"Alupandê" o povo da rua : performances e identidades músico-religiosas entre os Quimbandeiros do Exu Rei das Sete Encruzilhadas em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77074 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo entender a partir da observação participante, da etnografia musical e do estudo de trajetórias, os processos e procedimentos técnico estéticos que fundamentaram a construção da performance das musicalidades e liturgias performatizadas nas sessões e festividades da Quimbanda do Sr. Exu Rei das Sete Encruzilhadas, através da médium e mãe de Santo Ieda Viana da Silva, conhecida como Mãe Ieda do Ogum, residente na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Este ser espiritual apresenta-se nos ritos da modalidade religiosa denominada Quimbanda ou Linha Cruzada, que faz parte do campo religioso afro-gaúcho. Para dar conta do objetivo proposto, a pesquisa focou nos elementos e procedimentos performativos (dança, música e magia) realizados durante as sessões semanais de Quimbanda e no período do calendário festivo do mês de agosto, quando diversas festas são celebradas em homenagem à entidade no terreiro de Mãe Ieda, sendo a principal realizada no dia dezoito de agosto e contando com a presença de aproximadamente mil e quinhentas pessoas de diversas regiões do Brasil e Conesul. |
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Este ser espiritual apresenta-se nos ritos da modalidade religiosa denominada Quimbanda ou Linha Cruzada, que faz parte do campo religioso afro-gaúcho. Para dar conta do objetivo proposto, a pesquisa focou nos elementos e procedimentos performativos (dança, música e magia) realizados durante as sessões semanais de Quimbanda e no período do calendário festivo do mês de agosto, quando diversas festas são celebradas em homenagem à entidade no terreiro de Mãe Ieda, sendo a principal realizada no dia dezoito de agosto e contando com a presença de aproximadamente mil e quinhentas pessoas de diversas regiões do Brasil e Conesul.The present work aims to understand from participant observation, etnography of music and trajectory studies, the processes and technical aesthetical procedures that underlie the construction of performance and musicality of the liturgies performed at the sessions and festivities in the Quimbanda of the Mr. Exu King of the Seven Crossroads, trough the medium Ieda do Ogum, resident in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. This spiritual being is presented in the form of religious rites named Quimbanda or Linha Cruzada, which is part of the afro-gaucho religious field. This research focused on the performative elements and procedures (dance, music and magic) conducted during the Quimbanda sessions, that happened weekly and during the festive calendar of the month of August, when occur at the Mãe Ieda’s house, various festivals that are celebrated in honor of the spirit, being the primary held on August 18 and with the presence of about fifteen hundred people from different regions of Brazil and Southern Cone.video/x-msvideoapplication/pdfapplication/zipporQuimbandaEtnomusicologia : Porto AlegrePerformanceIdentidadeQuimbandaEtnography of musicPerformanceIdentity"Alupandê" o povo da rua : performances e identidades músico-religiosas entre os Quimbandeiros do Exu Rei das Sete Encruzilhadas em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895376.pdf000895376.pdfTexto completoapplication/pdf16583609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77074/1/000895376.pdfafe1b7173f20eaa32ba4f28ca626bfcfMD51000895376.zip000895376.zipÁudioapplication/zip61620132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77074/2/000895376.zip8aa15416309e856be663aba501017c03MD52000895376.avi000895376.aviVídeovideo/x-msvideo301674016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77074/3/000895376.avi522f13f7d52e5e75eda82b1929d51c0bMD53000895376-02.avi000895376-02.aviVídeovideo/x-msvideo522796792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77074/4/000895376-02.avic10b57d74aaa48879822a07a7d803588MD54000895376-03.avi000895376-03.aviVídeovideo/x-msvideo1118585800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77074/5/000895376-03.avid8f9ef16c0e562d293d8bf808cc17070MD55TEXT000895376.pdf.txt000895376.pdf.txtExtracted Texttext/plain282077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77074/6/000895376.pdf.txtd3b18ac76a14475ea174fbe98758728eMD56THUMBNAIL000895376.pdf.jpg000895376.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77074/7/000895376.pdf.jpg145741855843e73be8a905e2dcbc2f56MD5710183/770742018-10-16 09:01:18.191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77074Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:01:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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