Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jaciane Cristina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10119
Resumo: As empresas têm aumentado os seus investimentos em Tecnologia da Informação (TI), principalmente com a finalidade de melhorar o gerenciamento da informação. Um dos contextos em que a gestão da informação tem se mostrado altamente importante é o da cadeia de suprimentos. Pesquisadores e executivos apontam a informação como crucial para a tomada de decisão e para o desempenho da cadeia de suprimentos por dois motivos: primeiro, porque a informação é elo que conecta os elementos da cadeia de suprimento e permite o seu funcionamento; e segundo, porque disponibiliza os fatos de que os gerentes da cadeia precisam para tomar decisões. A gestão da informação é um conjunto estruturado de atividades (ou etapas) que incluem o modo como as empresas definem, obtêm, distribuem e usam a informação. O objetivo do presente trabalho foi analisar como é a gestão da informação interorganizacional em empresas de uma cadeia de suprimentos automotiva. O método empregado foi o do estudo de casos múltiplos, realizado em cinco empresas (AGCO, International, Mahle, ThyssenKrupp, e Sultécnica) pertencentes a uma cadeia automotiva de grande representatividade no setor. Os casos pesquisados foram selecionados a partir dos critérios: compartilhar informação com fornecedores; possuir tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimentos; possuir destaque no setor automotivo brasileiro; e ter participação e importância efetiva na cadeia analisada. A pesquisa utilizou como fontes de evidências: entrevistas semi-estruturadas, documentos e observação direta. Para análise das treze entrevistas realizadas nos cinco casos pesquisados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a constatação dos seguintes problemas: a falta de um modelo de gestão da informação nas empresas analisadas; o não-compartilhamento de informações estratégicas; atenção das empresas está muito voltada para a TI. A principal contribuição desta pesquisa para o conhecimento acadêmico foi a análise da gestão da informação interorganizacional, pois as pesquisas encontradas sobre gestão da informação analisaram apenas informações e processos intraorganizacionais. Tanto para o setor automotivo quanto para as empresas investigadas, esta pesquisa contribuiu com uma visão geral da gestão da informação interorganizacional, dentro da cadeia automotiva estudada.
id URGS_e6e37dee5ea1e968b47b5b9a4bc84ea0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10119
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Jaciane CristinaMaçada, Antônio Carlos Gastaud2007-07-11T21:29:32Z2005http://hdl.handle.net/10183/10119000502213As empresas têm aumentado os seus investimentos em Tecnologia da Informação (TI), principalmente com a finalidade de melhorar o gerenciamento da informação. Um dos contextos em que a gestão da informação tem se mostrado altamente importante é o da cadeia de suprimentos. Pesquisadores e executivos apontam a informação como crucial para a tomada de decisão e para o desempenho da cadeia de suprimentos por dois motivos: primeiro, porque a informação é elo que conecta os elementos da cadeia de suprimento e permite o seu funcionamento; e segundo, porque disponibiliza os fatos de que os gerentes da cadeia precisam para tomar decisões. A gestão da informação é um conjunto estruturado de atividades (ou etapas) que incluem o modo como as empresas definem, obtêm, distribuem e usam a informação. O objetivo do presente trabalho foi analisar como é a gestão da informação interorganizacional em empresas de uma cadeia de suprimentos automotiva. O método empregado foi o do estudo de casos múltiplos, realizado em cinco empresas (AGCO, International, Mahle, ThyssenKrupp, e Sultécnica) pertencentes a uma cadeia automotiva de grande representatividade no setor. Os casos pesquisados foram selecionados a partir dos critérios: compartilhar informação com fornecedores; possuir tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimentos; possuir destaque no setor automotivo brasileiro; e ter participação e importância efetiva na cadeia analisada. A pesquisa utilizou como fontes de evidências: entrevistas semi-estruturadas, documentos e observação direta. Para análise das treze entrevistas realizadas nos cinco casos pesquisados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a constatação dos seguintes problemas: a falta de um modelo de gestão da informação nas empresas analisadas; o não-compartilhamento de informações estratégicas; atenção das empresas está muito voltada para a TI. A principal contribuição desta pesquisa para o conhecimento acadêmico foi a análise da gestão da informação interorganizacional, pois as pesquisas encontradas sobre gestão da informação analisaram apenas informações e processos intraorganizacionais. Tanto para o setor automotivo quanto para as empresas investigadas, esta pesquisa contribuiu com uma visão geral da gestão da informação interorganizacional, dentro da cadeia automotiva estudada.application/pdfporTecnologia da informaçãoGestão da informaçãoCadeia de suprimentosEstudo de casoCadeia automotivaGestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000502213.pdf000502213.pdfTexto completoapplication/pdf650784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10119/1/000502213.pdfbce6bca912c6a714dcdc7c82389d9dbfMD51TEXT000502213.pdf.txt000502213.pdf.txtExtracted Texttext/plain279357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10119/2/000502213.pdf.txt2768db463124077244c92c9334c17250MD52THUMBNAIL000502213.pdf.jpg000502213.