Educação do campo e modelagem matemática : construção de estufa para a produção de orgânicos na zona rural de São Sebastião do Caí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196190 |
Resumo: | Alicerçados nas ideias de Freire sobre a Educação como processo de conscientização, apresentamos nessa dissertação uma pesquisa em Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica, de acordo com Skovsmose e Barbosa. Essa é uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 35 alunos do oitavo e nono anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Thomé Antônio de Azevedo, classificada como escola do Campo e localizada na zona rural de São Sebastião do Caí/RS. Para a coleta de dados, desenvolvemos um projeto que resultou na construção de uma estufa para a produção de alimentos orgânicos. O objetivo principal dessa pesquisa é identificar e analisar as contribuições dos ambientes de aprendizagem oferecidos pela Modelagem Matemática para o desenvolvimento da criticidade, da compreensão da sociedade em que estão inseridos e da potencialização da tomada de decisões dos estudantes que participaram do estudo. Além disso, investigamos as consonâncias existentes entre esses ambientes de aprendizagem com as concepções da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. A partir dos dados obtidos e das análises realizadas, identificamos alternativas pedagógicas que podem auxiliar outros professores que almejam desenvolver atividades semelhantes. Também, apresentamos as compatibilidades existentes entre essas propostas pedagógicas com os anseios da educação popular voltada para o ensino do Campo. |
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Flores, Lisiane SantosSant'Ana, Alvino Alves2019-06-25T02:39:37Z2019http://hdl.handle.net/10183/196190001095451Alicerçados nas ideias de Freire sobre a Educação como processo de conscientização, apresentamos nessa dissertação uma pesquisa em Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica, de acordo com Skovsmose e Barbosa. Essa é uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 35 alunos do oitavo e nono anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Thomé Antônio de Azevedo, classificada como escola do Campo e localizada na zona rural de São Sebastião do Caí/RS. Para a coleta de dados, desenvolvemos um projeto que resultou na construção de uma estufa para a produção de alimentos orgânicos. O objetivo principal dessa pesquisa é identificar e analisar as contribuições dos ambientes de aprendizagem oferecidos pela Modelagem Matemática para o desenvolvimento da criticidade, da compreensão da sociedade em que estão inseridos e da potencialização da tomada de decisões dos estudantes que participaram do estudo. Além disso, investigamos as consonâncias existentes entre esses ambientes de aprendizagem com as concepções da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. A partir dos dados obtidos e das análises realizadas, identificamos alternativas pedagógicas que podem auxiliar outros professores que almejam desenvolver atividades semelhantes. Também, apresentamos as compatibilidades existentes entre essas propostas pedagógicas com os anseios da educação popular voltada para o ensino do Campo.Based on Freire's ideas about education as an awareness process, we present in this dissertation a research on Mathematical Modeling in the socio-critical perspective, according to Skovsmose and Barbosa. This is a qualitative research developed with 35 eighth and ninth grade students from the State School of Primary Education Escola Estadual de Ensino Fundamental Thomé Antônio de Azevedo, classified as Country school and located in the country side of São Sebastião do Caí/RS. For data collection, we developed a project that resulted in the construction of a greenhouse for the production of organic foods. The main objective of this research is to identify and analyze the contributions of the learning environments offered by Mathematical Modeling to the development of criticality, the understanding of the society in which they are inserted and the decision making potential of the students who participated in the study. In addition, we investigate the consonances existing between these learning environments with the concepts of Critical Mathematical Education and Field Education. Based on the data obtained and the analyzes carried out, we identify pedagogical alternatives that can help other teachers who wish to develop similar activities. Also, we present the compatibilities existing between these pedagogical proposals with the aspirations of the popular education directed to the teaching of the Field.application/pdfporModelagem matemáticaEnsino de matemáticaEducação do campoMathematical ModelingSocio- Critical PerspectiveField EducationMathematical EducationEducação do campo e modelagem matemática : construção de estufa para a produção de orgânicos na zona rural de São Sebastião do Caíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095451.pdf.txt001095451.pdf.txtExtracted Texttext/plain173490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196190/2/001095451.pdf.txt943c23160e4b690440ab46ec1aafd16fMD52ORIGINAL001095451.pdfTexto completoapplication/pdf15102054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196190/1/001095451.pdff04c453340861a9ae5db48577683177bMD5110183/1961902022-02-22 04:45:24.190969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196190Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:45:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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