Educação a distância na qualificação do cuidado da asma em atenção primária : ensaio clínico randomizado em cluster - RESPIRANET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman, Rudi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172095
Resumo: Asma é uma doença crônica, de alta prevalência, importante causa de morbidade, responsável por gastos diretos e indiretos significativos. Apesar do cuidado padrão para esta doença estar bem consolidado em diretrizes clínicas baseadas em evidências, frequentemente seus portadores não recebem os cuidados indicados. A qualidade da assistência dispensada pelos profissionais da atenção primária é tanto problema quanto solução. Modelos de cuidados adaptados a doenças crônicas e iniciativas de educação em saúde correspondem a estratégias utilizadas para incremento de qualidade assistencial. As novas tecnologias de informação e comunicação têm encurtado progressivamente as distâncias entre as pessoas. Em saúde, têm sido utilizadas como ferramentas valiosas na disseminação de conhecimentos. Apesar da ampla disponibilidade e utilização, os recursos educativos mediados por tecnologias de informação e comunicação – teleducação – ainda carecem de evidências de maior rigor científico. Objetivo: avaliar a efetividade clínica de uma intervenção multifacetada educativa a distância sobre asma para profissionais da atenção primária à saúde. Método: ensaio clínico randomizado em cluster com 71 equipes de saúde do interior do Rio Grande do Sul. Foram indicados pela totalidade das equipes 443 pessoas com diagnóstico de asma elegíveis para acompanhamento no estudo. As equipes do grupo intervenção (n = 34) participaram de um programa de 3 sessões interativas online e receberam materiais educativos. As equipes do grupo controle (n = 37) não sofreram intervenção. Sobrecarga de sintomas nos últimos 14 dias, controle da asma no último mês, necessidade de consulta não programada nos últimos 6 meses e uso de corticosteroide inalatório preventivo nos últimos 6 meses foram avaliados nas pessoas indicadas pelas equipes na linha de base e 6 meses após a intervenção. Resultados: a assiduidade geral das equipes de saúde às sessões interativas online foi de 50%. Ambos grupos apresentaram melhora dos desfechos clínicos e menor uso de corticosteroide inalatório no seguimento. Exposição a intervenção educacional esteve associada a razões de chances com melhores desfechos clínicos, entretanto com significância estatística limítrofe. Não foram observadas diferenças no uso de corticosteroides inalatórios preventivos entre os grupos. Conclusão: a intervenção em educação a distância demonstrou potencial apesar da baixa assiduidade das equipes sob intervenção. O modelo proposto é factível e reprodutível. Integração com o sistema de registro clínico pode potencializar os resultados. A implementação de estratégias de aperfeiçoamento profissional em caráter institucional deve ser orientada pelas melhores evidências.
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Apesar da ampla disponibilidade e utilização, os recursos educativos mediados por tecnologias de informação e comunicação – teleducação – ainda carecem de evidências de maior rigor científico. Objetivo: avaliar a efetividade clínica de uma intervenção multifacetada educativa a distância sobre asma para profissionais da atenção primária à saúde. Método: ensaio clínico randomizado em cluster com 71 equipes de saúde do interior do Rio Grande do Sul. Foram indicados pela totalidade das equipes 443 pessoas com diagnóstico de asma elegíveis para acompanhamento no estudo. As equipes do grupo intervenção (n = 34) participaram de um programa de 3 sessões interativas online e receberam materiais educativos. As equipes do grupo controle (n = 37) não sofreram intervenção. Sobrecarga de sintomas nos últimos 14 dias, controle da asma no último mês, necessidade de consulta não programada nos últimos 6 meses e uso de corticosteroide inalatório preventivo nos últimos 6 meses foram avaliados nas pessoas indicadas pelas equipes na linha de base e 6 meses após a intervenção. Resultados: a assiduidade geral das equipes de saúde às sessões interativas online foi de 50%. Ambos grupos apresentaram melhora dos desfechos clínicos e menor uso de corticosteroide inalatório no seguimento. Exposição a intervenção educacional esteve associada a razões de chances com melhores desfechos clínicos, entretanto com significância estatística limítrofe. Não foram observadas diferenças no uso de corticosteroides inalatórios preventivos entre os grupos. Conclusão: a intervenção em educação a distância demonstrou potencial apesar da baixa assiduidade das equipes sob intervenção. O modelo proposto é factível e reprodutível. Integração com o sistema de registro clínico pode potencializar os resultados. A implementação de estratégias de aperfeiçoamento profissional em caráter institucional deve ser orientada pelas melhores evidências.Asthma is a high prevalence chronic disease and an important cause of morbidity, responsible for significant direct and indirect health expenses. Although the standard care for this condition is well established in evidence-based clinical guidelines, often patients do not receive the indicated treatment. The quality of care delivered by primary care professionals is both a problem and a solution. Models of care adapted to chronic diseases and health education initiatives are strategies used to increase care quality. New information and communication technologies have progressively shortened distances between people. In healthcare, they have been used as a valuable tool for knowledge dissemination. Despite widespread availability and use, educational resources mediated by information and communication technologies still lack evidence of greater scientific rigor. Objective: to evaluate the clinical effectiveness of a multifaceted distance educational intervention on asthma for primary health care professionals. Methods: cluster randomized clinical trial with 71 health teams from country towns of Rio Grande do Sul. The teams identified a total of 443 persons diagnosed with asthma who were eligible for follow-up in the study The teams in the intervention group (n = 34) participated in a program of 3 interactive online sessions and received educational materials. There was no intervention in the control group teams (n = 37). Symptoms overload in the last 14 days, control of asthma in the last month, need for unplanned consultation in the last 6 months and use of preventive inhaled corticosteroids in the last 6 months were evaluated in the individuals indicated by the teams at the baseline and 6 months after the intervention. Results: The general assiduity of health teams to online interactive sessions was 50%. Both groups showed improved clinical outcomes and used less inhaled corticosteroids at follow-up. Exposure to educational intervention was associated with better clinical outcomes odds ratios, however, with borderline statistical significance. No differences were observed in the use of preventive inhaled corticosteroids between groups. Conclusion: The distance education intervention showed potential despite the low attendance of the intervention teams. The proposed model is feasible and reproducible. Integration with the clinical record system can boost results. The implementation of professional development strategies should be guided by the best evidence in an institutional setting.Telemedicinaapplication/pdfporAsmaDoenças respiratóriasAtenção primária à saúdeEnsaio clínico controlado aleatórioTelemedicinaEducação a distânciaAsthmaPrimary Health CareRespiratory Tract DiseasesTelemedicineEducação a distância na qualificação do cuidado da asma em atenção primária : ensaio clínico randomizado em cluster - RESPIRANETinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056439.pdf001056439.pdfTexto completoapplication/pdf6582994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172095/1/001056439.pdf83745276fe8d4db2e75f5e5f0fb3daedMD51TEXT001056439.pdf.txt001056439.pdf.txtExtracted Texttext/plain93485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172095/2/001056439.pdf.txt98a77129cdef74389760239ce8d3d886MD52THUMBNAIL001056439.pdf.jpg001056439.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172095/3/001056439.pdf.jpgc7e586961e7ecdd5b646024e73b54c5dMD5310183/1720952018-10-23 09:30:34.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172095Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:30:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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