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10119/3/000502213.pdf.jpgd19b481aae97a00960e7769205a1d380MD5310183/101192019-07-10 02:35:08.187796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-10T05:35:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
title Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
spellingShingle Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
Costa, Jaciane Cristina
Tecnologia da informação
Gestão da informação
Cadeia de suprimentos
Estudo de caso
Cadeia automotiva
title_short Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
title_full Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
title_fullStr Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
title_full_unstemmed Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
title_sort Gestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotiva
author Costa, Jaciane Cristina
author_facet Costa, Jaciane Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jaciane Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
contributor_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Gestão da informação
Cadeia de suprimentos
Estudo de caso
Cadeia automotiva
topic Tecnologia da informação
Gestão da informação
Cadeia de suprimentos
Estudo de caso
Cadeia automotiva
description As empresas têm aumentado os seus investimentos em Tecnologia da Informação (TI), principalmente com a finalidade de melhorar o gerenciamento da informação. Um dos contextos em que a gestão da informação tem se mostrado altamente importante é o da cadeia de suprimentos. Pesquisadores e executivos apontam a informação como crucial para a tomada de decisão e para o desempenho da cadeia de suprimentos por dois motivos: primeiro, porque a informação é elo que conecta os elementos da cadeia de suprimento e permite o seu funcionamento; e segundo, porque disponibiliza os fatos de que os gerentes da cadeia precisam para tomar decisões. A gestão da informação é um conjunto estruturado de atividades (ou etapas) que incluem o modo como as empresas definem, obtêm, distribuem e usam a informação. O objetivo do presente trabalho foi analisar como é a gestão da informação interorganizacional em empresas de uma cadeia de suprimentos automotiva. O método empregado foi o do estudo de casos múltiplos, realizado em cinco empresas (AGCO, International, Mahle, ThyssenKrupp, e Sultécnica) pertencentes a uma cadeia automotiva de grande representatividade no setor. Os casos pesquisados foram selecionados a partir dos critérios: compartilhar informação com fornecedores; possuir tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimentos; possuir destaque no setor automotivo brasileiro; e ter participação e importância efetiva na cadeia analisada. A pesquisa utilizou como fontes de evidências: entrevistas semi-estruturadas, documentos e observação direta. Para análise das treze entrevistas realizadas nos cinco casos pesquisados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a constatação dos seguintes problemas: a falta de um modelo de gestão da informação nas empresas analisadas; o não-compartilhamento de informações estratégicas; atenção das empresas está muito voltada para a TI. A principal contribuição desta pesquisa para o conhecimento acadêmico foi a análise da gestão da informação interorganizacional, pois as pesquisas encontradas sobre gestão da informação analisaram apenas informações e processos intraorganizacionais. Tanto para o setor automotivo quanto para as empresas investigadas, esta pesquisa contribuiu com uma visão geral da gestão da informação interorganizacional, dentro da cadeia automotiva estudada.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-07-11T21:29:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10119
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000502213
url http://hdl.handle.net/10183/10119
identifier_str_mv 000502213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10119/1/000502213.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10119/2/000502213.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10119/3/000502213.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bce6bca912c6a714dcdc7c82389d9dbf
2768db463124077244c92c9334c17250
d19b481aae97a00960e7769205a1d380
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085094298222592