O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26926 |
Resumo: | Nesta tese, refletimos sobre o discurso docente com base nas falas e/ou escritos relativos às atividades nas disciplinas que envolvem o ensino da cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Daí emerge questões a respeito da existência de um padrão discursivo legitimado, orientado pelos ideais do que seja ser médico e pelos modelos de identificação ao realizar a prática médica no hospital geral universitário (HCPA). Tendo ferramentas de Michel Foucault como referência, observamos que diferentes discursos podem coexistir com intensidades diferentes de poder. Assim, interessa-nos conhecer o sujeito falante, no qual são identificadas características do sujeito da educação tradicional e as do sujeito da educação por si. Com isso obtivemos subsídios sobre o projeto pedagógico e debatemos os aspectos do perfil do médico a ser formado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sucessivos movimentos sociais que promoveram a criação das Diretrizes (2001) assumem um grau de significância variado entre os docentes. Constata-se, ainda, a inexistência de um estudo sobre o tema, o que se configura como lacuna. Através de entrevistas com estes docentes abordamos como se constituíram professores, como identificam suas trajetórias e quais suas perspectivas futuras enquanto docentes e médicos (e por vezes gestores), atuantes em uma instituição que passa por adaptações fruto das necessidades sociais de seu tempo e também das Diretrizes em voga. Deste modo, apresentamos essa produção em artigos com o intuito de ampliar conhecimentos e discussões sobre o tema, com vistas a colaborar para a promoção de um ensino médico com formação pedagógica qualificada e profissionais críticos e reflexivos. |
id |
URGS_0a946a4eec2331442a3ee20cd1cc055a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26926 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Buchabqui, Jorge AlbertoTorres, Marco Antonio Rodrigues2010-12-14T04:19:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/26926000762608Nesta tese, refletimos sobre o discurso docente com base nas falas e/ou escritos relativos às atividades nas disciplinas que envolvem o ensino da cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Daí emerge questões a respeito da existência de um padrão discursivo legitimado, orientado pelos ideais do que seja ser médico e pelos modelos de identificação ao realizar a prática médica no hospital geral universitário (HCPA). Tendo ferramentas de Michel Foucault como referência, observamos que diferentes discursos podem coexistir com intensidades diferentes de poder. Assim, interessa-nos conhecer o sujeito falante, no qual são identificadas características do sujeito da educação tradicional e as do sujeito da educação por si. Com isso obtivemos subsídios sobre o projeto pedagógico e debatemos os aspectos do perfil do médico a ser formado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sucessivos movimentos sociais que promoveram a criação das Diretrizes (2001) assumem um grau de significância variado entre os docentes. Constata-se, ainda, a inexistência de um estudo sobre o tema, o que se configura como lacuna. Através de entrevistas com estes docentes abordamos como se constituíram professores, como identificam suas trajetórias e quais suas perspectivas futuras enquanto docentes e médicos (e por vezes gestores), atuantes em uma instituição que passa por adaptações fruto das necessidades sociais de seu tempo e também das Diretrizes em voga. Deste modo, apresentamos essa produção em artigos com o intuito de ampliar conhecimentos e discussões sobre o tema, com vistas a colaborar para a promoção de um ensino médico com formação pedagógica qualificada e profissionais críticos e reflexivos.In this dissertation, we make a reflection about the teacher’s discourse based on oral and/or written statements referring to the activities in the courses related to teaching cardiology in the Medicine School of the Federal University of Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Questions emerge regarding the existence of a legitimized discursive pattern, oriented by the ideals of what being a doctor is, and by the models of identification as the medical practice is exercised in the university’s general hospital (HCPA). Taking Michael Foucault’s theoretical tools as reference, we observe that different discourses may coexist with different intensities of power. Thus, our interest is to understand the speaking subject, in who are identified characteristics of the traditional subject of education and of the subject of education by itself. With that, we obtained subsidies about the pedagogical Project and we debated the aspects of the profile of the doctor to be formed according to the National Curricular Guidelines. The successive social movements that promoted the creation of the Guidelines (2001) assume a varying degree of significance among the teachers. We also find the inexistence of a study about the theme, which is configured as a gap. Through interviews with these teachers we approach the ways they became teachers, how they identify their trajectories and which are their future perspectives as teachers and doctors (and many times managers), acting in an institution that goes through adaptations due to the social needs of its time and also due to the current Guidelines. This way, we present this production in the form of articles, as to widen the knowledge and discussions about the theme, and aiming at collaborating for the promotion of a medical teaching with a qualified pedagogical formation and critical and reflexive professionals.