Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Brisa Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169035
Resumo: Apoiando-se no correlato estabelecido por Freud entre o brincar e a escrita, a partir do qual ele busca compreender de que fonte o escritor criativo retira inspiração para suas obras, esse estudo teve por objetivo a realizar um percurso pelo brincar e a escrita, traçando um paralelo entre as duas atividades tal qual se apresentam enquanto ato que se presentifica: brincar, escrever, no infinitivo, indicando seu caráter de produção, buscando abordá-las a partir de uma linguagem que lhes é comum, a qual se ancora num espaço tempo subjetivo, e que só é possível reconhecer subvertendo o apego às regras da língua escrita. A infância se produz no brincar, desdobrando-se nos vários tempos da constituição subjetiva, do controle das pulsões e produção do corpo e da fantasia, até o brincar com objetos externos, e a transformação desses em palavras, chegando ao recalque do brincar. O escritor criativo dá continuidade a esse brincar iniciado na infância, que retorna a ele como um enigma a ser decifrado, e que ele transforma em escrita, produzindo novos enigmas, num relançar sem fim dessa questão. A bibliografia utilizada foi a literatura psicanalítica que contempla os postulados de Freud, Lacan e Winnicott, articulados à própria escrita criativa, fonte valiosa de informação acerca do tema abordado, a partir de recortes de textos literários e literatura poética, assim como fragmentos de documentários, filmes, vídeos, cantigas e músicas, produzidos no cenário da cultura nacional.
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