Ensinando física através do radioamadorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruscato, Gentil César
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mors, Paulo Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117318
Resumo: Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante.
id UFRGS-2_34c2ae1cd0603d48eab318a170eebae3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117318
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bruscato, Gentil CésarMors, Paulo Machado2015-05-29T02:01:12Z20141806-1117http://hdl.handle.net/10183/117318000914023Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante.In our schools, the teaching-learning relationship, in most cases, is limited to the attempt of achieving the students approval at the end of the year, with no concern about meaningful and contextual learning and the social interaction that promotes discussion of the content. We present a proposal to Physics education by using ham radio as a motivational theme. We adopt the theories of meaningful learning, by David Ausubel, and social interaction, by Lev Vygotsky. The project, the assembling of a ham radio station for educational purposes, particularly in Physics, was applied in the second term of 2010, with voluntary participation of high school students from Colégio Militar de Porto Alegre, in the form of extracurricular education at the opposite turn of their regular classes. It is presented a report of the experience and its outcomes, as well as a guide for the teacher interested in replicating a similar educational experience.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. Vol. 36, n. 1 (mar. 2014), 1506, 8 p.Ensino de físicaEnsino e aprendizagemTeorias de aprendizagemRadioamadorismoEnsino médioPhysicsTeaching-learningAusubelVygotskyAmateur radioHigh schoolEnsinando física através do radioamadorismoTeaching physics through amateur radio info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914023.pdf000914023.pdfTexto completoapplication/pdf108334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/1/000914023.pdfb84a9ff39116d5de8ee7a4239366e78bMD51TEXT000914023.pdf.txt000914023.pdf.txtExtracted Texttext/plain36183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/2/000914023.pdf.txt875c27dc53b534dee7bed139b485aaf8MD52THUMBNAIL000914023.pdf.jpg000914023.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/3/000914023.pdf.jpg29114ef395b747f017a80ff5f506e7abMD5310183/1173182018-10-22 09:02:52.249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:02:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinando física através do radioamadorismo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching physics through amateur radio
title Ensinando física através do radioamadorismo
spellingShingle Ensinando física através do radioamadorismo
Bruscato, Gentil César
Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Teorias de aprendizagem
Radioamadorismo
Ensino médio
Physics
Teaching-learning
Ausubel
Vygotsky
Amateur radio
High school
title_short Ensinando física através do radioamadorismo
title_full Ensinando física através do radioamadorismo
title_fullStr Ensinando física através do radioamadorismo
title_full_unstemmed Ensinando física através do radioamadorismo
title_sort Ensinando física através do radioamadorismo
author Bruscato, Gentil César
author_facet Bruscato, Gentil César
Mors, Paulo Machado
author_role author
author2 Mors, Paulo Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruscato, Gentil César
Mors, Paulo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Teorias de aprendizagem
Radioamadorismo
Ensino médio
topic Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Teorias de aprendizagem
Radioamadorismo
Ensino médio
Physics
Teaching-learning
Ausubel
Vygotsky
Amateur radio
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics
Teaching-learning
Ausubel
Vygotsky
Amateur radio
High school
description Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-29T02:01:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117318
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914023
identifier_str_mv 1806-1117
000914023
url http://hdl.handle.net/10183/117318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. Vol. 36, n. 1 (mar. 2014), 1506, 8 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/1/000914023.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/2/000914023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/3/000914023.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b84a9ff39116d5de8ee7a4239366e78b
875c27dc53b534dee7bed139b485aaf8
29114ef395b747f017a80ff5f506e7ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224872952594432