O educador e a Assessoria EP/PI de Porto Alegre em cena na prevenção do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181001 |
Resumo: | Esta dissertação, "O Educador e a Assessoria EP/PI de Porto Alegre em cena na prevenção do Autismo", tem como objetivo refletir sobre os laços e as possibilidades constitutivas dos atos educativos de três educadores da escola infantil João Alhures com duas crianças pequenas que apresentavam sinais de Autismo em 2014, a partir do assessoramento denominado Educação Estruturante. A Educação Estruturante é uma concepção de trabalho da Assessoria EP/PI baseada nas leituras dos aspectos do desenvolvimento e da singularidade dos alunos da Educação Infantil, englobando isso aos seus planejamentos educativos. A posteriori, penso que a primeira etapa da pesquisa foi em 1991, quando foram criados os atendimentos de Educação Precoce, Psicopedagogia Inicial e a Assessoria de Inclusão dessas modalidades à Educação Infantil. A segunda etapa foi em 2014, quando foram detectados os sinais de Autismo em duas crianças que frequentavam o berçário da escola infantil João Alhures. Após, a terceira etapa consistiu na realização de uma avaliação psicanalítica das crianças aos seus três anos de idade, a fim de observar se ainda apresentavam sinais de Autismo. Já a quarta etapa consistiu na realização de entrevistas aos educadores, a fim de compreender como e quais laços discursivos estabelecidos entre ambos podem ter contribuído para a não fixação dessa estrutura psíquica. Para tal, a direção desta pesquisa trouxe surpresas ao ler que a Assessoria denominada Educação Estruturante se mostrou como movimentadora dos giros discursivos e do desejo dos educadores ao intervirem e participarem do processo de subjetivação das crianças pequenas com sinais de Autismo. Dessa forma, apostou-se que, na cena lúdica entre educador e crianças da pesquisa – as quais nos pareceram como sendo as prediletas entre as outras –, os educadores se autorizaram a exercer posições discursivas que lembravam as funções de pai, mãe, professores e terapeutas em estimulação precoce. Para tal leitura, a noção de semblante ganhou importância, no sentido de ser a agente nos quatro discursos de Lacan (1969-1970/1992) e a sustentadora do discurso analítico. Nessa direção, associamos que o educador também pode ter suas posições discursivas de semblante, ao realizar ¼ de giro nestas e produzir atos estruturantes que lembrem um pai, uma mãe, uma mestra e as vezes, um terapeuta em EP. As posições discursivas de semblante tomaram um caminho de ato estruturante, ao ser usual, atualmente, o educador passar quase 12 horas com as crianças e passar a ocupar papéis que ampliem o seu campo pedagógico. A partir dessas urgências, o educador foi lançado ao campo da invenção e do brincar denominado estruturante (Jerusalinsky, 1999). Esse brincar, a posteriori, se mostrou como possibilitador na promoção e articulação necessária para a constituição das crianças enquanto sujeitos. Nesse rumo, considerou-se que os educadores, conforme seu desejo pelas crianças e a Assessoria EP/PI recebida, parecem ter realizado o semblante necessário para que o brincar estruturante aparecesse, possibilitando atos de inscrições nelas. Também, demos destaque ao desejo do educador e à sua boa transferência com a Assessoria EP/PI. Enfim, ao final da pesquisa, apresentou-se como relevante os caminhos do semblante e do Entre (Bhabha, 1998), enquanto possibilidade da construção de um lugar transdisciplinar entre o campo da estrutura psíquica indecidida (Bernardino, 2004) e o campo do discurso (Lacan, 1969-1970/1992) para não fixação do Autismo. Afinal, que posições discursivas são essas que os educadores transitam, que não é mãe, não é pai, não é analista e nem terapeuta em EP? |
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Rosa, Dorisnei Jornada daFerrari, Andrea Gabriela2018-08-08T02:33:13Z2018http://hdl.handle.net/10183/181001001072674Esta dissertação, "O Educador e a Assessoria EP/PI de Porto Alegre em cena na prevenção do Autismo", tem como objetivo refletir sobre os laços e as possibilidades constitutivas dos atos educativos de três educadores da escola infantil João Alhures com duas crianças pequenas que apresentavam sinais de Autismo em 2014, a partir do assessoramento denominado Educação Estruturante. A Educação Estruturante é uma concepção de trabalho da Assessoria EP/PI baseada nas leituras dos aspectos do desenvolvimento e da singularidade dos alunos da Educação Infantil, englobando isso aos seus planejamentos educativos. A posteriori, penso que a primeira etapa da pesquisa foi em 1991, quando foram criados os atendimentos de Educação Precoce, Psicopedagogia Inicial e a Assessoria de Inclusão dessas modalidades à Educação Infantil. A segunda etapa foi em 2014, quando foram detectados os sinais de Autismo em duas crianças que frequentavam o berçário da escola infantil João Alhures. Após, a terceira etapa consistiu na realização de uma avaliação psicanalítica das crianças aos seus três anos de idade, a fim de observar se ainda apresentavam sinais de Autismo. Já a quarta etapa consistiu na realização de entrevistas aos educadores, a fim de compreender como e quais laços discursivos estabelecidos entre ambos podem ter contribuído para a não fixação dessa estrutura psíquica. Para tal, a direção desta pesquisa trouxe surpresas ao ler que a Assessoria denominada Educação Estruturante se mostrou como movimentadora dos giros discursivos e do desejo dos educadores ao intervirem e participarem do processo de subjetivação das crianças pequenas com sinais de Autismo. Dessa forma, apostou-se que, na cena lúdica entre educador e crianças da pesquisa – as quais nos pareceram como sendo as prediletas entre as outras –, os educadores se autorizaram a exercer posições discursivas que lembravam as funções de pai, mãe, professores e terapeutas em estimulação precoce. Para tal leitura, a noção de semblante ganhou importância, no sentido de ser a agente nos quatro discursos de Lacan (1969-1970/1992) e a sustentadora do discurso analítico. Nessa direção, associamos que o educador também pode ter suas posições discursivas de semblante, ao