A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156621 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou a utilização da análise musical e de uma gravação na construção interpretativa do pasillo andino-colombiano “Sincopando” para flauta solo por três flautistas brasileiros. A obra, composta por Léon Cardona originalmente para trío típico colombiano - constituído por bandola, tiple e guitarra - foi adaptada para flauta solo pelo flautista e compositor colombiano Ignacio Ramos. Os participantes da pesquisa foram três flautistas brasileiros de diferentes formações e atuações com nenhuma prática interpretativa em música tradicional colombiana. Cada flautista recebeu a partitura da obra para flauta solo e, após sessões de estudo individuais, realizaram uma gravação sem interferência ou referência externa seguido de uma entrevista semiestruturada. Em seguida cada flautista recebeu uma referência distinta (uma análise musical; uma gravação e uma análise e gravação da obra) para auxiliar o processo interpretativo individual. Posteriormente uma nova gravação e entrevista foram realizadas com o intuito de averiguar como estas referências poderiam ter influenciado ou modificado a interpretação dos flautistas. Os registros sonoros do semi-experimento foram enviados a três avaliadores externos - professores de flauta transversal com ampla experiência - para determinar possíveis diferenças entre o registro sonoro anterior e posterior à utilização da referência. Como conclusão a pesquisa observou resultados positivos na utilização de referências na construção interpretativa da peça bem como a possível influência do perfil artístico e do background de cada flautista no resultado final. |
id |
URGS_0bb1c377c4233805f85962101c7fa887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156621 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Arbeláez Hernández, Gina ArantxaWinter, Leonardo Loureiro2017-04-12T02:25:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/156621001016084A presente pesquisa investigou a utilização da análise musical e de uma gravação na construção interpretativa do pasillo andino-colombiano “Sincopando” para flauta solo por três flautistas brasileiros. A obra, composta por Léon Cardona originalmente para trío típico colombiano - constituído por bandola, tiple e guitarra - foi adaptada para flauta solo pelo flautista e compositor colombiano Ignacio Ramos. Os participantes da pesquisa foram três flautistas brasileiros de diferentes formações e atuações com nenhuma prática interpretativa em música tradicional colombiana. Cada flautista recebeu a partitura da obra para flauta solo e, após sessões de estudo individuais, realizaram uma gravação sem interferência ou referência externa seguido de uma entrevista semiestruturada. Em seguida cada flautista recebeu uma referência distinta (uma análise musical; uma gravação e uma análise e gravação da obra) para auxiliar o processo interpretativo individual. Posteriormente uma nova gravação e entrevista foram realizadas com o intuito de averiguar como estas referências poderiam ter influenciado ou modificado a interpretação dos flautistas. Os registros sonoros do semi-experimento foram enviados a três avaliadores externos - professores de flauta transversal com ampla experiência - para determinar possíveis diferenças entre o registro sonoro anterior e posterior à utilização da referência. Como conclusão a pesquisa observou resultados positivos na utilização de referências na construção interpretativa da peça bem como a possível influência do perfil artístico e do background de cada flautista no resultado final.This research aims to investigate the use of musical analysis and recording in the interpretative construction of the Colombian pasillo “Sincopando” by three Brazilian flutists. This work was composed by Leon Cardona for the traditional Colombian trio – constituted by bandola, tiple and guitar – and adapted to solo flute by the Colombian composer and flutist Ignacio Ramos. The participants in this research were three Brazilian flutists with different professional backgrounds and without any background on traditional Colombian music. The flutists studied the piece on his own and recorded it without any reference or information about it. Afterwards, they participated in a semistructured interview. Each player then received different information about the musical piece (a musical analysis, a recording and an analysis and recording) in order to support the interpretation. The players recorded it again and participated in a second interview. The aim was to know how the information given could have influenced their interpretation. The recordings were delivered to three external professors to evaluate the differences between the recordings. The conclusions point out positive results on the use of external references through the interpretative construction of the piece, as well as possible influences of the profile and artistic background of the flutists in the final result.En el presente trabajo se investigó el uso de análisis musical y de una grabación de audio en la construcción interpretativa del pasillo andino colombiano “Sincopando” para flauta sola por tres flautistas brasileños. La obra fue compuesta originalmente para trio típico colombiano – conformado por bandola, tiple y guitarra - por León Cardona y adaptada para flauta sola por el flautista y compositor colombiano Ignacio Ramos. Los participantes fueron tres flautistas brasileños de formación y perfil artístico diferentes sin ninguna práctica previa de música tradicional colombiana. Cada flautista recibió la partitura de la obra e después de estudio individual sin ningún tipo de interferencia o referencia cada uno realizó una grabación de la obra, seguido de una entrevista semiestructurada. Posteriormente, cada flautista recibió una referencia distinta (un análisis musical de la obra, una grabación de la obra, y un análisis musical y grabación de la obra) para apoyar la construcción interpretativa de la misma. Seguidamente, se realizó una nueva grabación y entrevista a cada flautista con la intención de averiguar cómo estas referencias podrían haber influenciado sus interpretaciones. Los