O ensino de teste de hipóteses com o auxílio do software Scilab

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karsburg, Vilma Gisele
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199501
Resumo: O número de pesquisas em educação estatística no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Atualmente, é produzido um grande volume de dados e o uso de tecnologias para analisá-los pode ser uma grande aliada. Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a contribuição do uso de tecnologias, em particular do software Scilab, na ampliação do letramento estatístico de um grupo de discentes. Com o intuito de avaliar o objetivo desta pesquisa utilizamos a metodologia de pesquisa denominada pesquisa qualitativa e a atividade pedagógica proposta foi realizada na disciplina de Estatística e Probabilidade da quinta fase do Curso de Ciência da Computação, no Instituto Federal Santa Catarina – Campus Lages, no primeiro semestre de 2018. Durante a pesquisa apresentou-se exemplos de como realizar a interpretação de testes de hipóteses manualmente, sem a utilização do software e posteriormente, os alunos foram incentivados a desenvolver códigos no Scilab que resolvessem as mesmas atividades. Durante a investigação foi realizada uma avaliação após a utilização do Scilab que consistiu na resolução de exercícios sobre testes de hipóteses, cujas respostas foram avaliadas para identificar os erros cometidos e o letramento estatístico dos sujeitos. Ao final da prática pedagógica, os alunos foram convidados a responder um questionário sobre a avaliação do uso do software no ensino de estatística. Foi possível se observar que o software auxiliou na resolução das atividades, no quesito tempo e também contribuiu na ampliação do letramento estatístico dos discentes, pois grande parte deles fez corretamente a interpretação dos dados e melhorou a habilidade de comunicação das ideias em relação às informações. Porém houve erros no momento de reportar os resultados ao contexto dos problemas. Após o desenvolvimento da prática pedagógica foi construído um site onde podemos ver definições referentes a cada um dos tipos de testes estudados na pesquisa, bem como fazer o download da sequência didática utilizada para a prática.
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Durante a pesquisa apresentou-se exemplos de como realizar a interpretação de testes de hipóteses manualmente, sem a utilização do software e posteriormente, os alunos foram incentivados a desenvolver códigos no Scilab que resolvessem as mesmas atividades. Durante a investigação foi realizada uma avaliação após a utilização do Scilab que consistiu na resolução de exercícios sobre testes de hipóteses, cujas respostas foram avaliadas para identificar os erros cometidos e o letramento estatístico dos sujeitos. Ao final da prática pedagógica, os alunos foram convidados a responder um questionário sobre a avaliação do uso do software no ensino de estatística. Foi possível se observar que o software auxiliou na resolução das atividades, no quesito tempo e também contribuiu na ampliação do letramento estatístico dos discentes, pois grande parte deles fez corretamente a interpretação dos dados e melhorou a habilidade de comunicação das ideias em relação às informações. Porém houve erros no momento de reportar os resultados ao contexto dos problemas. Após o desenvolvimento da prática pedagógica foi construído um site onde podemos ver definições referentes a cada um dos tipos de testes estudados na pesquisa, bem como fazer o download da sequência didática utilizada para a prática.The number of researches in statistical education in Brazil has been growing in the past years. Nowadays, a large volume of data is produced and the use of technologies to analyze them can be a great ally. This research aimed to evaluate the contribution of the use of technologies, particularly the Scilab software, in the expansion of the statistical literacy of a group of students. In order to evaluate the objective of this research we used the research methodology called qualitative research and the proposed pedagogical activity was conducted in the discipline of Statistics and Probability of the fifth phase of the Computer Science Course at Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Lages, in the first semester of 2018. During the research, examples of how to perform manually the hypothesis test interpretation, without using the software, were presented and later the students were encouraged to develop codes in Scilab that would solve the same activities. During the investigation, an evaluation was performed after the use of Scilab, which consisted of the resolution of exercises on hypothesis tests, whose answers were evaluated to identify the mistakes made and the subjects' statistical literacy. At the end of the pedagogical practice, the students were asked to answer a questionnaire about the evaluation of the use of the software in the statistics’ teaching. It was possible to observe that the software helped in the resolution of the activities in the aspect of time and also contributed to the expansion of the students' statistical literacy, because most of them interpreted the data correctly and improved the communication skills of the ideas in relation to the information. However, there were errors in reporting the results to the context of the problems. After the development of the pedagogical practice, it was built a site, where we can see definitions referring to each of the types of tests studied in the research, as well as download the didactic sequence used for the practice.application/pdfporEducação EstatísticaTeste de hipoteseTecnologias computacionaisSoftware estatísticoStatistical EducationProgrammingScilab softwareUniversity educationTechnologies in teachingHypothesis TestO ensino de teste de hipóteses com o auxílio do software Scilabinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102116.pdf.txt001102116.pdf.txtExtracted Texttext/plain236140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199501/2/001102116.pdf.txt284ef7c23898f8cb371f3311647a0b85MD52ORIGINAL001102116.pdfTexto completoapplication/pdf3135777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199501/1/001102116.pdf75c4e13e3ed63785ca3632f426eb6244MD5110183/1995012019-10-02 03:43:06.47914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-02T06:43:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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