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de MedicinaEducação de graduação em medicinaEnsinoDocentesEducação médicaCardiologiaMedical teachingMedical formationCardiologyTeaching discourseNational curricular guidelinesO discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências CardiovascularesPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000762608.pdf000762608.pdfTexto completoapplication/pdf1146610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/1/000762608.pdfbca22feaa9af0b8af23741ee39a63804MD51TEXT000762608.pdf.txt000762608.pdf.txtExtracted Texttext/plain409916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/2/000762608.pdf.txtde6a9fb4208a4ae6b1d681dabc818d50MD52THUMBNAIL000762608.pdf.jpg000762608.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/3/000762608.pdf.jpg21aad778ccff56256a325b97336098c7MD5310183/269262023-10-27 03:28:56.038112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-27T06:28:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Buchabqui, Jorge Alberto Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina Educação de graduação em medicina Ensino Docentes Educação médica Cardiologia Medical teaching Medical formation Cardiology Teaching discourse National curricular guidelines |
title_short |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Buchabqui, Jorge Alberto |
author_facet |
Buchabqui, Jorge Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buchabqui, Jorge Alberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torres, Marco Antonio Rodrigues |
contributor_str_mv |
Torres, Marco Antonio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina Educação de graduação em medicina Ensino Docentes Educação médica Cardiologia |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina Educação de graduação em medicina Ensino Docentes Educação médica Cardiologia Medical teaching Medical formation Cardiology Teaching discourse National curricular guidelines |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Medical teaching Medical formation Cardiology Teaching discourse National curricular guidelines |
description |
Nesta tese, refletimos sobre o discurso docente com base nas falas e/ou escritos relativos às atividades nas disciplinas que envolvem o ensino da cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Daí emerge questões a respeito da existência de um padrão discursivo legitimado, orientado pelos ideais do que seja ser médico e pelos modelos de identificação ao realizar a prática médica no hospital geral universitário (HCPA). Tendo ferramentas de Michel Foucault como referência, observamos que diferentes discursos podem coexistir com intensidades diferentes de poder. Assim, interessa-nos conhecer o sujeito falante, no qual são identificadas características do sujeito da educação tradicional e as do sujeito da educação por si. Com isso obtivemos subsídios sobre o projeto pedagógico e debatemos os aspectos do perfil do médico a ser formado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sucessivos movimentos sociais que promoveram a criação das Diretrizes (2001) assumem um grau de significância variado entre os docentes. Constata-se, ainda, a inexistência de um estudo sobre o tema, o que se configura como lacuna. Através de entrevistas com estes docentes abordamos como se constituíram professores, como identificam suas trajetórias e quais suas perspectivas futuras enquanto docentes e médicos (e por vezes gestores), atuantes em uma instituição que passa por adaptações fruto das necessidades sociais de seu tempo e também das Diretrizes em voga. Deste modo, apresentamos essa produção em artigos com o intuito de ampliar conhecimentos e discussões sobre o tema, com vistas a colaborar para a promoção de um ensino médico com formação pedagógica qualificada e profissionais críticos e reflexivos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-12-14T04:19:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26926 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000762608 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26926 |
identifier_str_mv |
000762608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/1/000762608.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/2/000762608.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/3/000762608.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bca22feaa9af0b8af23741ee39a63804 de6a9fb4208a4ae6b1d681dabc818d50 21aad778ccff56256a325b97336098c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085189280333824 |