Curso modular de estatística e seus efeitos na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1975 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205276 |
Resumo: | O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado – Instrução Modular – em um Curso Introdutório de Estatística. Visou verificar a diferença do rendimento de aprendizagem em duas situações: uma onde existiu comunicação entre professor e aluno, denominada Módulos Instrucionais com Professor – MIP e a outra, onde a comunicação foi predominantemente impressa, sem a presença do professor, denominada Módulos Instrucionais Independentes – MII. A amostra compôs-se de 42 sujeitos, sendo 22 de cursos de graduação e 20 dos cursos de pós graduação em Educação, candidatos ao mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O curso desenvolveu-se concomitantemente, em turnos diferentes para cada uma das formas de organização do modelo de individualização. A experiência efetivou-se em uma biblioteca, dispondo-se de cabine individual para a apresentação dos audiovisuais. Os resultados evidenciaram diferença significativa no rendimento da aprendizagem no curso, não apresentando diferença significativa, nos resultados dos quatro módulos organizados. A diferença de proporção entre os sujeitos que necessitaram realizar atividade para sanar deficiências, não foi significativa entre as duas situações. Nenhuma destas situações apresentou diferença significativa no rendimento de aprendizagem no curso, entre os sujeitos dos cursos de graduação e de pós-graduação. As duas modalidades evidenciaram crescimento significativo nos resultados da aprendizagem dos sujeitos. Conclui-se que a situação MIP propicia melhores resultados de aprendizagem no curso e que as duas formas do modelo são eficientes para provocar mudança significativa na aprendizagem dos alunos. |
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Santarosa, Lucila Maria CostiMarques, Juracy Cunegatto2020-02-01T04:13:57Z1975http://hdl.handle.net/10183/205276000213972O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado – Instrução Modular – em um Curso Introdutório de Estatística. Visou verificar a diferença do rendimento de aprendizagem em duas situações: uma onde existiu comunicação entre professor e aluno, denominada Módulos Instrucionais com Professor – MIP e a outra, onde a comunicação foi predominantemente impressa, sem a presença do professor, denominada Módulos Instrucionais Independentes – MII. A amostra compôs-se de 42 sujeitos, sendo 22 de cursos de graduação e 20 dos cursos de pós graduação em Educação, candidatos ao mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O curso desenvolveu-se concomitantemente, em turnos diferentes para cada uma das formas de organização do modelo de individualização. A experiência efetivou-se em uma biblioteca, dispondo-se de cabine individual para a apresentação dos audiovisuais. Os resultados evidenciaram diferença significativa no rendimento da aprendizagem no curso, não apresentando diferença significativa, nos resultados dos quatro módulos organizados. A diferença de proporção entre os sujeitos que necessitaram realizar atividade para sanar deficiências, não foi significativa entre as duas situações. Nenhuma destas situações apresentou diferença significativa no rendimento de aprendizagem no curso, entre os sujeitos dos cursos de graduação e de pós-graduação. As duas modalidades evidenciaram crescimento significativo nos resultados da aprendizagem dos sujeitos. Conclui-se que a situação MIP propicia melhores resultados de aprendizagem no curso e que as duas formas do modelo são eficientes para provocar mudança significativa na aprendizagem dos alunos.The study hás involved the testing of anindividualized teaching model – Modular Instruction – in Statistics Introdutory Course. It has aimed verify difference in output learning in two situations: one where there was communication between teacher and pupil called Instructional Modules with Teacher – MIP – and the other, where the communication was chiefly printed without the teacher’s presence, called Independent Instructional Modules – MII. The sample had 42 subjects, beijg 22 from Graduation Course and 20 from Post – Graduation Course in Education, both groups belonging to Universidade Federal do Rio Grande do Sul, being the last ones candidates to the Masters Degree. The Course was developed in different periods to each form of organization of the individualization model, at the same time. The experiment took place in a library, with an individual booth for audio-visual show. The results showed meaningful difference regarding the course learning outputs, but having not evidenced meaningful difference in the results of the four organized modules. The difference in proportion among the subjects who needed special tasks to improve deficiencies, has not been a meaningful difference. Both situations had not evidenced meaningful difference concerning the course learning outputs, between the graduation and post-graduation subjects. The two kinds evidenced meaningful growing concerning the subject’s learning outputs. It has been concluded that the MIP situation provides better learning results and that the two kinds of the model are effective to start meaningful changes in the student’s learning.application/pdfporEstatística aplicadaEnsino por módulosEnsino individualizadoCurso modular de estatística e seus efeitos na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1975mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000213972.pdf.txt000213972.pdf.txtExtracted Texttext/plain292002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205276/2/000213972.pdf.txta05bfdc1d3593501830ed1a300807d99MD52ORIGINAL000213972.pdfTexto completoapplication/pdf7896852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205276/1/000213972.pdf16ddc7d70fbde46a88313d00216749c1MD5110183/2052762020-02-02 05:14:42.343313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-02T07:14:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O estudo envolveu a testagem de um modelo de ensino individualizado – Instrução Modular – em um Curso Introdutório de Estatística. Visou verificar a diferença do rendimento de aprendizagem em duas situações: uma onde existiu comunicação entre professor e aluno, denominada Módulos Instrucionais com Professor – MIP e a outra, onde a comunicação foi predominantemente impressa, sem a presença do professor, denominada Módulos Instrucionais Independentes – MII. A amostra compôs-se de 42 sujeitos, sendo 22 de cursos de graduação e 20 dos cursos de pós graduação em Educação, candidatos ao mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O curso desenvolveu-se concomitantemente, em turnos diferentes para cada uma das formas de organização do modelo de individualização. A experiência efetivou-se em uma biblioteca, dispondo-se de cabine individual para a apresentação dos audiovisuais. Os resultados evidenciaram diferença significativa no rendimento da aprendizagem no curso, não apresentando diferença significativa, nos resultados dos quatro módulos organizados. A diferença de proporção entre os sujeitos que necessitaram realizar atividade para sanar deficiências, não foi significativa entre as duas situações. Nenhuma destas situações apresentou diferença significativa no rendimento de aprendizagem no curso, entre os sujeitos dos cursos de graduação e de pós-graduação. As duas modalidades evidenciaram crescimento significativo nos resultados da aprendizagem dos sujeitos. Conclui-se que a situação MIP propicia melhores resultados de aprendizagem no curso e que as duas formas do modelo são eficientes para provocar mudança significativa na aprendizagem dos alunos. |
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