O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32691 |
Resumo: | Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se à tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de Física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da Física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do ensino fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante. |
id |
URGS_13ae2e1ab53b23809bbfa5215574a6ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32691 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bruscato, Gentil CésarMors, Paulo Machado2011-10-07T01:17:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/32691000787902Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se à tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de Física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da Física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do ensino fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante.In our schools, the teaching-learning relationship, in most cases, is limited to the attempt of achieving the students approval at the end of the year, with no concern about meaningful and contextual learning and the social interaction that promotes discussion of the physics content. We present a proposal to physics education by using ham radio as a motivational theme. We adopt the theories of meaningful learning, by David Ausubel, and social interaction, by Lev Vygotsky. The project, the assembling of a ham radio station for educational purposes, particularly in physics, was applied in the second half of 2010, with voluntary participation of high school students from Colégio Militar de Porto Alegre, in the form of extracurricular education at the opposite turn of their regular classes. It is presented a report of the experience and its outcomes, as well as a guide for the teacher interested to replicate a similar educational experience.application/pdfporEnsino de físicaFormação de professoresEnsino médioOndas eletromagnéticasPropagação de ondas de rádioAntenasPhysicsTeaching-learningAusubelVygotskyAmateurHigh schoolO ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2011mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000787902.pdf.txt000787902.pdf.txtExtracted Texttext/plain255672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32691/2/000787902.pdf.txtde95b34e2ca3a05e23b7cfcbe28e601aMD52ORIGINAL000787902.pdf000787902.pdfTexto completoapplication/pdf8388761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32691/1/000787902.pdf874722d591e2fd7713076b5c55968768MD51THUMBNAIL000787902.pdf.jpg000787902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32691/3/000787902.pdf.jpgee8f44cc928191f86d20c1403778b252MD5310183/326912022-12-28 06:09:01.163591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-28T08:09:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora |
title |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora |
spellingShingle |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora Bruscato, Gentil César Ensino de física Formação de professores Ensino médio Ondas eletromagnéticas Propagação de ondas de rádio Antenas Physics Teaching-learning Ausubel Vygotsky Amateur High school |
title_short |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora |
title_full |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora |
title_fullStr |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora |
title_full_unstemmed |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora |
title_sort |
O ensino de física através das atividades práticas realizadas na instalação, operação e manutenção de uma estação radioamadora |
author |
Bruscato, Gentil César |
author_facet |
Bruscato, Gentil César |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruscato, Gentil César |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mors, Paulo Machado |
contributor_str_mv |
Mors, Paulo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Ensino médio Ondas eletromagnéticas Propagação de ondas de rádio Antenas |
topic |
Ensino de física Formação de professores Ensino médio Ondas eletromagnéticas Propagação de ondas de rádio Antenas Physics Teaching-learning Ausubel Vygotsky Amateur High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics Teaching-learning Ausubel Vygotsky Amateur High school |
description |
Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se à tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de Física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da Física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do ensino fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-07T01:17:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32691 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000787902 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32691 |
identifier_str_mv |
000787902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32691/2/000787902.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32691/1/000787902.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32691/3/000787902.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de95b34e2ca3a05e23b7cfcbe28e601a 874722d591e2fd7713076b5c55968768 ee8f44cc928191f86d20c1403778b252 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085211711471616 |