Uma investigação sobre o uso de metáforas na construção da performance de pianistas do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253294 |
Resumo: | Esta pesquisa consiste numa investigação sobre o uso de metáforas como recurso na construção da performance musical da segunda peça da obra Tales of an Old Grandmother, de Sergei Prokofiev. O escopo do trabalho se deu entre quatro participantes pianistas do curso de Pós- Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem seu aporte filosófico em Ricoeur (1975), Johnson e Lakoff (1980; 1999; 2003; 2013), Larson (2012), Cox (2016), entre outros. Teve, como procedimento, a gravação de duas execuções de cada participante da peça escolhida e uma entrevista subsequente, que buscava inferir maneiras as quais eles compreendiam a música e suas performances, a partir de seus relatos. As análises posteriores traçaram possíveis paralelos entre o emprego de metáforas nas descrições e execuções dos participantes e possibilitaram comentários a respeito do processo de construção de suas interpretações. Por fim, as particularidades dos relatos forneceram perspectivas diversas no que concerne ao modo em que exprimem sua compreensão a respeito da peça, bem como variedades no emprego de esquematismos metafóricos em suas descrições. Houve algumas recorrências nos tipos de metáforas utilizadas, principalmente no que tange àquelas utilizadas para exprimir o movimento da música e a passagem do tempo. Houve, também, possíveis recorrências entre estruturas da música e a utilização de metáforas, por parte dos participantes, que são possivelmente correlacionáveis entre si. |
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Guapo, Murillo MassonFialkow, Ney2022-12-29T04:51:17Z2022http://hdl.handle.net/10183/253294001158825Esta pesquisa consiste numa investigação sobre o uso de metáforas como recurso na construção da performance musical da segunda peça da obra Tales of an Old Grandmother, de Sergei Prokofiev. O escopo do trabalho se deu entre quatro participantes pianistas do curso de Pós- Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem seu aporte filosófico em Ricoeur (1975), Johnson e Lakoff (1980; 1999; 2003; 2013), Larson (2012), Cox (2016), entre outros. Teve, como procedimento, a gravação de duas execuções de cada participante da peça escolhida e uma entrevista subsequente, que buscava inferir maneiras as quais eles compreendiam a música e suas performances, a partir de seus relatos. As análises posteriores traçaram possíveis paralelos entre o emprego de metáforas nas descrições e execuções dos participantes e possibilitaram comentários a respeito do processo de construção de suas interpretações. Por fim, as particularidades dos relatos forneceram perspectivas diversas no que concerne ao modo em que exprimem sua compreensão a respeito da peça, bem como variedades no emprego de esquematismos metafóricos em suas descrições. Houve algumas recorrências nos tipos de metáforas utilizadas, principalmente no que tange àquelas utilizadas para exprimir o movimento da música e a passagem do tempo. Houve, também, possíveis recorrências entre estruturas da música e a utilização de metáforas, por parte dos participantes, que são possivelmente correlacionáveis entre si.The aim of this paper is to analyze the use of metaphors as means of understanding the making of the musical performance of Sergei Prokofiev’s second tale in “Tales of an Old Grandmother”. The object of the study concerned four graduate pianists from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul). The research was based on Ricoeur (1975), Johnson and Lakoff (1980; 1999; 2003; 2013), Larson (2012), Cox (2016) and others. Each participant had two recorded performances and an interview which investigated how they interpreted the tale and their performances based on their remarks. The following analyses drew possible parallels between the use of metaphors in both their speeches and performances. It was possible to elucidate the construction of the process of their interpretations. The singularities of their interviews provided different perspectives concerning the way they interpreted the tale, as well as the use of several metaphorical schemas in their descriptions, especially the ones related to movement of the tale and the passage of time. There were possible recurrences between musical structures and the use of metaphors made by the participants, possibly relatable to each other.application/pdfporProkofiev, Sergei, 1891-1953MúsicaPianoPerformance musicalMusicMetaphorUma investigação sobre o uso de metáforas na construção da performance de pianistas do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158825.pdf.txt001158825.pdf.txtExtracted Texttext/plain252174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253294/2/001158825.pdf.txt9414ee7afcd8b8c9890b9364fed3683dMD52ORIGINAL001158825.pdfTexto completoapplication/pdf3431183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253294/1/001158825.pdfd28cd639e87ad4890c056d895480b0b7MD5110183/2532942022-12-30 05:55:42.685004oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-30T07:55:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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