A formação de professoras(es) pedagogas(os) e a ecologia de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martello, Caroline
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277166
Resumo: Esta tese busca ampliar os debates sobre a diversidade epistemológica, refletindo sobre a produção do conhecimento na intersecção entre a universidade e os Movimentos Sociais do Campo, entendidos aqui como a interação entre o Norte e o Sul Global. Este encontro está aqui representado, pelas culturas das Universidades e pelos movimentos sociais do campo, particularmente com recorte no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Educação do Campo com foco na ecologia de saberes. As duas culturas confrontam-se na formação inicial de professoras/es pedagoga/os do campo. Para isso, em um primeiro momento, foi realizado um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas a nível de pós-graduação que estavam sendo produzidas sobre as temáticas. Posteriormente, foram analisadas 113 matérias jornalísticas publicadas em páginas oficiais de movimentos sociais do campo para identificar as estratégias de sobrevivência desses sujeitos durante a pandemia da covid-19. Por fim, interpretamos e refletimos sobre sete entrevistas realizadas com participantes e coordenadores do projeto Escola da Terra do Rio Grande do Sul. Os resultados constituem-se de quatro publicações e um manuscrito, que levaram-me a inferir sobre a cooperação Norte e Sul global na produção de conhecimento dentro e fora da universidade, gerando uma ecologia de saberes. Essa cooperação, no entanto, não tem sido linear e acontece por projetos e ações específicas, especialmente na formação inicial de professoras/es pedagoga/os para o campo.
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spelling Martello, CarolineTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2024-08-10T06:32:47Z2024http://hdl.handle.net/10183/277166001208781Esta tese busca ampliar os debates sobre a diversidade epistemológica, refletindo sobre a produção do conhecimento na intersecção entre a universidade e os Movimentos Sociais do Campo, entendidos aqui como a interação entre o Norte e o Sul Global. Este encontro está aqui representado, pelas culturas das Universidades e pelos movimentos sociais do campo, particularmente com recorte no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Educação do Campo com foco na ecologia de saberes. As duas culturas confrontam-se na formação inicial de professoras/es pedagoga/os do campo. Para isso, em um primeiro momento, foi realizado um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas a nível de pós-graduação que estavam sendo produzidas sobre as temáticas. Posteriormente, foram analisadas 113 matérias jornalísticas publicadas em páginas oficiais de movimentos sociais do campo para identificar as estratégias de sobrevivência desses sujeitos durante a pandemia da covid-19. Por fim, interpretamos e refletimos sobre sete entrevistas realizadas com participantes e coordenadores do projeto Escola da Terra do Rio Grande do Sul. Os resultados constituem-se de quatro publicações e um manuscrito, que levaram-me a inferir sobre a cooperação Norte e Sul global na produção de conhecimento dentro e fora da universidade, gerando uma ecologia de saberes. Essa cooperação, no entanto, não tem sido linear e acontece por projetos e ações específicas, especialmente na formação inicial de professoras/es pedagoga/os para o campo.This thesis seeks to broaden the debates on epistemological diversity, reflecting on the production of knowledge at the intersection between the University and the Social Movements of the Countryside, understood here as the interaction between the Global North and South. This encounter is represented here by the cultures of universities and the rural social movement, particularly the Pedagogy course at the Federal University of Rio Grande do Sul and Rural Education with a focus on the ecology of knowledge. The two cultures clash in the initial training of rural teachers. To do this, a bibliographical survey was first carried out of academic productions at postgraduate level that were being produced on the following themes. We then analyzed 113 news articles published on the official websites of rural social movements to identify their survival strategies during the covid-19 pandemic. Finally, we interpreted and reflected on seven interviews conducted with participants and coordinators of the Escola da Terra project in Rio Grande do Sul. As a result. The results are made up of four publications and a manuscript, which lead me to infer about the cooperation between the global North and South in the production of knowledge inside and outside the university, generating an ecology of knowledge. This cooperation, however, has not been linear and takes place through specific projects and actions, especially in the initial training of teachers and pedagogues for the countryside.application/pdfporFormação profissionalDocentesPedagogiaEducação do campoConhecimentoRural social movementsPedagogyRural educationEcology of knowledgeCognitive justiceA formação de professoras(es) pedagogas(os) e a ecologia de saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208781.pdf.txt001208781.pdf.txtExtracted Texttext/plain324147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277166/2/001208781.pdf.txt5a98ea50e893e062ecf1f9fd49e2a387MD52ORIGINAL001208781.pdfTexto parcialapplication/pdf3703047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277166/1/001208781.pdf519e7a74d33c75069366481df2a06476MD5110183/2771662024-08-11 06:48:48.345683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277166Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-11T09:48:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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