A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Maristela
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257543
Resumo: O objetivo desta pesquisa é produzir (re)significações acerca do fracasso escolar desde a voz dos alunos envolvidos. Pretendeu-se uma abordagem qualitativa, através de descrições etnográficas, constituídas pelas interações e interlocuções produzidas nos encontros com os sujeitos que vivenciaram tais experiências. Esta pesquisa constituiu-se também pela utilização de registros formais da história escolar dos alunos e das políticas educacionais no estado do Paraná. Fizeram parte desta pesquisa, alunos de uma escola pública estadual, situada numa área pobre da cidade de Palotina/PR e que durante os anos de 1998, 1999 e 2000 integraram o Projeto Correção de Fluxo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O entretecimento das diferentes vozes – dos alunos, dos teóricos, das políticas, da pesquisadora – conduziu a caminhos pouco percorridos: sobre fracasso escolar, não basta encontrar as causas e as soluções, é preciso intensificar a vigilância sobre os efeitos das políticas públicas na vida dos alunos, é preciso intensificar a compreensão das relações que os alunos mantêm com a escola e com o conhecimento ali trabalhado, é preciso intensificar o respeito ao direito básico de educação escolar que não possibilite experiências de fracasso escolar.
id URGS_0f97b39d7f4ae8db96d95b395ecd858c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257543
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rossato, MaristelaMoll, Jaqueline2023-04-27T03:32:20Z2001http://hdl.handle.net/10183/257543000312399O objetivo desta pesquisa é produzir (re)significações acerca do fracasso escolar desde a voz dos alunos envolvidos. Pretendeu-se uma abordagem qualitativa, através de descrições etnográficas, constituídas pelas interações e interlocuções produzidas nos encontros com os sujeitos que vivenciaram tais experiências. Esta pesquisa constituiu-se também pela utilização de registros formais da história escolar dos alunos e das políticas educacionais no estado do Paraná. Fizeram parte desta pesquisa, alunos de uma escola pública estadual, situada numa área pobre da cidade de Palotina/PR e que durante os anos de 1998, 1999 e 2000 integraram o Projeto Correção de Fluxo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O entretecimento das diferentes vozes – dos alunos, dos teóricos, das políticas, da pesquisadora – conduziu a caminhos pouco percorridos: sobre fracasso escolar, não basta encontrar as causas e as soluções, é preciso intensificar a vigilância sobre os efeitos das políticas públicas na vida dos alunos, é preciso intensificar a compreensão das relações que os alunos mantêm com a escola e com o conhecimento ali trabalhado, é preciso intensificar o respeito ao direito básico de educação escolar que não possibilite experiências de fracasso escolar.The objective of this research is to bring new meaning to education failure starting from the point of view of the students involved. The intention was a qualitative approach, through ethnographic descriptions, made up from the interactions and interpretations produced in the meeting with the subjects that live such experiences. This work also involves the use of students’ formal school records and the educational policies of the State of Paraná (PR), Brazil. Students from a state public school, located in a poor sector of the city of Palotina/PR, took part in this research and during the years of 1998, 1999, 2000 integrated the Project Correção de Fluxo (Flux Correction), promoted by The Paraná State Secretary of Education. The lacing of the different voices – the students’, the scholars’, the politicians’ and the researcher’s – led to ways that are rarely traveled: as to school failure, it is not enough to find the causes and the solutions, it is necesary to intensify the watch on the effects of public policies in students’ lives, it is necessary to intensify the comprehension of the relations that the students maintain with the school and of the knowledge therein cultivated, it is necessary to intensifyy the respect of the basic right to a school education that doesn’t make school failure a possible experience.application/pdfporFracasso escolarEnsino fundamentalÊxito escolarEnsino público estadualPolítica educacionalParanáSchool failureSchool successFundamental educationEducational public policiesSchoolA voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000312399.pdf.txt000312399.pdf.txtExtracted Texttext/plain359726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257543/2/000312399.pdf.txtea8e95e63fd7067ce2e6c3b36919dc49MD52ORIGINAL000312399.pdfTexto completoapplication/pdf18293969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257543/1/000312399.pdf8bfd1f011687d82560c94470e97ed3bbMD5110183/2575432023-04-28 03:56:23.651025oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257543Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-28T06:56:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
title A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
spellingShingle A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
Rossato, Maristela
Fracasso escolar
Ensino fundamental
Êxito escolar
Ensino público estadual
Política educacional
Paraná
School failure
School success
Fundamental education
Educational public policies
School
title_short A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
title_full A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
title_fullStr A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
title_full_unstemmed A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
title_sort A voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolar
author Rossato, Maristela
author_facet Rossato, Maristela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Maristela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moll, Jaqueline
contributor_str_mv Moll, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Ensino fundamental
Êxito escolar
Ensino público estadual
Política educacional
Paraná
topic Fracasso escolar
Ensino fundamental
Êxito escolar
Ensino público estadual
Política educacional
Paraná
School failure
School success
Fundamental education
Educational public policies
School
dc.subject.eng.fl_str_mv School failure
School success
Fundamental education
Educational public policies
School
description O objetivo desta pesquisa é produzir (re)significações acerca do fracasso escolar desde a voz dos alunos envolvidos. Pretendeu-se uma abordagem qualitativa, através de descrições etnográficas, constituídas pelas interações e interlocuções produzidas nos encontros com os sujeitos que vivenciaram tais experiências. Esta pesquisa constituiu-se também pela utilização de registros formais da história escolar dos alunos e das políticas educacionais no estado do Paraná. Fizeram parte desta pesquisa, alunos de uma escola pública estadual, situada numa área pobre da cidade de Palotina/PR e que durante os anos de 1998, 1999 e 2000 integraram o Projeto Correção de Fluxo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O entretecimento das diferentes vozes – dos alunos, dos teóricos, das políticas, da pesquisadora – conduziu a caminhos pouco percorridos: sobre fracasso escolar, não basta encontrar as causas e as soluções, é preciso intensificar a vigilância sobre os efeitos das políticas públicas na vida dos alunos, é preciso intensificar a compreensão das relações que os alunos mantêm com a escola e com o conhecimento ali trabalhado, é preciso intensificar o respeito ao direito básico de educação escolar que não possibilite experiências de fracasso escolar.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T03:32:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000312399
url http://hdl.handle.net/10183/257543
identifier_str_mv 000312399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257543/2/000312399.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257543/1/000312399.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea8e95e63fd7067ce2e6c3b36919dc49
8bfd1f011687d82560c94470e97ed3bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309214798675968