Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16318 |
Resumo: | Este trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a Inteligência Visual, como um importante processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação à educação visual. Partindo da afirmação, de que, atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens - seja em qualquer área e com qualquer pretensão - está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este trabalho através do projeto "Meu Ponto de Vista", traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação. |
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Keller, Rodrigo dos SantosGiraffa, Lucia Maria MartinsVicari, Rosa Maria2009-07-04T04:12:43Z2005http://hdl.handle.net/10183/16318000701057Este trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a Inteligência Visual, como um importante processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação à educação visual. Partindo da afirmação, de que, atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens - seja em qualquer área e com qualquer pretensão - está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este trabalho através do projeto "Meu Ponto de Vista", traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação.This multidisciplinary research is based on Cognitive Sciences concepts related to Visual Perception area, and the Gestalt theory. The main point addressed by the thesis identifies visual intelligence as an important education process component. This thesis shows how we can use images to restructure our knowledge and actions using visual education . Nowadays, the use of images is part of our ordinary life. The Gestalt theory can help us to better explain how photography aids us to percept our environment, due the fact that this is the era of visual communication par excellence. We adopted case study to conduct our thesis validation. An environment named "Meu ponto de vista" ("My point of view") was created to support our methodological proposal. Experiments were running with fourth grade elementary school students.application/pdfporPercepção visualImagemFotografiaVisual educationVisual perceptionVisual intelligenceGestalt theoryPhotographyPhotoblogEducar para observar : uma proposta metodológica para educação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000701057.pdf000701057.pdfTexto completoapplication/pdf4882740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/1/000701057.pdfc481ee48c98ad9a8b539347d77080a24MD51TEXT000701057.pdf.txt000701057.pdf.txtExtracted Texttext/plain224563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/2/000701057.pdf.txt8f1232f229235c558a882f87c8339f65MD52THUMBNAIL000701057.pdf.jpg000701057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/3/000701057.pdf.jpg2957a171600ad5ebc9b210c4372c6552MD5310183/163182018-10-08 08:08:40.984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:08:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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