O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchabqui, Jorge Alberto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26926
Resumo: Nesta tese, refletimos sobre o discurso docente com base nas falas e/ou escritos relativos às atividades nas disciplinas que envolvem o ensino da cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Daí emerge questões a respeito da existência de um padrão discursivo legitimado, orientado pelos ideais do que seja ser médico e pelos modelos de identificação ao realizar a prática médica no hospital geral universitário (HCPA). Tendo ferramentas de Michel Foucault como referência, observamos que diferentes discursos podem coexistir com intensidades diferentes de poder. Assim, interessa-nos conhecer o sujeito falante, no qual são identificadas características do sujeito da educação tradicional e as do sujeito da educação por si. Com isso obtivemos subsídios sobre o projeto pedagógico e debatemos os aspectos do perfil do médico a ser formado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sucessivos movimentos sociais que promoveram a criação das Diretrizes (2001) assumem um grau de significância variado entre os docentes. Constata-se, ainda, a inexistência de um estudo sobre o tema, o que se configura como lacuna. Através de entrevistas com estes docentes abordamos como se constituíram professores, como identificam suas trajetórias e quais suas perspectivas futuras enquanto docentes e médicos (e por vezes gestores), atuantes em uma instituição que passa por adaptações fruto das necessidades sociais de seu tempo e também das Diretrizes em voga. Deste modo, apresentamos essa produção em artigos com o intuito de ampliar conhecimentos e discussões sobre o tema, com vistas a colaborar para a promoção de um ensino médico com formação pedagógica qualificada e profissionais críticos e reflexivos.
id URGS_0a946a4eec2331442a3ee20cd1cc055a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26926
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Buchabqui, Jorge AlbertoTorres, Marco Antonio Rodrigues2010-12-14T04:19:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/26926000762608Nesta tese, refletimos sobre o discurso docente com base nas falas e/ou escritos relativos às atividades nas disciplinas que envolvem o ensino da cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Daí emerge questões a respeito da existência de um padrão discursivo legitimado, orientado pelos ideais do que seja ser médico e pelos modelos de identificação ao realizar a prática médica no hospital geral universitário (HCPA). Tendo ferramentas de Michel Foucault como referência, observamos que diferentes discursos podem coexistir com intensidades diferentes de poder. Assim, interessa-nos conhecer o sujeito falante, no qual são identificadas características do sujeito da educação tradicional e as do sujeito da educação por si. Com isso obtivemos subsídios sobre o projeto pedagógico e debatemos os aspectos do perfil do médico a ser formado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sucessivos movimentos sociais que promoveram a criação das Diretrizes (2001) assumem um grau de significância variado entre os docentes. Constata-se, ainda, a inexistência de um estudo sobre o tema, o que se configura como lacuna. Através de entrevistas com estes docentes abordamos como se constituíram professores, como identificam suas trajetórias e quais suas perspectivas futuras enquanto docentes e médicos (e por vezes gestores), atuantes em uma instituição que passa por adaptações fruto das necessidades sociais de seu tempo e também das Diretrizes em voga. Deste modo, apresentamos essa produção em artigos com o intuito de ampliar conhecimentos e discussões sobre o tema, com vistas a colaborar para a promoção de um ensino médico com formação pedagógica qualificada e profissionais críticos e reflexivos.In this dissertation, we make a reflection about the teacher’s discourse based on oral and/or written statements referring to the activities in the courses related to teaching cardiology in the Medicine School of the Federal University of Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Questions emerge regarding the existence of a legitimized discursive pattern, oriented by the ideals of what being a doctor is, and by the models of identification as the medical practice is exercised in the university’s general hospital (HCPA). Taking Michael Foucault’s theoretical tools as reference, we observe that different discourses may coexist with different intensities of power. Thus, our interest is to understand the speaking subject, in who are identified characteristics of the traditional subject of education and of the subject of education by itself. With that, we obtained subsidies about the pedagogical Project and we debated the aspects of the profile of the doctor to be formed according to the National Curricular Guidelines. The successive social movements that promoted the creation of the Guidelines (2001) assume a varying degree of significance among the teachers. We also find the inexistence of a study about the theme, which is configured as a gap. Through interviews with these teachers we approach the ways they became teachers, how they identify their trajectories and which are their future perspectives as teachers and doctors (and many times managers), acting in an institution that goes through adaptations due to the social needs of its time and also due to the current Guidelines. This way, we present this production in the form of articles, as to widen the knowledge and discussions about the theme, and aiming at collaborating for the promotion of a medical teaching with a qualified pedagogical formation and critical and reflexive professionals.