realizar ¼ de giro nestas e produzir atos estruturantes que lembrem um pai, uma mãe, uma mestra e as vezes, um terapeuta em EP. As posições discursivas de semblante tomaram um caminho de ato estruturante, ao ser usual, atualmente, o educador passar quase 12 horas com as crianças e passar a ocupar papéis que ampliem o seu campo pedagógico. A partir dessas urgências, o educador foi lançado ao campo da invenção e do brincar denominado estruturante (Jerusalinsky, 1999). Esse brincar, a posteriori, se mostrou como possibilitador na promoção e articulação necessária para a constituição das crianças enquanto sujeitos. Nesse rumo, considerou-se que os educadores, conforme seu desejo pelas crianças e a Assessoria EP/PI recebida, parecem ter realizado o semblante necessário para que o brincar estruturante aparecesse, possibilitando atos de inscrições nelas. Também, demos destaque ao desejo do educador e à sua boa transferência com a Assessoria EP/PI. Enfim, ao final da pesquisa, apresentou-se como relevante os caminhos do semblante e do Entre (Bhabha, 1998), enquanto possibilidade da construção de um lugar transdisciplinar entre o campo da estrutura psíquica indecidida (Bernardino, 2004) e o campo do discurso (Lacan, 1969-1970/1992) para não fixação do Autismo. Afinal, que posições discursivas são essas que os educadores transitam, que não é mãe, não é pai, não é analista e nem terapeuta em EP?This dissertation, "The Educator and Counseling EP/PI from Porto Alegre in scene on autism’s prevention", aims to consider the bond sand the constitutive possibilities of the pedagogical action sof three teachers from João Alhures school with two small children who have shown signs of autism in 2014, based on the counseling called Structuring Education. Structuring Education is a work concept of the EP/PI Counseling based on the readings of the development aspects and singularity of the students of early education, encompassing this with their educational planning. A posteriori, I believe that the first stage of the research was in 1991, when the services of Early Education, Initial Psychopedagogy and the counceling of Inclusion of these modalities to early childhood education were created. The second stage was in 2014, when signs of autism were detected in two children who attended the nursery school of Juan Alhures. Later on, the third step consisted in performing a psychoanalytic evaluation of children at the age of three, in order to see if they still showed signs of autism. The fourth stage consisted on interviewing the educators in order to understand how and what discursive bonds established between both may have contributed to the non-fixation of this psychic structure. Hence, the focus of this research was a surprise when reading that the counseling denominated Structure Education was shown as a mover of the discursive turns and of the longing of the educators when intervening and participating in the process of subjectivation of small childrenwith signs of autism. Thus, it was bet that in the playful setting between educator and the children of the research, which appeared to us as their favorite among the others, these educators allowed themselves to apply discursive positions that resembled the roles of father, mother, teachers and therapists in EP. For such reading, the notion of countenance has become important in the sense of being the agent in Lacan's four speeches, (1969-1970/1992) and supporter of the analytic discourse. Within this approach, we can relate that the educator can also have his or her own discursive positions of likeness, by performing ¼ of these in turn and producing structuring performances that resemble a father, a mother, a teacher and sometimes a therapist in early stimulation. The discursive positions of likeness took a path of structuring performances, as it is usual nowadays, the educator spends almost 12 hours with the children and ends up performing roles that broad en their pedagogical field. From these demandings, the educator was launched in to the field of invention and play called structuring (Jerusalinsky, 1999). This play, a posteriori, has shown itself as an enabler in the promotion and articulation necessary for the establishment of children as subjects. As follows, it was considered that the educators, according to their motive towards the children and the given counseling, seem to have accomplished the likeness necessary so that the structuring play could appeared, making possible the acts of inscriptions in these. We have highlight ted the educator's motive and its good convey with the EP/PI Counseling. Finally, at the end of the research, the paths of likeness and the "Entre"(Bhabha, 1998) were presented as relevant, as a possible way of constructing a transdisciplinary place between the field of undecided psychic structure (Bernardino, 2004) and the field of discourse (Lacan, 1969-1970/1992) for the non-fixation of Autism. After all, what discursive positions are these ones that the educators are going through, who is not mother, not a mother, not a father, not an analyst, or a therapist in EP?application/pdfporPsicanáliseEducação infantilEducação especialAutismoChild EducationSpecial EducationLikenessAutismSpecialized Educational ServiceCounseling EP/PIO educador e a Assessoria EP/PI de Porto Alegre em cena na prevenção do autismoThe Educator and Counseling EP/PI from Porto Alegre in cene on autism's prevention info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072674.pdfTexto completoapplication/pdf2276751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181001/1/001072674.pdf100483e7b842a4afebd919a2b68477b5MD51TEXT001072674.pdf.txt001072674.pdf.txtExtracted Texttext/plain409502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181001/2/001072674.pdf.txtb3152a129aad1efa9b716fea9af92e94MD52THUMBNAIL001072674.pdf.jpg001072674.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181001/3/001072674.pdf.jpg9435332cc0a56924034835c051e973d5MD5310183/1810012018-10-05 07:37:20.448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:37:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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