Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waldman, Eduardo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10141
Resumo: Os Sistemas de Informações (SI) podem ser atualmente considerados como um exemplo concreto da aplicação crescente de Tecnologia da Informação (TI) pelas organizações contemporâneas, visando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. A implementação desses sistemas traz consigo uma série de impactos, bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento das variáveis envolvidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de funcionários do setor de Compras de uma organização em relação ao impacto de um determinado Sistema de Informação sobre o processo de trabalho individual dos seus usuários finais. Para tanto, foi utilizado - após ser validado para o contexto deste trabalho - o instrumento de pesquisa criado por Torkzadeh e Doll (1999), o qual é capaz de mensurar a percepção do usuário em relação ao impacto da TI sobre seu trabalho individual. Esta pesquisa classifica-se como um estudo exploratório descritivo, utilizando o método estatístico no que se refere à obtenção, ao processamento e à análise dos dados. A coleta de dados obedeceu à concepção dos estudos transversais, ao passo que a estratégia para a obtenção dos mesmos baseou-se na aplicação de uma survey, a qual foi respondida por 84% dos funcionários da área de Compras desta organização, os quais se encontravam trabalhando durante o período da pesquisa (setembro de 2003). A presente pesquisa obteve como resultado a constatação de um impacto positivo em todas as variáveis estudadas, confirmando que este Sistema de Informação analisado causa impacto positivo, em primeiro lugar, no controle gerencial; em segundo, na satisfação dos usuários e na produtividade, e, por último, na inovação.
id URGS_0eeddff452621e84fd5ea1aacbafde3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10141
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Waldman, EduardoRibeiro, Jose Luis Duarte2007-07-11T21:46:17Z2004http://hdl.handle.net/10183/10141000521627Os Sistemas de Informações (SI) podem ser atualmente considerados como um exemplo concreto da aplicação crescente de Tecnologia da Informação (TI) pelas organizações contemporâneas, visando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. A implementação desses sistemas traz consigo uma série de impactos, bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento das variáveis envolvidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de funcionários do setor de Compras de uma organização em relação ao impacto de um determinado Sistema de Informação sobre o processo de trabalho individual dos seus usuários finais. Para tanto, foi utilizado - após ser validado para o contexto deste trabalho - o instrumento de pesquisa criado por Torkzadeh e Doll (1999), o qual é capaz de mensurar a percepção do usuário em relação ao impacto da TI sobre seu trabalho individual. Esta pesquisa classifica-se como um estudo exploratório descritivo, utilizando o método estatístico no que se refere à obtenção, ao processamento e à análise dos dados. A coleta de dados obedeceu à concepção dos estudos transversais, ao passo que a estratégia para a obtenção dos mesmos baseou-se na aplicação de uma survey, a qual foi respondida por 84% dos funcionários da área de Compras desta organização, os quais se encontravam trabalhando durante o período da pesquisa (setembro de 2003). A presente pesquisa obteve como resultado a constatação de um impacto positivo em todas as variáveis estudadas, confirmando que este Sistema de Informação analisado causa impacto positivo, em primeiro lugar, no controle gerencial; em segundo, na satisfação dos usuários e na produtividade, e, por último, na inovação.application/pdfporComércio eletrônicoSistema de informação gerencialCadeia de suprimentosAnálise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaCurso de Mestrado Profissional em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2004mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000521627.pdf000521627.pdfTexto completoapplication/pdf1836698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10141/1/000521627.pdf015ff9a1c679af504fa9b5fee5f284b1MD51TEXT000521627.pdf.txt000521627.pdf.txtExtracted Texttext/plain234184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10141/2/000521627.pdf.txt5364465081d8e4f6e68097ee581742dbMD52THUMBNAIL000521627.pdf.jpg000521627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10141/3/000521627.pdf.jpge651ae29516ba7008c69acb7843b62a7MD5310183/101412018-10-10 08:12:42.331oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:12:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
title Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
spellingShingle Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
Waldman, Eduardo
Comércio eletrônico
Sistema de informação gerencial
Cadeia de suprimentos
title_short Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
title_full Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
title_fullStr Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
title_full_unstemmed Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
title_sort Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
author Waldman, Eduardo
author_facet Waldman, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Waldman, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Sistema de informação gerencial
Cadeia de suprimentos
topic Comércio eletrônico
Sistema de informação gerencial
Cadeia de suprimentos
description Os Sistemas de Informações (SI) podem ser atualmente considerados como um exemplo concreto da aplicação crescente de Tecnologia da Informação (TI) pelas organizações contemporâneas, visando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. A implementação desses sistemas traz consigo uma série de impactos, bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento das variáveis envolvidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de funcionários do setor de Compras de uma organização em relação ao impacto de um determinado Sistema de Informação sobre o processo de trabalho individual dos seus usuários finais. Para tanto, foi utilizado - após ser validado para o contexto deste trabalho - o instrumento de pesquisa criado por Torkzadeh e Doll (1999), o qual é capaz de mensurar a percepção do usuário em relação ao impacto da TI sobre seu trabalho individual. Esta pesquisa classifica-se como um estudo exploratório descritivo, utilizando o método estatístico no que se refere à obtenção, ao processamento e à análise dos dados. A coleta de dados obedeceu à concepção dos estudos transversais, ao passo que a estratégia para a obtenção dos mesmos baseou-se na aplicação de uma survey, a qual foi respondida por 84% dos funcionários da área de Compras desta organização, os quais se encontravam trabalhando durante o período da pesquisa (setembro de 2003). A presente pesquisa obteve como resultado a constatação de um impacto positivo em todas as variáveis estudadas, confirmando que este Sistema de Informação analisado causa impacto positivo, em primeiro lugar, no controle gerencial; em segundo, na satisfação dos usuários e na produtividade, e, por último, na inovação.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-07-11T21:46:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000521627
url http://hdl.handle.net/10183/10141
identifier_str_mv 000521627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10141/1/000521627.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10141/2/000521627.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10141/3/000521627.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 015ff9a1c679af504fa9b5fee5f284b1
5364465081d8e4f6e68097ee581742db
e651ae29516ba7008c69acb7843b62a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085094344359936