O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Ricardo José dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80524
Resumo: Na sociedade contemporânea a utilização da tecnologia é cada vez mais incorporada no cotidiano dos indivíduos e atualmente os dispositivos móveis fazem parte do cotidiano dos estudantes. Seu uso demanda novas soluções que aproveitem suas potencialidades e potencial ubiquidade considerando, todavia as limitações que esta classe de dispositivos impõe. O presente estudo abrangeu uma investigação do uso de dispositivos móveis na área de ensino de Técnica de Programação, que é uma etapa básica e fundamental para a construção de sistemas computacionais. Este trabalho aborda a aplicação de dispositivos móveis na construção do conhecimento de algoritmos e programação, considerando os estilos preferenciais de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa investiga como aprimorar o processo de construção de conhecimento em algoritmos, com vistas a reduzir os índices de reprovação que, ao longo dos anos, têm sido constatados nesta área. A estratégia educacional utilizada envolveu o uso do ciclo de aprendizagem de Kolb (1984), que trabalha com experiências concretas, reflexão e observação. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em investigar como a tecnologia móvel e os estilos preferenciais preferencial de aprendizagem dos alunos podem alavancar a melhoria neste processo de construção do conhecimento, por meio de um ambiente com objetos educacionais e que enseja interações junto do serviço de SMS. A investigação buscou também adequar as necessidades derivadas de diferentes estilos preferenciais de aprendizagem que os estudantes podem evidenciar, mas considerando as limitações e características dos dispositivos móveis. Como resultado são apresentadas sugestões para as instituições de ensino, relacionadas à utilização dos dispositivos móveis e considerando os estilos preferenciais de aprendizagem.
id URGS_1db2ee2322b260f5588b155bd06d634a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80524
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barcelos, Ricardo José dos SantosTarouco, Liane Margarida RockenbachBercht, Magda2013-11-15T01:47:09Z2013http://hdl.handle.net/10183/80524000904063Na sociedade contemporânea a utilização da tecnologia é cada vez mais incorporada no cotidiano dos indivíduos e atualmente os dispositivos móveis fazem parte do cotidiano dos estudantes. Seu uso demanda novas soluções que aproveitem suas potencialidades e potencial ubiquidade considerando, todavia as limitações que esta classe de dispositivos impõe. O presente estudo abrangeu uma investigação do uso de dispositivos móveis na área de ensino de Técnica de Programação, que é uma etapa básica e fundamental para a construção de sistemas computacionais. Este trabalho aborda a aplicação de dispositivos móveis na construção do conhecimento de algoritmos e programação, considerando os estilos preferenciais de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa investiga como aprimorar o processo de construção de conhecimento em algoritmos, com vistas a reduzir os índices de reprovação que, ao longo dos anos, têm sido constatados nesta área. A estratégia educacional utilizada envolveu o uso do ciclo de aprendizagem de Kolb (1984), que trabalha com experiências concretas, reflexão e observação. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em investigar como a tecnologia móvel e os estilos preferenciais preferencial de aprendizagem dos alunos podem alavancar a melhoria neste processo de construção do conhecimento, por meio de um ambiente com objetos educacionais e que enseja interações junto do serviço de SMS. A investigação buscou também adequar as necessidades derivadas de diferentes estilos preferenciais de aprendizagem que os estudantes podem evidenciar, mas considerando as limitações e características dos dispositivos móveis. Como resultado são apresentadas sugestões para as instituições de ensino, relacionadas à utilização dos dispositivos móveis e considerando os estilos preferenciais de aprendizagem.In the contemporary society, the use of technology has been more and more incorporated to the daily life of individuals and, currently, the mobile devices have made part of the students’ everyday routine. Their usage demands new solutions which take advantage of their potentialities and potential ubiquity regarding, though, the limitations that this class of devices impose. The current study encompassed an investigation of the use of mobile devices within the Technical Programming teaching area which is a basic and fundamental stage to the construction of computer systems. This work approaches the application of mobile devices in the knowledge construction of algorithms and programming, considering the students’ learning styles. The research investigates how to improve the process of knowledge construction on algorithms aiming at reducing the indices of failing that have been verified in this area through the years. The educational strategy utilized involved the use of the learning cycle of Kolb (1984), that works with concrete experiences, reflection and