Influências do desenvolvimento psicológico e da personalidade na relação entre terapeutas e pacientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18917 |
Resumo: | O objetivo deste projeto foi investigar diferentes métodos de avaliação de resultados psicoterapêuticos, levantando evidências que permitiram a análise de cada método e das possíveis relações entre eles. Para tal objetivo, a percepção de pacientes e de terapeutas foi analisada conforme o impacto de diferenças de personalidade e de desenvolvimento na comunicação entre terapeuta e paciente, no planejamento, administração e adaptação de estratégias, e na avaliação de resultados psicoterapêuticos. Realizou-se, para esta investigação um estudo qualitativo centrado nas três etapas do método fenomenológico-semiótico, com base em uma perspectiva reversiva entre quantidades e qualidades. O foco principal foi a percepção de pacientes e de terapeutas sobre a psicoterapia, através de entrevistas semi-estruturadas, de relatos desses pacientes sobre eventos marcantes da terapia, de uma medida de personalidade (extroversão) de pacientes e terapeutas, e de medidas de avaliação da terapia desses pacientes conforme três instrumentos de efetividade: o questionário Strupp de avaliação terapêutica, a escala de aliança terapêutica – CALPAS, e o questionário de memórias em lampejo. Participaram desse estudo, 12 díades paciente-terapeuta, de diferentes psicoterapias. Os resultados apontaram que a psicoterapia pode ser avaliada com base em dados relatados e medidos. Tais dados formararam um conjunto coerente sobre o tratamento, indicando que a psicoterapia é um procedimento efetivo, com base em três elementos: aliança, confronto e narratividade. Além disso, características de personalidade da díade foram descritas como complementares e estavam relacionadas aos resultados dos tratamentos. A consideração do desenvolvimento psicológico, pelos terapeutas, associou-se à maior efetividade percebida. Finalmente, a concordância nas díades entre tendências à extroversão ou à introversão associou-se a descrições de tratamentos mais efetivos. |
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Jardim, Adriano PereiraGomes, William Barbosa2010-03-26T04:16:39Z2008http://hdl.handle.net/10183/18917000732905O objetivo deste projeto foi investigar diferentes métodos de avaliação de resultados psicoterapêuticos, levantando evidências que permitiram a análise de cada método e das possíveis relações entre eles. Para tal objetivo, a percepção de pacientes e de terapeutas foi analisada conforme o impacto de diferenças de personalidade e de desenvolvimento na comunicação entre terapeuta e paciente, no planejamento, administração e adaptação de estratégias, e na avaliação de resultados psicoterapêuticos. Realizou-se, para esta investigação um estudo qualitativo centrado nas três etapas do método fenomenológico-semiótico, com base em uma perspectiva reversiva entre quantidades e qualidades. O foco principal foi a percepção de pacientes e de terapeutas sobre a psicoterapia, através de entrevistas semi-estruturadas, de relatos desses pacientes sobre eventos marcantes da terapia, de uma medida de personalidade (extroversão) de pacientes e terapeutas, e de medidas de avaliação da terapia desses pacientes conforme três instrumentos de efetividade: o questionário Strupp de avaliação terapêutica, a escala de aliança terapêutica – CALPAS, e o questionário de memórias em lampejo. Participaram desse estudo, 12 díades paciente-terapeuta, de diferentes psicoterapias. Os resultados apontaram que a psicoterapia pode ser avaliada com base em dados relatados e medidos. Tais dados formararam um conjunto coerente sobre o tratamento, indicando que a psicoterapia é um procedimento efetivo, com base em três elementos: aliança, confronto e narratividade. Além disso, características de personalidade da díade foram descritas como complementares e estavam relacionadas aos resultados dos tratamentos. A consideração do desenvolvimento psicológico, pelos terapeutas, associou-se à maior efetividade percebida. Finalmente, a concordância nas díades entre tendências à extroversão ou à introversão associou-se a descrições de tratamentos mais efetivos.The aim of this project was to investigate different methods of psychotherapy outcomes, searching evidences for a critical analysis of each method and the possible interactions among them. The patients’ and the therapists’ perceptions was analyzed according to the impact of the personality and developmental differences in the planning, administration and adaptation of strategies in the therapy. The focus was in the peception of patients and therapists about their therapy, through semi-structured interviews, patient’s therapy events reports, a measure of therapists’ and patients’ personality (extravertion), and patients’ measures of therapy outcome, according to three instruments: Strupp´s Effectiveness Therapeutic Questionnaire, CALPAS, and Flashbulb Memories Questionnaire. 12 diads therapist-patient, from different therapies were analysed. The results indicated that therapy can be evaluated according to reported and measured data. Data were taken as a coherent information about the treatments, indicating that psychotherapy was effective, and based on three elements: attachment, confrontation, and narrative. In addiction, diads’ personality characteristics were describbed as complementary and were related to the outcome. And the use of developmental informations for the treatments was associated to more effective outcomes. Finally, the similarity between therapists’ and patients’ extravertion was related to more effective outcomes reported.application/pdfporPsicoterapiaProcessos psicoterapêuticosAvaliação terapêuticaPersonalidadePsychotherapyEffectivenessPersonalityDevelopmentInfluências do desenvolvimento psicológico e da personalidade na relação entre terapeutas e pacientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000732905.pdf000732905.pdfTexto completoapplication/pdf669501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18917/1/000732905.pdf55e8d3434c3d982e4968019ebb347584MD51TEXT000732905.pdf.txt000732905.pdf.txtExtracted Texttext/plain598326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18917/2/000732905.pdf.txtcc1f0ebe9b072de8cd6a35d8f338b2a4MD52THUMBNAIL000732905.pdf.jpg000732905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18917/3/000732905.pdf.jpg2fea758bf448da0d9772add598a8c611MD5310183/189172018-10-17 07:34:20.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:34:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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