O balanço e o tempo : a escrita da experiência na Casa dos Cata-Ventos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kessler, Helena Pillar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234039
Resumo: O presente trabalho de pesquisa parte da experiência da Casa dos Cata-Ventos, uma estratégia de atenção à infância e à adolescência norteada pela ética psicanalítica, existente desde 2011 no município de Porto Alegre – RS. Trata-se de um lugar para brincar, contar histórias e conversar, que está situado em um contexto marcado pela exposição à violência que é efeito da desigualdade social brasileira. No Primeiro Movimento desta dissertação, são abordados os fundamentos dessa proposta, apontando para algumas questões transferenciais que emergem das especificidades do trabalho desenvolvido e da escuta psicanalítica no contexto em que se insere. A partir disso, volta-se para o método de trabalho que foi sendo construído na Casa dos Cata-Ventos, que se desenvolve em diferentes tempos e etapas, de modo que a intervenção seja intercalada com a escrita, a qual é compartilhada entre os trabalhadores. Buscando compreender o que está implicado nessa convocação de que os trabalhadores escrevam, pelos caminhos de uma pesquisa psicanalítica, acrescentou-se um novo tempo na série temporal que compõe essa proposta de intervenção. Assim, realizou-se uma nova leitura dos textos trocados e uma posterior escrita; como articulador dessa leitura, contou-se com a dimensão do tempo na produção da experiência. No Segundo Movimento, a investigação se desdobra dos efeitos da leitura dessas escritas trocadas, realizada no tempo posterior da pesquisa. A figura do balanço surge na tentativa de dar forma para a ocorrência de um movimento testemunhado nesses textos, que diz de um sutil trânsito entre o que se poderia chamar de violência e de delicadeza. Entende-se que, em situações de violência, o tempo pode se apresentar na forma de um atraso na compreensão de algo que se apresenta como excesso, relacionando-se com o traumático. Nessas situações, o brincar e o escrever, ambos produzidos em transferência na Casa dos Cata-Ventos, possibilitam a criação de um tempo narrativo, em que se pode falar e historicizar o que se viveu. Compreende-se que esse movimento se torna possível a partir da sustentação de um tempo em que se possa operar com o ainda não saber, tempo o qual entende-se estar relacionado com a proposição lacaniana do tempo para compreender.
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spelling Kessler, Helena PillarGageiro, Ana Maria2022-01-14T04:28:45Z2017http://hdl.handle.net/10183/234039001027304O presente trabalho de pesquisa parte da experiência da Casa dos Cata-Ventos, uma estratégia de atenção à infância e à adolescência norteada pela ética psicanalítica, existente desde 2011 no município de Porto Alegre – RS. Trata-se de um lugar para brincar, contar histórias e conversar, que está situado em um contexto marcado pela exposição à violência que é efeito da desigualdade social brasileira. No Primeiro Movimento desta dissertação, são abordados os fundamentos dessa proposta, apontando para algumas questões transferenciais que emergem das especificidades do trabalho desenvolvido e da escuta psicanalítica no contexto em que se insere. A partir disso, volta-se para o método de trabalho que foi sendo construído na Casa dos Cata-Ventos, que se desenvolve em diferentes tempos e etapas, de modo que a intervenção seja intercalada com a escrita, a qual é compartilhada entre os trabalhadores. Buscando compreender o que está implicado nessa convocação de que os trabalhadores escrevam, pelos caminhos de uma pesquisa psicanalítica, acrescentou-se um novo tempo na série temporal que compõe essa proposta de intervenção. Assim, realizou-se uma nova leitura dos textos trocados e uma posterior escrita; como articulador dessa leitura, contou-se com a dimensão do tempo na produção da experiência. No Segundo Movimento, a investigação se desdobra dos efeitos da leitura dessas escritas trocadas, realizada no tempo posterior da pesquisa. A figura do balanço surge na tentativa de dar forma para a ocorrência de um movimento testemunhado nesses textos, que diz de um sutil trânsito entre o que se poderia chamar de violência e de delicadeza. Entende-se que, em situações de violência, o tempo pode se apresentar na forma de um atraso na compreensão de algo que se apresenta como excesso, relacionando-se com o traumático. Nessas situações, o brincar e o escrever, ambos produzidos em transferência na Casa dos Cata-Ventos, possibilitam a criação de um tempo narrativo, em que se pode falar e historicizar o que se viveu. Compreende-se que esse movimento se torna possível a partir da sustentação de um tempo em que se possa operar com o ainda não saber, tempo o qual entende-se estar relacionado com a proposição lacaniana do tempo para compreender.The current research work stems from the experience of Casa dos Cata-Ventos, a childhood and adolescence attention strategy based on the psychoanalytic ethics existent since 2011 at Porto Alegre – RS. Casa dos Cata-Ventos is a place for playing, story telling and talking, situated in a context characterized by the exposure to violence, which is a Brazilian social inequality effect. At the First Movement, this dissertation addresses the fundamentals of its purpose, indicating some transferencial questions that emerge from the particularities of the developed work and from the psychoanalytical listening in the current context in which it is insert. From that, it focuses on the work procedures that were being built, aiming to operate in different times and steps, in such a way that the intervention becomes interleaved with the act of writing and sharing with the workers. In order to comprehend what is involved in this call to write, by the principles of psychoanalytic research, it was created a new time in the temporal series of the work. Thus, it is presented the possibility of reading these exchanged texts, and further writing; the dimension of time in producing the experience was used as a reading coordination. In the Second Movement, the study unfolds the reading of these exchanged writings effects, which were made at the time of the research. The swing figure emerges in attempt to shape a witnessed text movement, translating the flow between the violence and the tenderness. It is appreciated that, in violent situations, the time can be presented as a belatedness in the comprehension of something considered excessive, in relation to trauma. In these situations, playing and writing, both produced in transference at Casa dos Cata-Ventos, enable the creation of a narrative time, in which it is possible to speak and historicize what was lived. It is understood that this movement becomes possible since it is supported by a time in which the not yet knowing is worked, that can be related to the Lacanian proposition of time for understanding.application/pdfporBrinquedoEscritaCriançaIntervenção psicossocialPychoanalysisChildhoodViolencePlayingTimeWritingO balanço e o tempo : a escrita da experiência na Casa dos Cata-Ventosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001027304.pdf.txt001027304.pdf.txtExtracted Texttext/plain243961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234039/2/001027304.pdf.txte9e7643119c9c191d093168eedbfbb38MD52ORIGINAL001027304.pdfTexto completoapplication/pdf981350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234039/1/001027304.pdfa6b9fb05b8f6c8445498437617931524MD5110183/2340392022-02-22 05:09:51.623153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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