Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69929 |
Resumo: | Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas para contribuir com a gestão do programa Ciência Sem Fronteiras. A metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa, e descritiva com base em uma consulta endereçada às agências que cooperam com a Capes. Foi realizada uma revisão do Estado da Arte sobre cooperação internacional da Capes e internacionalização da educação superior no Brasil, com base nos documentos disponíveis, bem como nas publicações, citações, e nos resultados de pesquisas recentes, usando o Aplicativo Publish or Perish. Também são apresentados os resultados da pesquisa documental e de outras pesquisas relacionadas aos programas de cooperação internacional e do Programa Ciência Sem Fronteiras. A partir dessa revisão foram realizadas entrevistas com representantes de algumas agências que cooperam com a Capes, e também com autoridades e servidores envolvidos com os Programas de Cooperação Internacional e com a gestão do Programa Ciência Sem Fronteiras. A conclusão da pesquisa é que, programas de cooperação acadêmica internacional estabelecem relações institucionais e pessoais que, repercutem positivamente nos programas de graduação e pós-graduação brasileiros e que contribuem na formação de pessoal qualificado e de núcleos de pesquisa de excelência. |
id |
URGS_0aa4715f5b169dbf39e1567822213e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69929 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Stella Maris Wolff daRocha Neto, Ivan2013-04-03T01:42:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/69929000875539Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas para contribuir com a gestão do programa Ciência Sem Fronteiras. A metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa, e descritiva com base em uma consulta endereçada às agências que cooperam com a Capes. Foi realizada uma revisão do Estado da Arte sobre cooperação internacional da Capes e internacionalização da educação superior no Brasil, com base nos documentos disponíveis, bem como nas publicações, citações, e nos resultados de pesquisas recentes, usando o Aplicativo Publish or Perish. Também são apresentados os resultados da pesquisa documental e de outras pesquisas relacionadas aos programas de cooperação internacional e do Programa Ciência Sem Fronteiras. A partir dessa revisão foram realizadas entrevistas com representantes de algumas agências que cooperam com a Capes, e também com autoridades e servidores envolvidos com os Programas de Cooperação Internacional e com a gestão do Programa Ciência Sem Fronteiras. A conclusão da pesquisa é que, programas de cooperação acadêmica internacional estabelecem relações institucionais e pessoais que, repercutem positivamente nos programas de graduação e pós-graduação brasileiros e que contribuem na formação de pessoal qualificado e de núcleos de pesquisa de excelência.In the present research it has been made a review of International Academic Cooperation Programs promoted by the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation for Graduate and Evolution of Graduate Education of the Ministry of Education of Brazil (Capes-MEC) and an exploration about the potential of these programs to contribute to the management of the Science without Borders Program. The methodology was qualitative and exploratory in nature, and descriptive based on a consultation addressed to the agencies which cooperate with the Capes. It was carried out a review on the State of the art about international cooperation and internationalization of higher education in Brazil, on the basis of the documents available, as well as in publications and citations, as well as on the results of recent research, by using the Publish or Perish Applicative (HPP). It is also presented the results of research on documents and other research related to international cooperation programs and Science without borders program. From that review were conducted interviews with representatives of some agencies that cooperate with Capes and also with the authorities and servers involved with the programs of international cooperation and Science without Borders Program. The conclusion of the research is that international academic cooperation programs provide personal and institutional relationships that resonate positively en undergraduate programs and graduate Brazilians and contribute in the training of qualified personal and research centers of excellence.application/pdfporCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCiência sem Fronteiras (Brasil)Cooperação internacionalInternacionalização da educaçãoEducação superiorReview and perspectivesInternational academic cooperation programsCAPESScience without Borders programScienceCooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875539.pdf000875539.pdfTexto completoapplication/pdf1172984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/1/000875539.pdff3fcd6ef26e954d1d7b0e19456b5b40fMD51TEXT000875539.pdf.txt000875539.pdf.txtExtracted Texttext/plain215552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/2/000875539.pdf.txt6d86385926f36fc7cfba8d8dbf91f6ceMD52THUMBNAIL000875539.pdf.jpg000875539.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/3/000875539.pdf.jpg01cee373664a68b1be2376ce589267afMD5310183/699292022-08-15 04:41:03.788267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-15T07:41:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras |
title |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras |
spellingShingle |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras Silva, Stella Maris Wolff da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ciência sem Fronteiras (Brasil) Cooperação internacional Internacionalização da educação Educação superior Review and perspectives International academic cooperation programs CAPES Science without Borders program Science |
title_short |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras |
title_full |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras |
title_fullStr |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras |
title_full_unstemmed |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras |
title_sort |
Cooperação acadêmica internacional da Capes na perspectiva do programa Ciência sem Fronteiras |
author |
Silva, Stella Maris Wolff da |
author_facet |
Silva, Stella Maris Wolff da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Stella Maris Wolff da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha Neto, Ivan |
contributor_str_mv |
Rocha Neto, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ciência sem Fronteiras (Brasil) Cooperação internacional Internacionalização da educação Educação superior |
topic |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ciência sem Fronteiras (Brasil) Cooperação internacional Internacionalização da educação Educação superior Review and perspectives International academic cooperation programs CAPES Science without Borders program Science |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Review and perspectives International academic cooperation programs CAPES Science without Borders program Science |
description |
Nesta pesquisa foi feita uma revisão dos Programas de Cooperação Acadêmica Internacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na exploração sobre o potencial desses programas para contribuir com a gestão do programa Ciência Sem Fronteiras. A metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa, e descritiva com base em uma consulta endereçada às agências que cooperam com a Capes. Foi realizada uma revisão do Estado da Arte sobre cooperação internacional da Capes e internacionalização da educação superior no Brasil, com base nos documentos disponíveis, bem como nas publicações, citações, e nos resultados de pesquisas recentes, usando o Aplicativo Publish or Perish. Também são apresentados os resultados da pesquisa documental e de outras pesquisas relacionadas aos programas de cooperação internacional e do Programa Ciência Sem Fronteiras. A partir dessa revisão foram realizadas entrevistas com representantes de algumas agências que cooperam com a Capes, e também com autoridades e servidores envolvidos com os Programas de Cooperação Internacional e com a gestão do Programa Ciência Sem Fronteiras. A conclusão da pesquisa é que, programas de cooperação acadêmica internacional estabelecem relações institucionais e pessoais que, repercutem positivamente nos programas de graduação e pós-graduação brasileiros e que contribuem na formação de pessoal qualificado e de núcleos de pesquisa de excelência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-03T01:42:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69929 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875539 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69929 |
identifier_str_mv |
000875539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/1/000875539.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/2/000875539.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69929/3/000875539.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3fcd6ef26e954d1d7b0e19456b5b40f 6d86385926f36fc7cfba8d8dbf91f6ce 01cee373664a68b1be2376ce589267af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085252004052992 |