Mensuração da experiência do consumidor na Internet : avaliação das escalas do modelo de Novak, Hoffman & Yung (2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lages, Natalia de Sales
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72453
Resumo: Com o desenvolvimento e crescimento do uso da Internet e, em especial, do comércio eletrônico, abriu-se uma nova linha de pesquisa caracterizada pela busca de uma maior compreensão dos comportamentos associados aos ambientes on-line. Nesta trilha, Novak, Hoffman & Yung (2000) propuseram um modelo de mensuração da experiência do consumidor on-line, tendo como base a teoria do fluxo de Csikzentmihalyi. O presente trabalho objetivou avaliar as escalas utilizadas na construção do modelo no contexto brasileiro. Para tanto foi realizado uma survey via Internet que resultou em uma amostra de 400 casos. Os resultados encontrados são bastante similares aos do estudo anterior, apontando para a qualidade da escala original e atestando a validade e confiabilidade dos construtos considerados, através da aplicação da modelagem de equações estruturais. Da estrutura original de treze construtos latentes, apenas dois sofreram modificações profundas, não se confirmando como o esperado.
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spelling Lages, Natalia de SalesNique, Walter Meucci2013-06-14T01:45:34Z2003http://hdl.handle.net/10183/72453000389582Com o desenvolvimento e crescimento do uso da Internet e, em especial, do comércio eletrônico, abriu-se uma nova linha de pesquisa caracterizada pela busca de uma maior compreensão dos comportamentos associados aos ambientes on-line. Nesta trilha, Novak, Hoffman & Yung (2000) propuseram um modelo de mensuração da experiência do consumidor on-line, tendo como base a teoria do fluxo de Csikzentmihalyi. O presente trabalho objetivou avaliar as escalas utilizadas na construção do modelo no contexto brasileiro. Para tanto foi realizado uma survey via Internet que resultou em uma amostra de 400 casos. Os resultados encontrados são bastante similares aos do estudo anterior, apontando para a qualidade da escala original e atestando a validade e confiabilidade dos construtos considerados, através da aplicação da modelagem de equações estruturais. Da estrutura original de treze construtos latentes, apenas dois sofreram modificações profundas, não se confirmando como o esperado.With the development and growth of the use of the Internet and, especially, of the electronic commerce, was opened up a new line of researches characterized by the search of a larger understanding of the behaviors associated to the on-line environments. In this trail, Novak, Hoffman & Yung (2000) proposed a model of measuring of the on-line consumer's experience, tends as base the theory of the flow of Csikzentmihalyi. The present work aimed at to evaluate the scales used in the construction of the model in the Brazilian context. For so much a survey was accomplished through Internet that resulted in a sample of 400 cases. The found results are quite similar to the of the previous study, appearing for the quality of the original scale and attesting the validity and reliability of the considered constructs, through the application of the modeling of structural equations. Of the original structure of thirteen latent constructs, only two suffered deep modifications, if not confirming as the expected.application/pdfporInternetMarketingComportamento do consumidorComércio eletrônicoInternetConsumer behaviorFlowMensuração da experiência do consumidor na Internet : avaliação das escalas do modelo de Novak, Hoffman & Yung (2000)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000389582.pdf000389582.pdfTexto completoapplication/pdf1185268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72453/1/000389582.pdfb4b3925b6db1477cd2cc0a38d67f7d21MD51TEXT000389582.pdf.txt000389582.pdf.txtExtracted Texttext/plain228021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72453/2/000389582.pdf.txtd9da20f44d296fa90e1c3da1f79ca8edMD52THUMBNAIL000389582.pdf.jpg000389582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72453/3/000389582.pdf.jpg47e00abdd24ee96646cc93c8b2926663MD5310183/724532018-10-16 08:58:43.98oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:58:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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