O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248599 |
Resumo: | Partindo da hipótese de que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso de vídeos 360 graus estimula a cognição, os afetos e o interesse situacional sobre a natureza em crianças e adolescentes, esta Tese visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: como os estudantes orientam perceptualmente as suas ações durante uma experiência de aprendizagem sobre temas da natureza com o uso de vídeos 360 graus e dispositivos de Realidade Virtual em uma escola de Ensino Fundamental? O trabalho parte do conceito de Midiatização Profunda e contextualiza o uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em atividades de aprendizagem. Busca o referencial teórico em estudos experimentais com participantes e produções jornalísticas. Operacionaliza os procedimentos metodológicos através de um método composto de design iterativo. Realiza a análise qualitativa de uma experiência de aprendizagem com vídeos 360 graus com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Usando dispositivos móveis, propõe um recurso didático para o desenvolvimento da Literacia Ambietal e aponta para as potencialidades de experiências lúdicas incorporadas para o exercício de competências cogitivas da Cibercultura e de Ciências da Natureza. |
id |
URGS_11c46433bcf11b25c724302c4a705186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248599 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Freitas, Fabiana Rossi da RochaFragoso, Suely Dadalti2022-09-10T05:14:01Z2022http://hdl.handle.net/10183/248599001148982Partindo da hipótese de que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso de vídeos 360 graus estimula a cognição, os afetos e o interesse situacional sobre a natureza em crianças e adolescentes, esta Tese visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: como os estudantes orientam perceptualmente as suas ações durante uma experiência de aprendizagem sobre temas da natureza com o uso de vídeos 360 graus e dispositivos de Realidade Virtual em uma escola de Ensino Fundamental? O trabalho parte do conceito de Midiatização Profunda e contextualiza o uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em atividades de aprendizagem. Busca o referencial teórico em estudos experimentais com participantes e produções jornalísticas. Operacionaliza os procedimentos metodológicos através de um método composto de design iterativo. Realiza a análise qualitativa de uma experiência de aprendizagem com vídeos 360 graus com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Usando dispositivos móveis, propõe um recurso didático para o desenvolvimento da Literacia Ambietal e aponta para as potencialidades de experiências lúdicas incorporadas para o exercício de competências cogitivas da Cibercultura e de Ciências da Natureza.Based on the hypothesis that the experience of environmental education activities using 360- degree videos stimulates cognition, affect and situational interest in topics related to the environment in children and adolescents, this thesis aims to answer the following research question: how do students guide their actions during a learning experience on natural themes using 360-degree videos and Virtual Reality devices in an elementary school? The work is based on the concept of Deep Midiatization and on reflections about the use of Information and Communication Technologies (ICT) in learning activities. The research bases the theoretical referential in experimental studies with Virtual Reality devices users and in journalistic productions. The methodology of this study is a composite method of iterative design. Realiza a análise qualitativa de uma experiência de aprendizagem com vídeos 360 graus com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Usando dispositivos móveis, propõe um recurso didático para o desenvolvimento da Literacia Ambietal e aponta para as potencialidades de experiências lúdicas incorporadas para o exercício de competências cogitivas da Cibercultura e de Ciências da Natureza.application/pdfporRealidade virtualTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino e aprendizagemEnsino fundamental360 degree videosVirtual RealityChildrenYouthEducationJournalismO uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148982.pdf.txt001148982.pdf.txtExtracted Texttext/plain472350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248599/2/001148982.pdf.txtfdc57db9af2e4d7a8583cd138261f9aaMD52ORIGINAL001148982.pdfTexto completoapplication/pdf4176486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248599/1/001148982.pdf53c98ae4a7b2a9b976b2cc61b537c9b2MD5110183/2485992022-09-11 05:10:07.492261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-11T08:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre |
title |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre |
spellingShingle |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre Freitas, Fabiana Rossi da Rocha Realidade virtual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino e aprendizagem Ensino fundamental 360 degree videos Virtual Reality Children Youth Education Journalism |
title_short |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre |
title_full |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre |
title_fullStr |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre |
title_sort |
O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre |
author |
Freitas, Fabiana Rossi da Rocha |
author_facet |
Freitas, Fabiana Rossi da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Fabiana Rossi da Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fragoso, Suely Dadalti |
contributor_str_mv |
Fragoso, Suely Dadalti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino e aprendizagem Ensino fundamental |
topic |
Realidade virtual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino e aprendizagem Ensino fundamental 360 degree videos Virtual Reality Children Youth Education Journalism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
360 degree videos Virtual Reality Children Youth Education Journalism |
description |
Partindo da hipótese de que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso de vídeos 360 graus estimula a cognição, os afetos e o interesse situacional sobre a natureza em crianças e adolescentes, esta Tese visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: como os estudantes orientam perceptualmente as suas ações durante uma experiência de aprendizagem sobre temas da natureza com o uso de vídeos 360 graus e dispositivos de Realidade Virtual em uma escola de Ensino Fundamental? O trabalho parte do conceito de Midiatização Profunda e contextualiza o uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em atividades de aprendizagem. Busca o referencial teórico em estudos experimentais com participantes e produções jornalísticas. Operacionaliza os procedimentos metodológicos através de um método composto de design iterativo. Realiza a análise qualitativa de uma experiência de aprendizagem com vídeos 360 graus com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Usando dispositivos móveis, propõe um recurso didático para o desenvolvimento da Literacia Ambietal e aponta para as potencialidades de experiências lúdicas incorporadas para o exercício de competências cogitivas da Cibercultura e de Ciências da Natureza. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-10T05:14:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248599 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001148982 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248599 |
identifier_str_mv |
001148982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248599/2/001148982.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248599/1/001148982.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdc57db9af2e4d7a8583cd138261f9aa 53c98ae4a7b2a9b976b2cc61b537c9b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085595194589184 |