A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Andrei Liquer Soares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256857
Resumo: O presente estudo, sob a temática da expressividade, buscou investigar meios de execução e de organização dos elementos musicais, tendo a manipulação expressiva (imposta ou sugerida) como estímulo à realização de contrastes entre possíveis diferentes versões de uma mesma peça pelo estudante de piano, bem como o estímulo à reflexão dos estudantes a partir de imagens, metáforas e emoções como alusão ao resultado sonoro atingido ou a ser buscado por estes. Três crianças, com idades entre 7 e 11 anos, e tempo de estudo do piano entre 6 meses e 2 anos e meio, estiveram diante das tarefas de manipulação expressiva, e estas se deram em estratégias de dupla natureza: em um primeiro encontro, como foco de manipulação eram impostos aos estudantes parâmetros específicos em seus diferentes contrastes de andamento, dinâmica e articulação; em um segundo encontro, aos estudantes eram sugeridas emoções básicas como foco de manipulação. Em uma segunda etapa de coleta de dados, avaliadores externos, bem como o próprio doutorando como avaliador, atribuíram conceitos de 1 a 5 em escala de Likert sobre cada elemento musical componente de cada produto de performance manipulado pelas crianças. Os resultados das avaliações demonstraram que esta segunda estratégia de manipulação (com foco em emoções básicas) foram mais efetivas entre os participantes. Ainda, esses resultados indicaram que elementos próprios da realização estrutural da peça (acuidade de notas e precisão rítmica) se mostram como maior preocupação e foco desses estudantes, mas também revelaram o timbre como elemento mais valorizado entre os participantes na segunda sessão de coleta, indicando uma possível expressividade natural nas crianças. Como proposição de tese, um modelo piramidal foi elaborado com função de hierarquizar os elementos componentes da performance (acuidade de notas, precisão e organização rítmica, equilíbrio sonoro, timing, fraseado, timbre e ressonância) em estágios de complexidade de execução.
id URGS_0da8d1d578c5ce78d2307a4e3ab25205
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256857
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Abreu, Andrei Liquer Soares deSantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-04-12T03:24:11Z2022http://hdl.handle.net/10183/256857001166538O presente estudo, sob a temática da expressividade, buscou investigar meios de execução e de organização dos elementos musicais, tendo a manipulação expressiva (imposta ou sugerida) como estímulo à realização de contrastes entre possíveis diferentes versões de uma mesma peça pelo estudante de piano, bem como o estímulo à reflexão dos estudantes a partir de imagens, metáforas e emoções como alusão ao resultado sonoro atingido ou a ser buscado por estes. Três crianças, com idades entre 7 e 11 anos, e tempo de estudo do piano entre 6 meses e 2 anos e meio, estiveram diante das tarefas de manipulação expressiva, e estas se deram em estratégias de dupla natureza: em um primeiro encontro, como foco de manipulação eram impostos aos estudantes parâmetros específicos em seus diferentes contrastes de andamento, dinâmica e articulação; em um segundo encontro, aos estudantes eram sugeridas emoções básicas como foco de manipulação. Em uma segunda etapa de coleta de dados, avaliadores externos, bem como o próprio doutorando como avaliador, atribuíram conceitos de 1 a 5 em escala de Likert sobre cada elemento musical componente de cada produto de performance manipulado pelas crianças. Os resultados das avaliações demonstraram que esta segunda estratégia de manipulação (com foco em emoções básicas) foram mais efetivas entre os participantes. Ainda, esses resultados indicaram que elementos próprios da realização estrutural da peça (acuidade de notas e precisão rítmica) se mostram como maior preocupação e foco desses estudantes, mas também revelaram o timbre como elemento mais valorizado entre os participantes na segunda sessão de coleta, indicando uma possível expressividade natural nas crianças. Como proposição de tese, um modelo piramidal foi elaborado com função de hierarquizar os elementos componentes da performance (acuidade de notas, precisão e organização rítmica, equilíbrio sonoro, timing, fraseado, timbre e ressonância) em estágios de complexidade de execução.The present study, under the theme of expressiveness, sought to investigate means of execution and organization of musical elements, with expressive manipulation (imposed or suggested) as a stimulus to the realization of contrasts between possible different versions of the same piece by the piano student, as well as the stimulus for students' reflection based on images, metaphors, and emotions as an allusion to the sound result achieved or to be sought by them. Three children, aged between 7 and 11 years, and with piano study of 6 months to 2 and a half years, were faced with expressive manipulation tasks, and these took place in dual-nature strategies: in a first meeting, as focus of manipulation, specific parameters were imposed on the students in their different contrasts of tempo, dynamics and articulation; in a second