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de MedicinaEducação de graduação em medicinaEnsinoDocentesEducação médicaCardiologiaMedical teachingMedical formationCardiologyTeaching discourseNational curricular guidelinesO discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências CardiovascularesPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000762608.pdf000762608.pdfTexto completoapplication/pdf1146610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/1/000762608.pdfbca22feaa9af0b8af23741ee39a63804MD51TEXT000762608.pdf.txt000762608.pdf.txtExtracted Texttext/plain409916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/2/000762608.pdf.txtde6a9fb4208a4ae6b1d681dabc818d50MD52THUMBNAIL000762608.pdf.jpg000762608.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/3/000762608.pdf.jpg21aad778ccff56256a325b97336098c7MD5310183/269262023-10-27 03:28:56.038112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-27T06:28:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Buchabqui, Jorge Alberto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Educação de graduação em medicina
Ensino
Docentes
Educação médica
Cardiologia
Medical teaching
Medical formation
Cardiology
Teaching discourse
National curricular guidelines
title_short O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort O discurso docente sobre o ensino da cardiologia na graduação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Buchabqui, Jorge Alberto
author_facet Buchabqui, Jorge Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buchabqui, Jorge Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Marco Antonio Rodrigues
contributor_str_mv Torres, Marco Antonio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Educação de graduação em medicina
Ensino
Docentes
Educação médica
Cardiologia
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
Educação de graduação em medicina
Ensino
Docentes
Educação médica
Cardiologia
Medical teaching
Medical formation
Cardiology
Teaching discourse
National curricular guidelines
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical teaching
Medical formation
Cardiology
Teaching discourse
National curricular guidelines
description Nesta tese, refletimos sobre o discurso docente com base nas falas e/ou escritos relativos às atividades nas disciplinas que envolvem o ensino da cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Daí emerge questões a respeito da existência de um padrão discursivo legitimado, orientado pelos ideais do que seja ser médico e pelos modelos de identificação ao realizar a prática médica no hospital geral universitário (HCPA). Tendo ferramentas de Michel Foucault como referência, observamos que diferentes discursos podem coexistir com intensidades diferentes de poder. Assim, interessa-nos conhecer o sujeito falante, no qual são identificadas características do sujeito da educação tradicional e as do sujeito da educação por si. Com isso obtivemos subsídios sobre o projeto pedagógico e debatemos os aspectos do perfil do médico a ser formado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os sucessivos movimentos sociais que promoveram a criação das Diretrizes (2001) assumem um grau de significância variado entre os docentes. Constata-se, ainda, a inexistência de um estudo sobre o tema, o que se configura como lacuna. Através de entrevistas com estes docentes abordamos como se constituíram professores, como identificam suas trajetórias e quais suas perspectivas futuras enquanto docentes e médicos (e por vezes gestores), atuantes em uma instituição que passa por adaptações fruto das necessidades sociais de seu tempo e também das Diretrizes em voga. Deste modo, apresentamos essa produção em artigos com o intuito de ampliar conhecimentos e discussões sobre o tema, com vistas a colaborar para a promoção de um ensino médico com formação pedagógica qualificada e profissionais críticos e reflexivos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-14T04:19:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26926
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762608
url http://hdl.handle.net/10183/26926
identifier_str_mv 000762608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/1/000762608.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/2/000762608.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26926/3/000762608.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bca22feaa9af0b8af23741ee39a63804
de6a9fb4208a4ae6b1d681dabc818d50
21aad778ccff56256a325b97336098c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085189280333824