Compreensão sobre a mentalidade infantil e a psicogênese na formação de professores de educação infantil em uma perspectiva piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193462
Resumo: O presente trabalho pesquisa como é a compreensão e a interpretação dos graduandos do Curso de Pedagogia quanto às características do pensamento da criança e da psicogênese presentes na obra de Piaget. A investigação se faz ainda que, contudo, estes não tenham lido ou conhecido com profundidade, durante a formação, a Epistemologia Genética, que é o principal referencial teórico desse trabalho. A coleta de dados se deu em Metodologia Qualitativa inspirada no Método Clínico Piagetiano. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso múltiplo com entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado com onze graduandos: cinco do sexto ou do sétimo semestre, e os restantes do oitavo ou do nono. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas duas categorias de análise: a Mentalidade Infantil e a Psicogênese. A primeira categoria de análise contempla o início da pesquisa de Piaget e a sua compreensão de que a criança raciocina de maneira diferenciada do adulto. A segunda, por sua vez, aborda a Psicogênese e o desenvolvimento da teoria dos estádios. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. Os resultados mostram que a majoritária parte dos extratos relatados durante as entrevistas se aproximam consideravelmente e são coerentes com as contribuições de Piaget ao estudo da mentalidade infantil e da psicogênese.
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