Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keller, Rodrigo dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16318
Resumo: Este trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a Inteligência Visual, como um importante processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação à educação visual. Partindo da afirmação, de que, atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens - seja em qualquer área e com qualquer pretensão - está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este trabalho através do projeto "Meu Ponto de Vista", traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação.
id URGS_1240355fd82466b21e3e67088cae2f87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16318
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Keller, Rodrigo dos SantosGiraffa, Lucia Maria MartinsVicari, Rosa Maria2009-07-04T04:12:43Z2005http://hdl.handle.net/10183/16318000701057Este trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a Inteligência Visual, como um importante processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação à educação visual. Partindo da afirmação, de que, atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens - seja em qualquer área e com qualquer pretensão - está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este trabalho através do projeto "Meu Ponto de Vista", traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação.This multidisciplinary research is based on Cognitive Sciences concepts related to Visual Perception area, and the Gestalt theory. The main point addressed by the thesis identifies visual intelligence as an important education process component. This thesis shows how we can use images to restructure our knowledge and actions using visual education . Nowadays, the use of images is part of our ordinary life. The Gestalt theory can help us to better explain how photography aids us to percept our environment, due the fact that this is the era of visual communication par excellence. We adopted case study to conduct our thesis validation. An environment named "Meu ponto de vista" ("My point of view") was created to support our methodological proposal. Experiments were running with fourth grade elementary school students.application/pdfporPercepção visualImagemFotografiaVisual educationVisual perceptionVisual intelligenceGestalt theoryPhotographyPhotoblogEducar para observar : uma proposta metodológica para educação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000701057.pdf000701057.pdfTexto completoapplication/pdf4882740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/1/000701057.pdfc481ee48c98ad9a8b539347d77080a24MD51TEXT000701057.pdf.txt000701057.pdf.txtExtracted Texttext/plain224563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/2/000701057.pdf.txt8f1232f229235c558a882f87c8339f65MD52THUMBNAIL000701057.pdf.jpg000701057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/3/000701057.pdf.jpg2957a171600ad5ebc9b210c4372c6552MD5310183/163182018-10-08 08:08:40.984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:08:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
title Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
spellingShingle Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
Keller, Rodrigo dos Santos
Percepção visual
Imagem
Fotografia
Visual education
Visual perception
Visual intelligence
Gestalt theory
Photography
Photoblog
title_short Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
title_full Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
title_fullStr Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
title_full_unstemmed Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
title_sort Educar para observar : uma proposta metodológica para educação visual
author Keller, Rodrigo dos Santos
author_facet Keller, Rodrigo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keller, Rodrigo dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vicari, Rosa Maria
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção visual
Imagem
Fotografia
topic Percepção visual
Imagem
Fotografia
Visual education
Visual perception
Visual intelligence
Gestalt theory
Photography
Photoblog
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual education
Visual perception
Visual intelligence
Gestalt theory
Photography
Photoblog
description Este trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a Inteligência Visual, como um importante processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação à educação visual. Partindo da afirmação, de que, atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens - seja em qualquer área e com qualquer pretensão - está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este trabalho através do projeto "Meu Ponto de Vista", traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-07-04T04:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16318
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000701057
url http://hdl.handle.net/10183/16318
identifier_str_mv 000701057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/1/000701057.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/2/000701057.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16318/3/000701057.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c481ee48c98ad9a8b539347d77080a24
8f1232f229235c558a882f87c8339f65
2957a171600ad5ebc9b210c4372c6552
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085148957343744