meeting, students were suggested basic emotions as the focus of manipulation. In a second stage of data collection, external evaluators, as well as the doctoral student himself as evaluator, attributed grades from 1 to 5 on the Likert scale to each musical element that was part of each performance product manipulated by the children. The evaluation results showed that this second strategy of manipulation (focusing on basic emotions) was more effective among participants. Furthermore, these results indicated that elements typical of the structural realization of the piece (acuity of notes and rhythmic precision) are shown to be the greatest concern and focus of these students, but also revealed timbre as the most valued element among participants in the second collection session, indicating possible natural expressiveness in children. As a thesis proposition, a pyramidal model was elaborated in order to hierarchize the component elements of the performance (acuity of notes, precision and rhythmic organization, sound balance, timing, phrasing, timbre and resonance) in stages of performance complexity.application/pdfporMúsicaPianoEmoção (Música)Performance musicalA expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166538.pdf.txt001166538.pdf.txtExtracted Texttext/plain486805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256857/2/001166538.pdf.txta0bd3400ad742f4d48754dfcfed8ca6dMD52ORIGINAL001166538.pdfTexto completoapplication/pdf3479841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256857/1/001166538.pdfe2aa3278e1159c5a029d7b157c507719MD5110183/2568572023-04-13 03:23:18.040944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-13T06:23:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
title A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
spellingShingle A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
Abreu, Andrei Liquer Soares de
Música
Piano
Emoção (Música)
Performance musical
title_short A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
title_full A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
title_fullStr A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
title_full_unstemmed A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
title_sort A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
author Abreu, Andrei Liquer Soares de
author_facet Abreu, Andrei Liquer Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Andrei Liquer Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Regina Antunes Teixeira dos
contributor_str_mv Santos, Regina Antunes Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Piano
Emoção (Música)
Performance musical
topic Música
Piano
Emoção (Música)
Performance musical
description O presente estudo, sob a temática da expressividade, buscou investigar meios de execução e de organização dos elementos musicais, tendo a manipulação expressiva (imposta ou sugerida) como estímulo à realização de contrastes entre possíveis diferentes versões de uma mesma peça pelo estudante de piano, bem como o estímulo à reflexão dos estudantes a partir de imagens, metáforas e emoções como alusão ao resultado sonoro atingido ou a ser buscado por estes. Três crianças, com idades entre 7 e 11 anos, e tempo de estudo do piano entre 6 meses e 2 anos e meio, estiveram diante das tarefas de manipulação expressiva, e estas se deram em estratégias de dupla natureza: em um primeiro encontro, como foco de manipulação eram impostos aos estudantes parâmetros específicos em seus diferentes contrastes de andamento, dinâmica e articulação; em um segundo encontro, aos estudantes eram sugeridas emoções básicas como foco de manipulação. Em uma segunda etapa de coleta de dados, avaliadores externos, bem como o próprio doutorando como avaliador, atribuíram conceitos de 1 a 5 em escala de Likert sobre cada elemento musical componente de cada produto de performance manipulado pelas crianças. Os resultados das avaliações demonstraram que esta segunda estratégia de manipulação (com foco em emoções básicas) foram mais efetivas entre os participantes. Ainda, esses resultados indicaram que elementos próprios da realização estrutural da peça (acuidade de notas e precisão rítmica) se mostram como maior preocupação e foco desses estudantes, mas também revelaram o timbre como elemento mais valorizado entre os participantes na segunda sessão de coleta, indicando uma possível expressividade natural nas crianças. Como proposição de tese, um modelo piramidal foi elaborado com função de hierarquizar os elementos componentes da performance (acuidade de notas, precisão e organização rítmica, equilíbrio sonoro, timing, fraseado, timbre e ressonância) em estágios de complexidade de execução.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:24:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256857
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166538
url http://hdl.handle.net/10183/256857
identifier_str_mv 001166538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256857/2/001166538.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256857/1/001166538.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0bd3400ad742f4d48754dfcfed8ca6d
e2aa3278e1159c5a029d7b157c507719
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085614561787904