registros sonoros del semi-experimento fueron entregados a tres evaluadores externos para determinar posibles diferencias entre los dos registros de cada flautista, antes y después de la referencia. Como conclusión de la investigación se observaron resultados positivos en la utilización de referencias en la construcción interpretativa de la pieza, así como la posible influencia del perfil artístico y background de cada flautista en el resultado final.application/zipapplication/pdfporAnálise de gravaçõesAnálise musicalConstrução interpretativaPasillo (Música)Música andinaMúsica colombianaSincopando (Música)Colombian pasillo “Sincopando”Interpretative constructionMusical analysisRecording analysisAnálisis de grabacionesAnálisis musicalConstrucción interpretativaPasillo andino colombiano “Sincopando”A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016084.pdf001016084.pdfTexto completoapplication/pdf4136122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/1/001016084.pdf3726812fef12a6584d7f267ad576058eMD51001016084.zip001016084.zipÁudioapplication/zip39820355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/2/001016084.zipac4dd01375a8a83d7d332add40693fc7MD52TEXT001016084.pdf.txt001016084.pdf.txtExtracted Texttext/plain194227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/3/001016084.pdf.txt21e88904fbbb35cc638936177a17cd00MD53THUMBNAIL001016084.pdf.jpg001016084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/4/001016084.pdf.jpgdb47d5212607551d816de393b0c5525aMD5410183/1566212018-10-25 09:36:00.404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros |
title |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros |
spellingShingle |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros Arbeláez Hernández, Gina Arantxa Análise de gravações Análise musical Construção interpretativa Pasillo (Música) Música andina Música colombiana Sincopando (Música) Colombian pasillo “Sincopando” Interpretative construction Musical analysis Recording analysis Análisis de grabaciones Análisis musical Construcción interpretativa Pasillo andino colombiano “Sincopando” |
title_short |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros |
title_full |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros |
title_fullStr |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros |
title_full_unstemmed |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros |
title_sort |
A utilização de análise musical e gravação na construção interpretativa do Pasillo andino-colombiano "Sincopando" : semi-experimento com três flautistas brasileiros |
author |
Arbeláez Hernández, Gina Arantxa |
author_facet |
Arbeláez Hernández, Gina Arantxa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arbeláez Hernández, Gina Arantxa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Winter, Leonardo Loureiro |
contributor_str_mv |
Winter, Leonardo Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de gravações Análise musical Construção interpretativa Pasillo (Música) Música andina Música colombiana Sincopando (Música) |
topic |
Análise de gravações Análise musical Construção interpretativa Pasillo (Música) Música andina Música colombiana Sincopando (Música) Colombian pasillo “Sincopando” Interpretative construction Musical analysis Recording analysis Análisis de grabaciones Análisis musical Construcción interpretativa Pasillo andino colombiano “Sincopando” |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Colombian pasillo “Sincopando” Interpretative construction Musical analysis Recording analysis |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Análisis de grabaciones Análisis musical Construcción interpretativa Pasillo andino colombiano “Sincopando” |
description |
A presente pesquisa investigou a utilização da análise musical e de uma gravação na construção interpretativa do pasillo andino-colombiano “Sincopando” para flauta solo por três flautistas brasileiros. A obra, composta por Léon Cardona originalmente para trío típico colombiano - constituído por bandola, tiple e guitarra - foi adaptada para flauta solo pelo flautista e compositor colombiano Ignacio Ramos. Os participantes da pesquisa foram três flautistas brasileiros de diferentes formações e atuações com nenhuma prática interpretativa em música tradicional colombiana. Cada flautista recebeu a partitura da obra para flauta solo e, após sessões de estudo individuais, realizaram uma gravação sem interferência ou referência externa seguido de uma entrevista semiestruturada. Em seguida cada flautista recebeu uma referência distinta (uma análise musical; uma gravação e uma análise e gravação da obra) para auxiliar o processo interpretativo individual. Posteriormente uma nova gravação e entrevista foram realizadas com o intuito de averiguar como estas referências poderiam ter influenciado ou modificado a interpretação dos flautistas. Os registros sonoros do semi-experimento foram enviados a três avaliadores externos - professores de flauta transversal com ampla experiência - para determinar possíveis diferenças entre o registro sonoro anterior e posterior à utilização da referência. Como conclusão a pesquisa observou resultados positivos na utilização de referências na construção interpretativa da peça bem como a possível influência do perfil artístico e do background de cada flautista no resultado final. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-12T02:25:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156621 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001016084 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156621 |
identifier_str_mv |
001016084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/zip application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/1/001016084.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/2/001016084.zip http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/3/001016084.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156621/4/001016084.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3726812fef12a6584d7f267ad576058e ac4dd01375a8a83d7d332add40693fc7 21e88904fbbb35cc638936177a17cd00 db47d5212607551d816de393b0c5525a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085398547791872 |