A expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256857 |
Resumo: | O presente estudo, sob a temática da expressividade, buscou investigar meios de execução e de organização dos elementos musicais, tendo a manipulação expressiva (imposta ou sugerida) como estímulo à realização de contrastes entre possíveis diferentes versões de uma mesma peça pelo estudante de piano, bem como o estímulo à reflexão dos estudantes a partir de imagens, metáforas e emoções como alusão ao resultado sonoro atingido ou a ser buscado por estes. Três crianças, com idades entre 7 e 11 anos, e tempo de estudo do piano entre 6 meses e 2 anos e meio, estiveram diante das tarefas de manipulação expressiva, e estas se deram em estratégias de dupla natureza: em um primeiro encontro, como foco de manipulação eram impostos aos estudantes parâmetros específicos em seus diferentes contrastes de andamento, dinâmica e articulação; em um segundo encontro, aos estudantes eram sugeridas emoções básicas como foco de manipulação. Em uma segunda etapa de coleta de dados, avaliadores externos, bem como o próprio doutorando como avaliador, atribuíram conceitos de 1 a 5 em escala de Likert sobre cada elemento musical componente de cada produto de performance manipulado pelas crianças. Os resultados das avaliações demonstraram que esta segunda estratégia de manipulação (com foco em emoções básicas) foram mais efetivas entre os participantes. Ainda, esses resultados indicaram que elementos próprios da realização estrutural da peça (acuidade de notas e precisão rítmica) se mostram como maior preocupação e foco desses estudantes, mas também revelaram o timbre como elemento mais valorizado entre os participantes na segunda sessão de coleta, indicando uma possível expressividade natural nas crianças. Como proposição de tese, um modelo piramidal foi elaborado com função de hierarquizar os elementos componentes da performance (acuidade de notas, precisão e organização rítmica, equilíbrio sonoro, timing, fraseado, timbre e ressonância) em estágios de complexidade de execução. |
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Abreu, Andrei Liquer Soares deSantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-04-12T03:24:11Z2022http://hdl.handle.net/10183/256857001166538O presente estudo, sob a temática da expressividade, buscou investigar meios de execução e de organização dos elementos musicais, tendo a manipulação expressiva (imposta ou sugerida) como estímulo à realização de contrastes entre possíveis diferentes versões de uma mesma peça pelo estudante de piano, bem como o estímulo à reflexão dos estudantes a partir de imagens, metáforas e emoções como alusão ao resultado sonoro atingido ou a ser buscado por estes. Três crianças, com idades entre 7 e 11 anos, e tempo de estudo do piano entre 6 meses e 2 anos e meio, estiveram diante das tarefas de manipulação expressiva, e estas se deram em estratégias de dupla natureza: em um primeiro encontro, como foco de manipulação eram impostos aos estudantes parâmetros específicos em seus diferentes contrastes de andamento, dinâmica e articulação; em um segundo encontro, aos estudantes eram sugeridas emoções básicas como foco de manipulação. Em uma segunda etapa de coleta de dados, avaliadores externos, bem como o próprio doutorando como avaliador, atribuíram conceitos de 1 a 5 em escala de Likert sobre cada elemento musical componente de cada produto de performance manipulado pelas crianças. Os resultados das avaliações demonstraram que esta segunda estratégia de manipulação (com foco em emoções básicas) foram mais efetivas entre os participantes. Ainda, esses resultados indicaram que elementos próprios da realização estrutural da peça (acuidade de notas e precisão rítmica) se mostram como maior preocupação e foco desses estudantes, mas também revelaram o timbre como elemento mais valorizado entre os participantes na segunda sessão de coleta, indicando uma possível expressividade natural nas crianças. Como proposição de tese, um modelo piramidal foi elaborado com função de hierarquizar os elementos componentes da performance (acuidade de notas, precisão e organização rítmica, equilíbrio sonoro, timing, fraseado, timbre e ressonância) em estágios de complexidade de execução.The present study, under the theme of expressiveness, sought to investigate means of execution and organization of musical elements, with expressive manipulation (imposed or suggested) as a stimulus to the realization of contrasts between possible different versions of the same piece by the piano student, as well as the stimulus for students' reflection based on images, metaphors, and emotions as an allusion to the sound result achieved or to be sought by them. Three children, aged between 7 and 11 years, and with piano study of 6 months to 2 and a half years, were faced with expressive manipulation tasks, and these took place in dual-nature strategies: in a first meeting, as focus of manipulation, specific parameters were imposed on the students in their different contrasts of tempo, dynamics and articulation; in a second meeting, students were suggested basic emotions as the focus of manipulation. In a second stage of data collection, external evaluators, as well as the doctoral student himself as evaluator, attributed grades from 1 to 5 on the Likert scale to each musical element that was part of each performance product manipulated by the children. The evaluation results showed that this second strategy of manipulation (focusing on basic emotions) was more effective among participants. Furthermore, these results indicated that elements typical of the structural realization of the piece (acuity of notes and rhythmic precision) are shown to be the greatest concern and focus of these students, but also revealed timbre as the most valued element among participants in the second collection session, indicating possible natural expressiveness in children. As a thesis proposition, a pyramidal model was elaborated in order to hierarchize the component elements of the performance (acuity of notes, precision and rhythmic organization, sound balance, timing, phrasing, timbre and resonance) in stages of performance complexity.application/pdfporMúsicaPianoEmoção (Música)Performance musicalA expressividade por meio da manipulação de recursos de expressão e evocação de emoção na performance pianística de criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166538.pdf.txt001166538.pdf.txtExtracted Texttext/plain486805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256857/2/001166538.pdf.txta0bd3400ad742f4d48754dfcfed8ca6dMD52ORIGINAL001166538.pdfTexto completoapplication/pdf3479841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256857/1/001166538.pdfe2aa3278e1159c5a029d7b157c507719MD5110183/2568572023-04-13 03:23:18.040944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-13T06:23:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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