A escolha profissional na adolescência : história de uma opção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256177 |
Resumo: | A escolha profissional na adolescência: história de uma opção é um estudo que tem como objetivo investigar a contribuição das instituições educacionais no processo de construção da identidade. A população escolhida para participar desta pesquisa são alunos egressos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1985, cujo ingresso na UFRGS se deu através de Concurso Vestibular 1986 e se encontram cursando a universidade ou concluíram seu curso de graduação. A amostra inicial é de vinte e cinco sujeitos. Os instrumentos utilizados são registros da escolaridade de II grau no colégio, o Boletim de Desempenho no vestibular, o Histórico Escolar na universidade. Uma entrevista individual dirigida foi realizada com quatorze destes sujeitos que se constituem a amostra final da investigação A análise de resultados evidencia que existe relação entre os desempenhos na escola e no vestibular em algumas áreas do conhecimento. Também existe relação entre Diagnóstico de Informação Profissional do Setor de Orientação Educacional do Colégio de Aplicação e as áreas de escolha profissional na universidade. No resultado das entrevistas fica evidenciada a influência da família, da escola e da universidade no processo decisório e no grau de satisfação e identificação com a escolha realizada. A integração dos resultados confirma a relevância das instituições no processo de busca de uma identidade adulta. Revelam-se como importantes a continuidade de estudos nesta área e a extensão dos resultados desta pesquisa para outras escolas de I e II graus da comunidade. Sugere-se a abordagem deste tema, do ponto de vista de outras áreas do conhecimento e investigações de outros fatores que interferem no processo de escolha profissional sob o enfoque da construção da identidade pessoal. |
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Stumpf, Maria Conceicao TassinariMouriño Mosquera, Juan José2023-03-22T03:24:43Z1992http://hdl.handle.net/10183/256177000081082A escolha profissional na adolescência: história de uma opção é um estudo que tem como objetivo investigar a contribuição das instituições educacionais no processo de construção da identidade. A população escolhida para participar desta pesquisa são alunos egressos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1985, cujo ingresso na UFRGS se deu através de Concurso Vestibular 1986 e se encontram cursando a universidade ou concluíram seu curso de graduação. A amostra inicial é de vinte e cinco sujeitos. Os instrumentos utilizados são registros da escolaridade de II grau no colégio, o Boletim de Desempenho no vestibular, o Histórico Escolar na universidade. Uma entrevista individual dirigida foi realizada com quatorze destes sujeitos que se constituem a amostra final da investigação A análise de resultados evidencia que existe relação entre os desempenhos na escola e no vestibular em algumas áreas do conhecimento. Também existe relação entre Diagnóstico de Informação Profissional do Setor de Orientação Educacional do Colégio de Aplicação e as áreas de escolha profissional na universidade. No resultado das entrevistas fica evidenciada a influência da família, da escola e da universidade no processo decisório e no grau de satisfação e identificação com a escolha realizada. A integração dos resultados confirma a relevância das instituições no processo de busca de uma identidade adulta. Revelam-se como importantes a continuidade de estudos nesta área e a extensão dos resultados desta pesquisa para outras escolas de I e II graus da comunidade. Sugere-se a abordagem deste tema, do ponto de vista de outras áreas do conhecimento e investigações de outros fatores que interferem no processo de escolha profissional sob o enfoque da construção da identidade pessoal.The Professional choice in adolescence, the story of an option is a longitudinal study whose objective is to investigate th educational institution contribution in the process of identity formation. The samples chosen to take part in this research are graduated students from the Colégio de Aplicação of the Rio Grande do Sul Federal University (UFRGS) in 1985 whose entrance at the UFRGS was done through the 1986 Entrance Examination and Who are taking courses at the University or have concluded their graduation course. The initial sampling was of twenty-five persons. The used requeriments were: the school II grade report, the entrance examination performance report, and the Univerrsity report. A buided individual interview was performed whith fourteen of these people which consisted the investigation final sample. The result analyses demonstrates that there is a relation between the school and the entrance examination performances in some knowledge areas. There is also a relation between the Professional Information Diagnosis of the Educational guidance sector of the Colegio de Aplicação and the áreas of Professional choice at the University. The interview result showed the family, school and university influences in the decision process and the satisfaction and identification levels with the choice made. The results similarity confirm the institution relevance in the process to obtain na adult identity. The continuation of these studies and the results extension of this research are very important for the other community first and second grade schools. Na approach of this subject is suggested considering the other knowledge áreas and the investigations of other factors which interfere in the Professional choice process under the light of the personal identity construction.La elección pofesional en la adolescência: historia de uma opcion es un estúdio que tiene como objetivo investigar la contribuición de las instituciones educacionales em el proceso de construción de la identidad. El universo escogido para participar de esta investigación son alumnos egresados del Colégio de Aplicação e la Universidad Federal de Rio Grande do sul (UFRGS) em 1985 cuya entrada em la UFRGS se Dio a través de examen de ingreso em 1986 y se encuentram cursando la universidad o ya terminaram sus respectivos cursos. La muestra inicial es de veinticinco personas. Los intrumentos utilizados son boletines escolares del ciclo secundário em el colégio, el registro de la performance obtenida em el examen de ingresso y el boletin universitário. Una entrevista individual direccionada fue realizada com catorce de estas personas, que se constituyen em la muestra final de la investigación. El análisis de resultados permite ver que existe relación entre los desempeños em la escuela y en el examen de ingresso, en algunas áreas de conocimento. Também existe relación entre el Diagnostico de Información Profesional del Sector de Orientación Educacional de Colégio de Aplicação y las áreas de elección profesional en la universidad. Del resultado de las entrevistas se colige la influencia de la família, de la escuela y de la universidad en el proceso decisório y em el grado de satisfación e identificación com la elección realizada. La integración de lós resultados confirma la relevância de estas instituciones en el proceso de búsqueda de una identidad adulta. Se revela como importante la continuación de lós estúdios referentes a esta área, asi como la estensión de lós resultados de esta investigación a otras escuelas primarias e secundarias de la comunidad. Se recomienda abordar este tema del punto de vista de otras áreas del conocimento y la investigación de otros factores que interfierem en el processo de elección profesional, bajo la óptica de la construcción de la propia identidad.application/pdfporOrientação vocacionalAdolescenteEscolha profissionalA escolha profissional na adolescência : história de uma opçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1992mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000081082.pdf.txt000081082.pdf.txtExtracted Texttext/plain413837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256177/2/000081082.pdf.txtf926a2e1d99def05a446b119a38029ffMD52ORIGINAL000081082.pdfTexto completoapplication/pdf18396148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256177/1/000081082.pdf930b7a804057ce4fc0dc0e74353a2fc8MD5110183/2561772023-04-21 03:23:33.440026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:23:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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