Características fundamentais no comportamento do professor universitário, segundo a opinião de alunos e professores da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Vera Lucia Leturiondo
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262241
Resumo: O propósito principal deste estudo foi verificar a opinião de alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre as características do comportamento do professor universitário, enfocando duas dimensões básicas: Personalidade Madura e Exercício Profissional, para a promoção de aprendizagem significativa ao aluno. Compuseram a amostra do estudo 630 alunos e 197 professores universitários pertencentes às quatro áreas de estudo: Ciências Exatas e Tecnologia – Área I; Ciências Biológicas – Área II; Filosofia e Ciência do Homem – Área III; Letras e Artes – Área IV. O instrumento de pesquisa utilizado foi o "Inventário de opiniões relativas às características do comportamento do professor", elaborado especialmente para o estudo sob a forma de uma escala com cinco alternativas de respostas. O instrumento foi composto de 48 itens, sendo 24 relativos à dimensão Personalidade Madura e 24 referentes à dimensão Exercício Profissional. As variáveis independentes, selecionadas para caracterizar a amostra de alunos foram: idade, sexo, área de estudo e semestre de estudos. Para os professores foram: idade, sexo, área de estudos, regime de trabalho, situação funcional e experiência profissional no magistério superior. A variável dependente para ambas amostras (de alunos e professores) foi a valorização do comportamento do professor nas dimensões Personalidade Madura e Exercício Profissional. Para a análise estatística dos dados, utilizaram-se procedimentos de análise descritiva e com o objetivo de verificar a associação entre as variáveis independentes com relação às características do comportamento do professor, foi utilizado o teste X2. Os resultados obtidos evidenciaram que 71,3% dos alunos e 72,7% dos professores valorizam a dimensão Personalidade Madura mais do que a dimensão Exercício Profissional, para a promoção de aprendizagem significativa aos alunos. Em relação à amostra de alunos, o teste X2 revelou diferença significativa ao nível de 0,05 nas variáveis idade e semestre de estudos. Em relação à amostra de professores o teste X2 revelou diferença significativa apenas na variável área de estudo. Nas demais variáveis os resultados foram não significativos. Os comportamentos do professor mais valorizados, em ambas amostras em conjunto, na dimensão Exercício Profissional relacionam-se ás atitudes de: variar a situação estimulo, organização lógica, ilustrar com exemplos, conduzir fechamento e formação profissional. Na dimensão Personalidade Madura, dizem respeito às atitudes de espontaneidade, confiança, comunicação, flexibilidade e coerência. Os resultados deste estudo, com base na opinião de professores e de alunos, evidenciaram a ênfase conferida a aspectos relacionados diretamente com a personalidade do professor para a promoção de aprendizagem significativa ao aluno.
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O instrumento foi composto de 48 itens, sendo 24 relativos à dimensão Personalidade Madura e 24 referentes à dimensão Exercício Profissional. As variáveis independentes, selecionadas para caracterizar a amostra de alunos foram: idade, sexo, área de estudo e semestre de estudos. Para os professores foram: idade, sexo, área de estudos, regime de trabalho, situação funcional e experiência profissional no magistério superior. A variável dependente para ambas amostras (de alunos e professores) foi a valorização do comportamento do professor nas dimensões Personalidade Madura e Exercício Profissional. Para a análise estatística dos dados, utilizaram-se procedimentos de análise descritiva e com o objetivo de verificar a associação entre as variáveis independentes com relação às características do comportamento do professor, foi utilizado o teste X2. Os resultados obtidos evidenciaram que 71,3% dos alunos e 72,7% dos professores valorizam a dimensão Personalidade Madura mais do que a dimensão Exercício Profissional, para a promoção de aprendizagem significativa aos alunos. Em relação à amostra de alunos, o teste X2 revelou diferença significativa ao nível de 0,05 nas variáveis idade e semestre de estudos. Em relação à amostra de professores o teste X2 revelou diferença significativa apenas na variável área de estudo. Nas demais variáveis os resultados foram não significativos. Os comportamentos do professor mais valorizados, em ambas amostras em conjunto, na dimensão Exercício Profissional relacionam-se ás atitudes de: variar a situação estimulo, organização lógica, ilustrar com exemplos, conduzir fechamento e formação profissional. Na dimensão Personalidade Madura, dizem respeito às atitudes de espontaneidade, confiança, comunicação, flexibilidade e coerência. Os resultados deste estudo, com base na opinião de professores e de alunos, evidenciaram a ênfase conferida a aspectos relacionados diretamente com a personalidade do professor para a promoção de aprendizagem significativa ao aluno.The main purpose of this study was to verify the opinion of students and teachers of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul about the characteristics of the university teacher's behaviour, bringing into focus two basic dimensions: Mature Personality and Professional Exercise, for the significant learning promotion of the student. The sample of this survey was composed of six-hundred and thirty (630) students and one-hundred and ninety seven (197) university teachers belonging to the following four areas of study: Natural Sciences and Technology – Area I ; Biological Sciences - Area II ; Philosophy and Human Sciences Area III; Letters and Arts - Area IV. The research instrument utilized was the "Oppinion Inventory relating to the teacher's behaviour characteristics", especially worked out for the study, under a scale form having five answer alternatives. The instrument was composed of forty eight (48) items, twenty-four (24) being related to the Professional Exercise dimension. The independent variables selected to characterize the students sample were: age, sex,study area and semester. For the teachers they were: age, sex, study área, working system, functional situation and professional experience in higher grades teachership. The dependent variable for both samples (students and teachers) was the teacher's behaviour valorization on Mature Personality and Professional Exerc ise dimensions. Discriptive analyses procedures were utilized for statistical analyses of data, and text X2 was used in order to test the association petween each independent variable and the dependent variable teacher’s behaviour characteristics. The results obtained made evident that 71,3% of the students and 72,7 of the teachers consider to be of promotion of the students. Concerning students sample, Test X2 revealed a significant difference at 0,05 level, in age and semester of studies variables. Concerning teachers sample, Test X2 revealed a significant difference merely in the study área variable. As to the other variables the results were non significant. Teacher's most valorized behaviours, in both samples together, in the Professional Exercise dimension are related to the attitudes of varying the stimulus situation, logical organization, illustrating through examples, leading to a closure and professional building up. In the Mature Personality reliability, communication, flexibility and coherence. The results of this study based upon teachers and oppinions, make evident the emphasis bestowed on aspects directly related to the teacher's personality for the significant learning promotion of the student.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulProfessorComportamentoCaracterísticas fundamentais no comportamento do professor universitário, segundo a opinião de alunos e professores da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1983mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000151550.pdf.txt000151550.pdf.txtExtracted Texttext/plain174257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262241/2/000151550.pdf.txt0897d08a1250d0949f7414c07191f378MD52ORIGINAL000151550.pdfTexto completoapplication/pdf8938716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262241/1/000151550.pdf4b237c2f766947b620ed8f498d2da9d8MD5110183/2622412023-07-19 03:41:35.651811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-19T06:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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