Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87566 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma experiência de ensino em turmas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, realizada na Região Oeste do Rio Grande do Sul. A necessidade de saber integrar conhecimentos matemáticos com os conhecimentos de outras disciplinas, especialmente as agrárias, motivou a concepção e aplicação desta atividade, na qual os alunos teriam que desenvolver um modelo de propriedade rural sustentável. Utilizamos um cenário para investigação como ambiente para a atividade, seguindo os conceitos de Skovsmose, de modo que o processo de Modelagem Matemática de Bassanezi, Biembengut & Hein, e Kaiser, considerando suas particularidades, pudesse ser inserido em nossa aula. A Modelagem no Ensino, seguindo a sistematização de Kaiser, indica que aspectos da Modelagem Realista, Modelagem Sócio-crítica e da Modelagem Didática mostram-se pertinentes aos nossos objetivos pedagógicos, auxiliando na elaboração da proposta didática que aplicamos para cerca de 120 estudantes. Acreditamos que sua aplicação contribui diretamente para o sucesso de nossa intenção principal, que é o de viabilizar a integração dos conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas do curso. O processo de construção dos modelos de propriedades confirmou a importância de aplicar os saberes da Matemática em outras áreas, e acreditamos que o aprendizado tenha sido mais efetivo neste contexto no qual o paradigma do exercício assume papel secundário. Pretende-se ainda que esta ideia possa ser aplicada em outros espaços educacionais. |
id |
URGS_16eba3fb1ff0adc550c9e2baf248501e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87566 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Melendez, Thiago TroinaSant'Ana, Marilaine de Fraga2014-02-21T01:50:47Z2013http://hdl.handle.net/10183/87566000905064Este trabalho descreve uma experiência de ensino em turmas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, realizada na Região Oeste do Rio Grande do Sul. A necessidade de saber integrar conhecimentos matemáticos com os conhecimentos de outras disciplinas, especialmente as agrárias, motivou a concepção e aplicação desta atividade, na qual os alunos teriam que desenvolver um modelo de propriedade rural sustentável. Utilizamos um cenário para investigação como ambiente para a atividade, seguindo os conceitos de Skovsmose, de modo que o processo de Modelagem Matemática de Bassanezi, Biembengut & Hein, e Kaiser, considerando suas particularidades, pudesse ser inserido em nossa aula. A Modelagem no Ensino, seguindo a sistematização de Kaiser, indica que aspectos da Modelagem Realista, Modelagem Sócio-crítica e da Modelagem Didática mostram-se pertinentes aos nossos objetivos pedagógicos, auxiliando na elaboração da proposta didática que aplicamos para cerca de 120 estudantes. Acreditamos que sua aplicação contribui diretamente para o sucesso de nossa intenção principal, que é o de viabilizar a integração dos conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas do curso. O processo de construção dos modelos de propriedades confirmou a importância de aplicar os saberes da Matemática em outras áreas, e acreditamos que o aprendizado tenha sido mais efetivo neste contexto no qual o paradigma do exercício assume papel secundário. Pretende-se ainda que esta ideia possa ser aplicada em outros espaços educacionais.This paper describes a Mathematics teaching experience in groups of Agricultural Technical Course, integrated with High School, on Western Area of Rio Grande do Sul State. The need of learn how to integrate mathematical knowledge with other courses, speacialy agrarian fields, motivated the conception and experiment of our activity presented in this document, where the students had to create models of self-suficient farm properties. We used a landscape space to make investigations based on the theories of Skovsmose, so that the ideas of Mathematical Modeling of Bassanezi, Biembengut & Hein and Kaiser, considering their particularities, could be inserted in our class activity. The Modeling of teaching purpose, according Kaiser’s classification, shows that the Realistic, Social-critical and Didactical Modeling perspectives are the most attractive to our pedagogical objectives, helping us on didactical proposition development process used in the experiment made with around 120 students. We defend that their application contributes directly for success of our meaning goal, that is enable an integration of concepts from different courses. The process of construction of those farm property models confirmed the importance of students be capable to use mathematical knowledge inside other fields, and we believe that the learning had been more effective in this context when the exercise paradigm goes to a second plan. We pretend that this idea could be applied in others educational classes.application/pdfporModelagem matemáticaEducação MatemáticaEnsino : AprendizagemEnsino de matemáticaMathematical modeling for teachingInvestigative landscapeCritical mathematics educationInterdisciplinary natureAgrarian sciences educationModelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000905064.pdf000905064.pdfTexto completoapplication/pdf4926158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87566/1/000905064.pdf91a46f4c3640ee144dbbfdc388497f8aMD51TEXT000905064.pdf.txt000905064.pdf.txtExtracted Texttext/plain186764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87566/2/000905064.pdf.txt02208b59a2a06e5cadedffb752d4bdbbMD52THUMBNAIL000905064.pdf.jpg000905064.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87566/3/000905064.pdf.jpgc955a446167ab54c478d26bb15cce0b6MD5310183/875662022-02-22 05:01:55.507487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:01:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável |
title |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável |
spellingShingle |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável Melendez, Thiago Troina Modelagem matemática Educação Matemática Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Mathematical modeling for teaching Investigative landscape Critical mathematics education Interdisciplinary nature Agrarian sciences education |
title_short |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável |
title_full |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável |
title_fullStr |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável |
title_sort |
Modelagem matemática e manutenção de uma propriedade rural autossustentável |
author |
Melendez, Thiago Troina |
author_facet |
Melendez, Thiago Troina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melendez, Thiago Troina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Educação Matemática Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática |
topic |
Modelagem matemática Educação Matemática Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Mathematical modeling for teaching Investigative landscape Critical mathematics education Interdisciplinary nature Agrarian sciences education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling for teaching Investigative landscape Critical mathematics education Interdisciplinary nature Agrarian sciences education |
description |
Este trabalho descreve uma experiência de ensino em turmas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, realizada na Região Oeste do Rio Grande do Sul. A necessidade de saber integrar conhecimentos matemáticos com os conhecimentos de outras disciplinas, especialmente as agrárias, motivou a concepção e aplicação desta atividade, na qual os alunos teriam que desenvolver um modelo de propriedade rural sustentável. Utilizamos um cenário para investigação como ambiente para a atividade, seguindo os conceitos de Skovsmose, de modo que o processo de Modelagem Matemática de Bassanezi, Biembengut & Hein, e Kaiser, considerando suas particularidades, pudesse ser inserido em nossa aula. A Modelagem no Ensino, seguindo a sistematização de Kaiser, indica que aspectos da Modelagem Realista, Modelagem Sócio-crítica e da Modelagem Didática mostram-se pertinentes aos nossos objetivos pedagógicos, auxiliando na elaboração da proposta didática que aplicamos para cerca de 120 estudantes. Acreditamos que sua aplicação contribui diretamente para o sucesso de nossa intenção principal, que é o de viabilizar a integração dos conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas do curso. O processo de construção dos modelos de propriedades confirmou a importância de aplicar os saberes da Matemática em outras áreas, e acreditamos que o aprendizado tenha sido mais efetivo neste contexto no qual o paradigma do exercício assume papel secundário. Pretende-se ainda que esta ideia possa ser aplicada em outros espaços educacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-21T01:50:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87566 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000905064 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87566 |
identifier_str_mv |
000905064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87566/1/000905064.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87566/2/000905064.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87566/3/000905064.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91a46f4c3640ee144dbbfdc388497f8a 02208b59a2a06e5cadedffb752d4bdbb c955a446167ab54c478d26bb15cce0b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085279640322048 |