O dilema da escolha profissional : dificuldades, limitações, perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242554 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo averiguar as dificuldades encontradas pelos jovens no processo de escolha de uma profissão, segundo a opinião dos orientadores educacionais, dos alunos e de seus pais. A fim de atingir este objetivo, foi realizada uma coleta de dados em 51 escolas de 29 grau de Porto Alegre que optaram pela implantação da Lei 7.044/82 (preparação para o trabalho). Primeiramente, aplicou-se um questionário aberto a 50 Orientadores Educacionais, 4 psicólogos e 172 alunos provenientes de 6 escolas. A análise destes questionários originou uma escala de opinião que foi respondida por 26 Orientadores Educacionais, 1 psicólogo e 103 alunos pertencentes a 4 escolas entre as anteriormente selecionadas. Além disso, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas individual e grupal em 4 equipes de SOE e com 12 casais de pais. As informações foram analisadas estatisticamente através dos testes U de Mann-Whitney e X² (qui-quadrado). A interpretação dos dados revelou que os alunos, no momento da escolha de uma profissão, estão mais preocupados com os fatores referentes ao contexto sócio-econômico do que com os fatores relativos ao indivíduo, evidenciando a necessidade do Orientador Educacional abordar a questão da escolha de uma profissão fundamentalmente dentro de uma perspectiva social. |
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Nodari, Karen Elisabete RosaSilva Triviños, Augusto Nibaldo2022-07-15T04:48:20Z1988http://hdl.handle.net/10183/242554000158190Este trabalho tem como objetivo averiguar as dificuldades encontradas pelos jovens no processo de escolha de uma profissão, segundo a opinião dos orientadores educacionais, dos alunos e de seus pais. A fim de atingir este objetivo, foi realizada uma coleta de dados em 51 escolas de 29 grau de Porto Alegre que optaram pela implantação da Lei 7.044/82 (preparação para o trabalho). Primeiramente, aplicou-se um questionário aberto a 50 Orientadores Educacionais, 4 psicólogos e 172 alunos provenientes de 6 escolas. A análise destes questionários originou uma escala de opinião que foi respondida por 26 Orientadores Educacionais, 1 psicólogo e 103 alunos pertencentes a 4 escolas entre as anteriormente selecionadas. Além disso, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas individual e grupal em 4 equipes de SOE e com 12 casais de pais. As informações foram analisadas estatisticamente através dos testes U de Mann-Whitney e X² (qui-quadrado). A interpretação dos dados revelou que os alunos, no momento da escolha de uma profissão, estão mais preocupados com os fatores referentes ao contexto sócio-econômico do que com os fatores relativos ao indivíduo, evidenciando a necessidade do Orientador Educacional abordar a questão da escolha de uma profissão fundamentalmente dentro de uma perspectiva social.This work has the purpose of examining the difficulties found by the adolescents in the process of choosing a profession, according to the counselors', students' and their parents' opinion. In order to reach this goal a survey was carried out in 51 Second Grade schools in Porto Alegre which chose the application of the Law 7044/82 (preparation for work). First, an open questionnaire was applied to 50 counselors, 4 psychologists and 172 students proceeding from 6 schools. The analysis of these questionnaires resulted in a scale of opinions that was answered by 26 counselors, psychologist and 103 students belonging to 4 schools among the previously ones slected. Further more, semistructured individual and group interviews were held in 4 SOE teams and with 12 couples. The data were statistically analyzed through the following tests: U (Mann-Whitney) and X² (Ghi-Square). The interpretation of the data showed that the students at the moment of choosing a profession, are more worried about the factors related to the socioeconomic context than the factors related to the individual, stressing the counselor's need of regarding the matter of choosing a profession basically through a social perspective.application/pdfporEscolha profissionalOrientação vocacionalO dilema da escolha profissional : dificuldades, limitações, perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1988mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000158190.pdf.txt000158190.pdf.txtExtracted Texttext/plain131418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242554/2/000158190.pdf.txt8ed5f18869bbc764e51491c359001d68MD52ORIGINAL000158190.pdfTexto completoapplication/pdf3690202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242554/1/000158190.pdfa1e843a33151c199db60dd773444c1c9MD5110183/2425542022-08-07 04:38:06.852195oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-07T07:38:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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