observation. The methodology used within this work consisted in investigating how the mobile technology and the attention to the students’ preferential learning style can boost the improvement within this teaching learning process through an environment with educational objects and that provides students with interactions by the SMS service. The investigation also aimed at making adequate the needs derived from different learning styles the students can evidence, but by considering the limitations and features of the mobile devices. As a result, suggestions – related to the usage of mobile devices and regarding the learning styles – are presented to the education institutions.application/pdfporAlgorítmoTecnologia educacionalConstrução do conhecimentoMobile devicesLearning stylesAlgorithmsO processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000904063.pdf.txt000904063.pdf.txtExtracted Texttext/plain192209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/2/000904063.pdf.txte77f69dcf3a013713042cdf296c828a3MD52ORIGINAL000904063.pdf000904063.pdfTexto completoapplication/pdf2782194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/1/000904063.pdfaf4996f09653a5914588df11836eb2aaMD51THUMBNAIL000904063.pdf.jpg000904063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/3/000904063.pdf.jpgf0944fd2aea6c851ea156f975ff4f55fMD5310183/805242018-10-05 08:20:08.501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:20:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
title O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
spellingShingle O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
Barcelos, Ricardo José dos Santos
Algorítmo
Tecnologia educacional
Construção do conhecimento
Mobile devices
Learning styles
Algorithms
title_short O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
title_full O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
title_fullStr O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
title_full_unstemmed O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
title_sort O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
author Barcelos, Ricardo José dos Santos
author_facet Barcelos, Ricardo José dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Ricardo José dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bercht, Magda
contributor_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Bercht, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Algorítmo
Tecnologia educacional
Construção do conhecimento
topic Algorítmo
Tecnologia educacional
Construção do conhecimento
Mobile devices
Learning styles
Algorithms
dc.subject.eng.fl_str_mv Mobile devices
Learning styles
Algorithms
description Na sociedade contemporânea a utilização da tecnologia é cada vez mais incorporada no cotidiano dos indivíduos e atualmente os dispositivos móveis fazem parte do cotidiano dos estudantes. Seu uso demanda novas soluções que aproveitem suas potencialidades e potencial ubiquidade considerando, todavia as limitações que esta classe de dispositivos impõe. O presente estudo abrangeu uma investigação do uso de dispositivos móveis na área de ensino de Técnica de Programação, que é uma etapa básica e fundamental para a construção de sistemas computacionais. Este trabalho aborda a aplicação de dispositivos móveis na construção do conhecimento de algoritmos e programação, considerando os estilos preferenciais de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa investiga como aprimorar o processo de construção de conhecimento em algoritmos, com vistas a reduzir os índices de reprovação que, ao longo dos anos, têm sido constatados nesta área. A estratégia educacional utilizada envolveu o uso do ciclo de aprendizagem de Kolb (1984), que trabalha com experiências concretas, reflexão e observação. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em investigar como a tecnologia móvel e os estilos preferenciais preferencial de aprendizagem dos alunos podem alavancar a melhoria neste processo de construção do conhecimento, por meio de um ambiente com objetos educacionais e que enseja interações junto do serviço de SMS. A investigação buscou também adequar as necessidades derivadas de diferentes estilos preferenciais de aprendizagem que os estudantes podem evidenciar, mas considerando as limitações e características dos dispositivos móveis. Como resultado são apresentadas sugestões para as instituições de ensino, relacionadas à utilização dos dispositivos móveis e considerando os estilos preferenciais de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-15T01:47:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/80524
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000904063
url http://hdl.handle.net/10183/80524
identifier_str_mv 000904063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/2/000904063.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/1/000904063.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/3/000904063.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e77f69dcf3a013713042cdf296c828a3
af4996f09653a5914588df11836eb2aa
f0944fd2aea6c851ea156f975ff4f55f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085273679167488