Gestão e tratamento de resíduos químicos : conhecimentos dos estudantes dos cursos de Química e Engenharia Química da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diego Biegler de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217589
Resumo: Este trabalho visa analisar as formas de contribuição de uma ação de formação para a conscientização e aperfeiçoamento dos conhecimentos de estudantes dos cursos de Química e Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), quanto aos processos de gestão e tratamento de resíduos químicos gerados nas aulas experimentais. A pesquisa foi desenvolvida com 66 alunos ingressantes nos cursos de Química e Engenharia Química, os quais cursaram a disciplina de Química Geral Experimental no segundo semestre de 2017. Para tanto, foi oferecido um curso de formação a estes alunos na modalidade de ação de extensão de 2 horas-aula. Como instrumentos de coleta de dados, aplicou-se o Questionário Inicial, respondido antes da ação de formação, e o Questionário Final, aplicado após a atividade de formação. Estes instrumentos foram preparados com questões abertas e fechadas, assim como questões que apresentavam Escala Likert, ambos utilizando como referencial o exposto por Hartmut Günther. Para a análise das respostas obtidas nos questionários aplicados elaborou-se gráficos com escores médios, e imagens sobre a frequência das palavras com o software NVivo 12®. Este estudo qualitativo fundamenta-se no aporte teórico dos pesquisadores Eduardo F. Mortimer, Attico Chassot e Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. O conjunto de dados aponta para a enculturação/alfabetização científica de conceitos dos estudantes quanto aos principais tipos de tratamentos utilizados para mitigar os resíduos gerados nos laboratórios de ensino, como Coprocessamento, Incineração e Aterro Sanitário. Pode-se inferir também, que a atividade oferecida aos alunos contribuiu para a formação tanto profissional, como social dos alunos, aperfeiçoando conceitos úteis para serem utilizados em suas futuras práticas profissionais, assim como conscientizando sobre a importância dos processos de gestão e tratamento de resíduos químicos para a construção de uma sociedade sustentável.
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Estes instrumentos foram preparados com questões abertas e fechadas, assim como questões que apresentavam Escala Likert, ambos utilizando como referencial o exposto por Hartmut Günther. Para a análise das respostas obtidas nos questionários aplicados elaborou-se gráficos com escores médios, e imagens sobre a frequência das palavras com o software NVivo 12®. Este estudo qualitativo fundamenta-se no aporte teórico dos pesquisadores Eduardo F. Mortimer, Attico Chassot e Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. O conjunto de dados aponta para a enculturação/alfabetização científica de conceitos dos estudantes quanto aos principais tipos de tratamentos utilizados para mitigar os resíduos gerados nos laboratórios de ensino, como Coprocessamento, Incineração e Aterro Sanitário. Pode-se inferir também, que a atividade oferecida aos alunos contribuiu para a formação tanto profissional, como social dos alunos, aperfeiçoando conceitos úteis para serem utilizados em suas futuras práticas profissionais, assim como conscientizando sobre a importância dos processos de gestão e tratamento de resíduos químicos para a construção de uma sociedade sustentável.This work aims to analyze the contribution of a training action to the awareness and improvement of the knowledge of students of Chemistry and Chemical Engineering of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) courses, regarding the processes of management and treatment of chemical wastes generated in the experimental classes. The research was made with 66 Chemistry and Chemistry Engineering students enrolled in the Experimental General Chemistry subject in the second semester of 2017. For that purpose, a two-hour lesson action training course was offered. As data collecting tools, an Initial Questionnaire was applied before the training stage and a Final Questionnaire was applied after the training stage. These tools were arranged with open and closed questions, as well as questions presenting the Likert Scale, all of them using Hartmut Gunther referential pattern. In order to do the analyses of the questionnaire answers, average score charts were elaborated, and also images about the frequency of the words by using software NVivo 12®. This qualitative study is based on researchers Eduardo F. Mortimer, Attico Chassot e Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis theorical input. The data set indicates to scientific inculturation/alphabetization of concepts by students in terms of the main treatment types used to mitigate residues that are generated in teaching labs, as Coprocessing, Incineration and Sanitary Landfill. It may also be inferred that the activity offered has contributed both to the professional and the social development of students, improving useful concepts to be applied in their future professional practices. The activity has also raised awareness about the importance of chemical waste management and treatment processes for the construction of a sustainable society.application/pdfporTratamento de resíduosGestão de resíduosEducação ambientalChemistry studentsWaste treatmentWaste managementEnvironmental educationGestão e tratamento de resíduos químicos : conhecimentos dos estudantes dos cursos de Química e Engenharia Química da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094123.pdf.txt001094123.pdf.txtExtracted Texttext/plain257549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217589/2/001094123.pdf.txt008b595d25c487ead3df12150f4f3104MD52ORIGINAL001094123.pdfTexto completoapplication/pdf6705752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217589/1/001094123.pdf9cf51739be61c01c493decc4711e8836MD5110183/2175892021-03-09 04:48:29.701384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:48:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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