O processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/80524 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea a utilização da tecnologia é cada vez mais incorporada no cotidiano dos indivíduos e atualmente os dispositivos móveis fazem parte do cotidiano dos estudantes. Seu uso demanda novas soluções que aproveitem suas potencialidades e potencial ubiquidade considerando, todavia as limitações que esta classe de dispositivos impõe. O presente estudo abrangeu uma investigação do uso de dispositivos móveis na área de ensino de Técnica de Programação, que é uma etapa básica e fundamental para a construção de sistemas computacionais. Este trabalho aborda a aplicação de dispositivos móveis na construção do conhecimento de algoritmos e programação, considerando os estilos preferenciais de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa investiga como aprimorar o processo de construção de conhecimento em algoritmos, com vistas a reduzir os índices de reprovação que, ao longo dos anos, têm sido constatados nesta área. A estratégia educacional utilizada envolveu o uso do ciclo de aprendizagem de Kolb (1984), que trabalha com experiências concretas, reflexão e observação. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em investigar como a tecnologia móvel e os estilos preferenciais preferencial de aprendizagem dos alunos podem alavancar a melhoria neste processo de construção do conhecimento, por meio de um ambiente com objetos educacionais e que enseja interações junto do serviço de SMS. A investigação buscou também adequar as necessidades derivadas de diferentes estilos preferenciais de aprendizagem que os estudantes podem evidenciar, mas considerando as limitações e características dos dispositivos móveis. Como resultado são apresentadas sugestões para as instituições de ensino, relacionadas à utilização dos dispositivos móveis e considerando os estilos preferenciais de aprendizagem. |
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Barcelos, Ricardo José dos SantosTarouco, Liane Margarida RockenbachBercht, Magda2013-11-15T01:47:09Z2013http://hdl.handle.net/10183/80524000904063Na sociedade contemporânea a utilização da tecnologia é cada vez mais incorporada no cotidiano dos indivíduos e atualmente os dispositivos móveis fazem parte do cotidiano dos estudantes. Seu uso demanda novas soluções que aproveitem suas potencialidades e potencial ubiquidade considerando, todavia as limitações que esta classe de dispositivos impõe. O presente estudo abrangeu uma investigação do uso de dispositivos móveis na área de ensino de Técnica de Programação, que é uma etapa básica e fundamental para a construção de sistemas computacionais. Este trabalho aborda a aplicação de dispositivos móveis na construção do conhecimento de algoritmos e programação, considerando os estilos preferenciais de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa investiga como aprimorar o processo de construção de conhecimento em algoritmos, com vistas a reduzir os índices de reprovação que, ao longo dos anos, têm sido constatados nesta área. A estratégia educacional utilizada envolveu o uso do ciclo de aprendizagem de Kolb (1984), que trabalha com experiências concretas, reflexão e observação. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu em investigar como a tecnologia móvel e os estilos preferenciais preferencial de aprendizagem dos alunos podem alavancar a melhoria neste processo de construção do conhecimento, por meio de um ambiente com objetos educacionais e que enseja interações junto do serviço de SMS. A investigação buscou também adequar as necessidades derivadas de diferentes estilos preferenciais de aprendizagem que os estudantes podem evidenciar, mas considerando as limitações e características dos dispositivos móveis. Como resultado são apresentadas sugestões para as instituições de ensino, relacionadas à utilização dos dispositivos móveis e considerando os estilos preferenciais de aprendizagem.In the contemporary society, the use of technology has been more and more incorporated to the daily life of individuals and, currently, the mobile devices have made part of the students’ everyday routine. Their usage demands new solutions which take advantage of their potentialities and potential ubiquity regarding, though, the limitations that this class of devices impose. The current study encompassed an investigation of the use of mobile devices within the Technical Programming teaching area which is a basic and fundamental stage to the construction of computer systems. This work approaches the application of mobile devices in the knowledge construction of algorithms and programming, considering the students’ learning styles. The research investigates how to improve the process of knowledge construction on algorithms aiming at reducing the indices of failing that have been verified in this area through the years. The educational strategy utilized involved the use of the learning cycle of Kolb (1984), that works with concrete experiences, reflection and observation. The methodology used within this work consisted in investigating how the mobile technology and the attention to the students’ preferential learning style can boost the improvement within this teaching learning process through an environment with educational objects and that provides students with interactions by the SMS service. The investigation also aimed at making adequate the needs derived from different learning styles the students can evidence, but by considering the limitations and features of the mobile devices. As a result, suggestions – related to the usage of mobile devices and regarding the learning styles – are presented to the education institutions.application/pdfporAlgorítmoTecnologia educacionalConstrução do conhecimentoMobile devicesLearning stylesAlgorithmsO processo de construção do conhecimento de algoritmos com o uso de dispositivos móveis considerando estilos preferenciais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000904063.pdf.txt000904063.pdf.txtExtracted Texttext/plain192209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/2/000904063.pdf.txte77f69dcf3a013713042cdf296c828a3MD52ORIGINAL000904063.pdf000904063.pdfTexto completoapplication/pdf2782194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/1/000904063.pdfaf4996f09653a5914588df11836eb2aaMD51THUMBNAIL000904063.pdf.jpg000904063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80524/3/000904063.pdf.jpgf0944fd2aea6c851ea156f975ff4f55fMD5310183/805242018-10-05 08:20:08.501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:20:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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