Modelo de saúde socioemocional : avaliação da saúde mental positiva em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carla Regina Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203919
Resumo: O presente trabalho objetivou traduzir e adaptar, para o português brasileiro, um instrumento de screening da saúde mental positiva de jovens, o Social and Emotional Health Survey – Secondary, e verificar evidências de validade. Além da adaptação, foi realizada uma revisão narrativa sobre o modelo de saúde socioemocional, que o fundamenta. Este pressupõe a interação entre 12 indicadores de saúde mental (autoeficácia, autoconsciência, persistência, suporte escolar, suporte familiar, suporte dos pares, regulação emocional, empatia, regulação comportamental, otimismo, entusiasmo e gratidão). Estes agrupam-se em quatro domínios e a sua co-ocorrência é denominada covitalidade. Na versão adaptada do instrumento, este modelo foi o que melhor ajustou-se aos dados. O instrumento mostrou evidências de validade para ser utilizado para screening em escolas.
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