Diferenças de Sexo e Idade Relacionadas aos Sintomas Depressivos entre Crianças e Adolescentes Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Makilim Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borges, Lisandra, Serpa, Alexandre Luiz de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144488
Resumo: Avaliar e conhecer os principais sintomas depressivos entre homens e mulheres, inclusive nas fases de desenvolvimento iniciais, são elementos fundamentais no desenvolvimento e normatização de instrumentos psicométricos. O estudo teve como objetivo avaliar as diferenças na expressão de sintomas depressivos por sexo e faixa etária. A amostra foi composta por 1.697 alunos com idades entre 8-17 anos. Os dados coletados com a Escala Baptista de Depressão Infantojuvenil foram submetidos à análise de teoria de resposta ao item. Os resultados mostraram que os sintomas de internalização são mais comuns em meninas e sintomas de externalização em meninos. Pode-se concluir que as normas para meninos e meninas devem diferir, assim como são necessários padrões diferentes para crianças e adolescentes.
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spelling Diferenças de Sexo e Idade Relacionadas aos Sintomas Depressivos entre Crianças e Adolescentes BrasileirosGénero y Diferencias Relacionadas con la Edad en los Síntomas Depresivos entre los Niños y Adolescentes BrasileñosGender and Age-related Differences in Depressive Symptoms among Brazilian Children and Adolescentschild depressionpsychological assessmentadolescentsdepresión infantilevaluación psicológicaadolescentesdepressão infantilavaliação psicológicaadolescentes Avaliar e conhecer os principais sintomas depressivos entre homens e mulheres, inclusive nas fases de desenvolvimento iniciais, são elementos fundamentais no desenvolvimento e normatização de instrumentos psicométricos. O estudo teve como objetivo avaliar as diferenças na expressão de sintomas depressivos por sexo e faixa etária. A amostra foi composta por 1.697 alunos com idades entre 8-17 anos. Os dados coletados com a Escala Baptista de Depressão Infantojuvenil foram submetidos à análise de teoria de resposta ao item. Os resultados mostraram que os sintomas de internalização são mais comuns em meninas e sintomas de externalização em meninos. Pode-se concluir que as normas para meninos e meninas devem diferir, assim como são necessários padrões diferentes para crianças e adolescentes. Evaluar y conocer los síntomas principales de la depresión mayor entre los hombres y las mujeres, incluso en las primeras etapas de desarrollo son elementos fundamentales en la construcción y la normalización de los instrumentos psicométricos. Este estudio tuvo como objetivo evaluar las diferencias en la expresión de los síntomas depresivos por sexo y grupo de edad. La muestra estuvo conformada por 1.697 estudiantes entre 8 y 17 años. Los datos recogidos a través de la Escala Baptista de Depressão Infanto-Juvenil se sometieron al análisis de la teoría de respuesta al ítem. Los resultados mostraron que los síntomas de internalización son más comunes en las niñas y los síntomas de externalización son más comunes en los niños. Se puede concluir que las normas para niños y niñas deben ser diferentes, al igual que se necesitan normas diferentes para niños y adolescentes. Assessing and discovering the major depression symptoms among men and women, even in the early stages of development, are key elements in the construction and standardization of psychometric instruments. This study aimed to evaluate the differences in the expression of depressive symptoms by gender and age group. The sample consisted of 1,697 students aged 8-17 years. The data collected through the Escala Baptista de Depressão infantojuvenil were submitted to item response theory analysis. Results showed that internalizing symptoms are more common in girls and externalizing symptoms in boys. It can be concluded that standards for boys and girls should differ, just like different standards are needed for children and adolescents.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/14448810.1590/1982-43272768201706Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 68 (2017); 290-297Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 68 (2017); 290-297Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 68 (2017); 290-2971982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/144488/138836Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Makilim NunesBorges, LisandraSerpa, Alexandre Luiz de Oliveira2018-03-19T17:21:04Zoai:revistas.usp.br:article/144488Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2018-03-19T17:21:04Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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