Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128933 |
Resumo: | A presente pesquisa disserta sobre a influência do consumo de objetos, serviços e lugares na produção da distinção social entre indivíduos de diferentes estilos de vida, através de sua manifestação espacial. Para tanto, a análise debruça-se sobre duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo (RS), onde é possível apreender através da paisagem, das práticas e do cotidiano dos lugares as manifestações da distinção ligada ao uso e consumo no e do espaço. Sendo o consumo um atributo de distinção, o espaço de sua ação também é utilizado como forma de segmentações de estilo de vida. Por intermédio da análise dos enunciados dos comerciantes, transeuntes e consumidores das centralidades estudadas, buscou-se compreender como os discursos sobre essas espacialidades são utilizados como meios de identificação e distinção entre os diferentes estilos de vida. Logo, o resultado encontrado a partir das análises revela um complexo campo de relações entre estilos de vida homólogos e distintos e seus vínculos com os espaços de representação e distinção. |
id |
URGS_1dd51b7c1cc6d1f8b9e101802c5a4937 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128933 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schaab, Fernando BenvenuttiHeidrich, Álvaro Luiz2015-11-06T02:38:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/128933000976125A presente pesquisa disserta sobre a influência do consumo de objetos, serviços e lugares na produção da distinção social entre indivíduos de diferentes estilos de vida, através de sua manifestação espacial. Para tanto, a análise debruça-se sobre duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo (RS), onde é possível apreender através da paisagem, das práticas e do cotidiano dos lugares as manifestações da distinção ligada ao uso e consumo no e do espaço. Sendo o consumo um atributo de distinção, o espaço de sua ação também é utilizado como forma de segmentações de estilo de vida. Por intermédio da análise dos enunciados dos comerciantes, transeuntes e consumidores das centralidades estudadas, buscou-se compreender como os discursos sobre essas espacialidades são utilizados como meios de identificação e distinção entre os diferentes estilos de vida. Logo, o resultado encontrado a partir das análises revela um complexo campo de relações entre estilos de vida homólogos e distintos e seus vínculos com os espaços de representação e distinção.This research dissertates about the influence of the consumption of objects, services and places in the production of social distinction between individuals of different lifestyles, through its special manifestation. Therefore, the analysis explore two centralities in the city of Novo Hamburgo (RS), where it is possible to capture over the landscape, the practices and the daily-life on the places, the manifestation of distinction related to the use and consume on and of the place. As the consumption of objects is a distinguishing attribute, the space of its action is also used as a way of segmentation of lifestyle. Through the statements of the merchants, passers-by and consumers of the studied centralities, the analysis sought to understand how the speeches about these spatiality are used as ways of identification and distinction between the different lifestyles. Therefore, the results found from the analysis reveals a complex field of relations between equivalent and distinct lifestyles and their link with the spaces of representation and distinction.La investigación se ocupa de la influencia de los bienes de consumo, servicios y lugares en la producción de distinción social entre personas de diferentes ámbitos de la vida a través de su manifestación espacial. Por lo tanto, el análisis se centra en dos centralidades en la ciudad de Novo Hamburgo (RS), donde se puede aprender a través de la paisaje, las prácticas y los lugares de las manifestaciones cotidianas de distinción relacionadas con el uso y el consumo de lo espacio. A medida que el consumo es un atributo distintivo, el alcance de su acción también se utiliza como una forma de estilo de vida. A través del análisis de las declaraciones de los comerciantes, transeúntes y consumidores de centralidad estudiados, hemos tratado de entender cómo se utilizan los discursos sobre estos espacialidad como un medio para identificar y distinguir entre diferentes estilos de vida. Por lo tanto, los resultados encontrados en el análisis revela un complejo campo de las relaciones entre los estilos de vida y diferentes contrapartes y sus vínculos con los espacios de representación y distinción.application/pdfporConsumoGeografia da populaçãoCentralitiesSocial distictionSpaces of consumptionLifestylesCentralidadesDistinción socialEspacios de consumoEstilos de vidaDos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976125.pdf000976125.pdfTexto completoapplication/pdf3476029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128933/1/000976125.pdf05c7fd2d95f6bffb14da86572705413dMD51TEXT000976125.pdf.txt000976125.pdf.txtExtracted Texttext/plain259713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128933/2/000976125.pdf.txt9b7bafcbd000d09770c1709ff0893568MD52THUMBNAIL000976125.pdf.jpg000976125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128933/3/000976125.pdf.jpg8d8302a821f7ba1dd68dea2b35d52f17MD5310183/1289332019-04-04 04:19:58.118154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-04T07:19:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS |
title |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS |
spellingShingle |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS Schaab, Fernando Benvenutti Consumo Geografia da população Centralities Social distiction Spaces of consumption Lifestyles Centralidades Distinción social Espacios de consumo Estilos de vida |
title_short |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS |
title_full |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS |
title_fullStr |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS |
title_full_unstemmed |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS |
title_sort |
Dos espaços de consumo ao consumo do espaço: um estudo sobre a distinção social através do consumo em duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo/RS |
author |
Schaab, Fernando Benvenutti |
author_facet |
Schaab, Fernando Benvenutti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaab, Fernando Benvenutti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Heidrich, Álvaro Luiz |
contributor_str_mv |
Heidrich, Álvaro Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Geografia da população |
topic |
Consumo Geografia da população Centralities Social distiction Spaces of consumption Lifestyles Centralidades Distinción social Espacios de consumo Estilos de vida |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Centralities Social distiction Spaces of consumption Lifestyles |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Centralidades Distinción social Espacios de consumo Estilos de vida |
description |
A presente pesquisa disserta sobre a influência do consumo de objetos, serviços e lugares na produção da distinção social entre indivíduos de diferentes estilos de vida, através de sua manifestação espacial. Para tanto, a análise debruça-se sobre duas centralidades na cidade de Novo Hamburgo (RS), onde é possível apreender através da paisagem, das práticas e do cotidiano dos lugares as manifestações da distinção ligada ao uso e consumo no e do espaço. Sendo o consumo um atributo de distinção, o espaço de sua ação também é utilizado como forma de segmentações de estilo de vida. Por intermédio da análise dos enunciados dos comerciantes, transeuntes e consumidores das centralidades estudadas, buscou-se compreender como os discursos sobre essas espacialidades são utilizados como meios de identificação e distinção entre os diferentes estilos de vida. Logo, o resultado encontrado a partir das análises revela um complexo campo de relações entre estilos de vida homólogos e distintos e seus vínculos com os espaços de representação e distinção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-06T02:38:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000976125 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128933 |
identifier_str_mv |
000976125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128933/1/000976125.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128933/2/000976125.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128933/3/000976125.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05c7fd2d95f6bffb14da86572705413d 9b7bafcbd000d09770c1709ff0893568 8d8302a821f7ba1dd68dea2b35d52f17 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085337320390656 |