Modelo de saúde socioemocional : avaliação da saúde mental positiva em adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203919 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou traduzir e adaptar, para o português brasileiro, um instrumento de screening da saúde mental positiva de jovens, o Social and Emotional Health Survey – Secondary, e verificar evidências de validade. Além da adaptação, foi realizada uma revisão narrativa sobre o modelo de saúde socioemocional, que o fundamenta. Este pressupõe a interação entre 12 indicadores de saúde mental (autoeficácia, autoconsciência, persistência, suporte escolar, suporte familiar, suporte dos pares, regulação emocional, empatia, regulação comportamental, otimismo, entusiasmo e gratidão). Estes agrupam-se em quatro domínios e a sua co-ocorrência é denominada covitalidade. Na versão adaptada do instrumento, este modelo foi o que melhor ajustou-se aos dados. O instrumento mostrou evidências de validade para ser utilizado para screening em escolas. |
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