Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pandolfo, Graziela Castro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/81363
Resumo: Considerando o contexto de transformações pelas quais vem passando o universo rural nas últimas décadas, este estudo aborda a reprodução da agricultura familiar sob a perspectiva dos jovens agricultores, analisando os papéis desempenhados pela família e pela escola, enquanto instâncias socializadoras, na construção social dos jovens agricultores. Realizou-se uma análise qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas e grupo focal aplicado aos jovens agricultores, produtores familiares e professores nos municípios de Sobradinho e Passa Sete, na região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Observou-se um ambiente rural em que as perspectivas de continuidade das atividades agrícolas estão fortemente comprometidas em função da crise na sucessão dos estabelecimentos familiares. Tanto os projetos juvenis quanto as estratégias familiares indicam a busca por melhores condições de vida fora da agricultura. Se a família já não possui mais o monopólio do processo de socialização das novas gerações e demonstra estar contribuindo para o fluxo migratório juvenil através do investimento na educação formal de seus filhos, a escola colabora com o enfraquecimento do tecido social do campo ao efetuar um ensino descontextualizado com a realidade rural e que não incentiva a utilização dos conhecimentos transmitidos por ela nos estabelecimentos agrícolas.
id URGS_1e71f2a4280a0e048c419ce88e0d0e4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81363
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pandolfo, Graziela CastroBrumer, Anita2013-11-23T01:49:15Z2013http://hdl.handle.net/10183/81363000902135Considerando o contexto de transformações pelas quais vem passando o universo rural nas últimas décadas, este estudo aborda a reprodução da agricultura familiar sob a perspectiva dos jovens agricultores, analisando os papéis desempenhados pela família e pela escola, enquanto instâncias socializadoras, na construção social dos jovens agricultores. Realizou-se uma análise qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas e grupo focal aplicado aos jovens agricultores, produtores familiares e professores nos municípios de Sobradinho e Passa Sete, na região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Observou-se um ambiente rural em que as perspectivas de continuidade das atividades agrícolas estão fortemente comprometidas em função da crise na sucessão dos estabelecimentos familiares. Tanto os projetos juvenis quanto as estratégias familiares indicam a busca por melhores condições de vida fora da agricultura. Se a família já não possui mais o monopólio do processo de socialização das novas gerações e demonstra estar contribuindo para o fluxo migratório juvenil através do investimento na educação formal de seus filhos, a escola colabora com o enfraquecimento do tecido social do campo ao efetuar um ensino descontextualizado com a realidade rural e que não incentiva a utilização dos conhecimentos transmitidos por ela nos estabelecimentos agrícolas.Considering the set of transformations through which the rural context has been undergoing in recent decades, this study addresses the reproduction of family farming from the perspective of young farmer workers, analyzing the roles performed by family and school as socializing instances in the social construction of these young people. We made a qualitative analysis based on structured interviews and focus groups applied to young farm workers, family farmers and teachers in the cities of Sobradinho and Passa Sete, in the Centro Serra region of Rio Grande do Sul. It was observed a rural setting where the prospects of continuity of agricultural activities are severely affected due to the crisis in the succession of family farms. Both youth project and family strategies indicate the search for better living conditions outside of agriculture. If the family has no longer the monopoly over the process of socialization of the new generations and demonstrates to be contributing to juvenile migration through investment in formal education of their children, the school collaborates with the weakening of the social fabric of the field through a teaching that is not contextualized according to the rural reality and that does not encourage the use of knowledge passed by school in farms.application/pdfporSociologia ruralAgricultura familiarTrajetorias de vidaJovensEducação ruralEscola ruralReprodução socialFamília ruralSobradinho (RS)Passa Sete (RS)Family farmingSocial reproductionSocializationProfessional projectsEscola e família : a socialização dos jovens agricultores familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902135.pdf000902135.pdfTexto completoapplication/pdf898744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81363/1/000902135.pdf7fcd78655b4feef03550106d96811fc2MD51TEXT000902135.pdf.txt000902135.pdf.txtExtracted Texttext/plain239928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81363/2/000902135.pdf.txt4a97503893729956b38102a340219aa0MD52THUMBNAIL000902135.pdf.jpg000902135.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81363/3/000902135.pdf.jpgd6e759c1ccd67ef49fc1d9cb42dea62cMD5310183/813632018-10-16 09:17:29.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:17:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
title Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
spellingShingle Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
Pandolfo, Graziela Castro
Sociologia rural
Agricultura familiar
Trajetorias de vida
Jovens
Educação rural
Escola rural
Reprodução social
Família rural
Sobradinho (RS)
Passa Sete (RS)
Family farming
Social reproduction
Socialization
Professional projects
title_short Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
title_full Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
title_fullStr Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
title_full_unstemmed Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
title_sort Escola e família : a socialização dos jovens agricultores familiares
author Pandolfo, Graziela Castro
author_facet Pandolfo, Graziela Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pandolfo, Graziela Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brumer, Anita
contributor_str_mv Brumer, Anita
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia rural
Agricultura familiar
Trajetorias de vida
Jovens
Educação rural
Escola rural
Reprodução social
Família rural
Sobradinho (RS)
Passa Sete (RS)
topic Sociologia rural
Agricultura familiar
Trajetorias de vida
Jovens
Educação rural
Escola rural
Reprodução social
Família rural
Sobradinho (RS)
Passa Sete (RS)
Family farming
Social reproduction
Socialization
Professional projects
dc.subject.eng.fl_str_mv Family farming
Social reproduction
Socialization
Professional projects
description Considerando o contexto de transformações pelas quais vem passando o universo rural nas últimas décadas, este estudo aborda a reprodução da agricultura familiar sob a perspectiva dos jovens agricultores, analisando os papéis desempenhados pela família e pela escola, enquanto instâncias socializadoras, na construção social dos jovens agricultores. Realizou-se uma análise qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas e grupo focal aplicado aos jovens agricultores, produtores familiares e professores nos municípios de Sobradinho e Passa Sete, na região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Observou-se um ambiente rural em que as perspectivas de continuidade das atividades agrícolas estão fortemente comprometidas em função da crise na sucessão dos estabelecimentos familiares. Tanto os projetos juvenis quanto as estratégias familiares indicam a busca por melhores condições de vida fora da agricultura. Se a família já não possui mais o monopólio do processo de socialização das novas gerações e demonstra estar contribuindo para o fluxo migratório juvenil através do investimento na educação formal de seus filhos, a escola colabora com o enfraquecimento do tecido social do campo ao efetuar um ensino descontextualizado com a realidade rural e que não incentiva a utilização dos conhecimentos transmitidos por ela nos estabelecimentos agrícolas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-23T01:49:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/81363
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902135
url http://hdl.handle.net/10183/81363
identifier_str_mv 000902135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81363/1/000902135.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81363/2/000902135.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81363/3/000902135.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fcd78655b4feef03550106d96811fc2
4a97503893729956b38102a340219aa0
d6e759c1ccd67ef49fc1d9cb42dea62c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085273784025088