e o contexto de situação, ao contemplar as variáveis de registro responsáveis pelas escolhas feitas para a produção do texto: campo, relações e modo (HALLIDAY, 1994). O uso do Ciclo, nos preceitos da LSF, ao ensinar escrita acadêmica em Inglês, para futuros professores de Inglês, propicia uma consciência reflexiva sobre a língua, o que se constitui em um saber fundamental para a prática docente desses profissionais em formação. Ao mesmo tempo, o Ciclo serve como sugestão de método de ensino de variados recursos linguísticos. Os objetivos específicos visam verificar a eficácia do Programa R2L ao ensinar um determinado recurso linguístico, fundamental para a escrita acadêmica em Inglês/LE, a Metáfora Gramatical; e observar a apropriação de uma Metalinguagem Pedagógica no discurso dos participantes depois da implementação do Programa R2L. O contexto da pesquisa é formado por alunos concluintes do curso de Letras Português/Inglês de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. O corpus da pesquisa é composto de textos do gênero textual - conforme denominado pela teoria - Estudo de Caso, como os requeridos para o Estágio de Observação em língua inglesa. Os resultados indicam que o Programa Reading to Learn, ao ser implementado para o ensino da Metáfora Gramatical, fundamental para o desenvolvimento da escrita acadêmica em língua inglesa, está intimamente relacionado com a apropriação de Metalinguagem Pedagógica. Por meio dessa pesquisa, procura-se contribuir para as práticas de ensino de Inglês em contextos de formação de professores, oferecendo um aporte sistêmico-funcional na abordagem ao gênero dos textos ensinados no currículo da escola básica.This doctoral dissertation, framed by the Systemic-Functional Linguistics (SFL) (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004, 2014), investigates the implementation of the Reading to Learn Cycle (ROSE, 2012; 201; 2015; 2017;Martin, 2000; and Rose, 2005) as a methodological resource accounted for the appropriation of a Pedagogical Metalanguage to teachers in training (ROSE, 2018a, ROSE 2018b). The Reading to Learn Cycle (R2L) is a methodology for the teaching of reading and writing based on the theoretical systemicist contribution. The SFL shows itself as a suitable framework for the teaching of academic writing in English once it takes into consideration the culture context, by focusing on the genre of the text as well as the context of the situation, when considering the variables responsible for the recording of the choices made for the production of these texts: field, relations and mode (HALLIDAY, 1994). The use of the Cycle, in the precepts of the SFL, in teaching academic writing in English for future English teachers, provides a reflexive awareness about the language, which constitutes a primordial knowledge for the teaching practice of these professionals being trained. At the same time, the Cycle serves as a suggestion of teaching method for a myriad of linguistic resources. The specific objectives are to verify the effectiveness of the R2L Cycle when teaching a specific linguistic resource, essential for academic writing in English/EL, Grammatical Metaphor; and observe the appropriation of a Pedagogical Metalanguage in the discourse of the participants after the implementation of the R2L Cycle. The instance of the research is constituted by undergraduate students of Portuguese/English Literature course (language of arts) of a community university of Rio Grande do Sul. The research corpus is assembled by genre - as it is called by the theory - Case Study, produced for intern/student Observation in English language teaching training. The results demonstrate that the Cycle Reading to Learn, when implemented for the teaching of Grammatical Metaphor, fundamental for the development of academic writing in English, is closely related to the appropriation of Pedagogical Metalanguage. Through this research, we intend to contribute to the teaching practices of English in contexts of teacher training, offering a systemic-functional contribution in the approach to the genre of texts taught in the basic school curriculum.application/pdfporLinguística sistêmico-funcionalFormação docenteLíngua inglesaEscrita acadêmicaEnsino de língua estrangeira (inglês)LinguísticaSystemic-Functional LinguisticsEnglish-language academic writingTeacher trainingGrammatical metaphorReading to Learn ProgramO efeito tridimensional obtido com o ciclo reading to learn - a apropriação de uma metalinguagem pedagógica - emoldurado pela linguística sistêmico-funcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091839.pdf.txt001091839.pdf.txtExtracted Texttext/plain446401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194440/2/001091839.pdf.txt66161f96de82b2a8fe949f6622726c74MD52ORIGINAL001091839.pdfTexto completoapplication/pdf11288520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194440/1/001091839.pdf76e1a1c7bb38fa7c1282ebdebafc81fbMD5110183/1944402022-09-17 05:09:53.842946oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-17T08:09:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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