Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernando Rauber
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106949
Resumo: O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes - em seriações acadêmicas distintas - cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados.
id URGS_1ee346cb703c3ef81780d5622f4e22d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106949
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gonçalves, Fernando RauberGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2014-11-15T02:15:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/106949000944800O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes - em seriações acadêmicas distintas - cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados.The present thesis discusses the trajectories of three undergraduate Piano Performance students learning a new piano work during an academic semester. Qualitative research methods were used in multicase studies. The aim of those studies was to critically review the relation between the subjects beliefs, values and skills in relation to the actions taken throughout their practice of the pieces during the academic semester. Data collection consisted of: interviews, study reports, audio and video recordings of performances and report of performance cues gathered shortly after the performance. Those kinds of data fulfilled all phases and subprocesses of Zimmerman’s (2002) self-regulation model. The subject’s practice were guided by some specific trains of thoughts which ended up by influencing the outcomes. The dynamics and interplay between thought processes and other aspects of their practice trajectories were depicted as cycles of musical improvement during which different forms of inquiries were responsible for the most significant gains.application/pdfporPrática musicalMusica : Guias : PianoReflexão especularAprendizagem musicalMusical practiceDeliberated praticePerformance cuesTrajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000944800.pdf000944800.pdfTexto completoapplication/pdf70362610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/1/000944800.pdf72fd6c874e864619dc111b2e326807f8MD51TEXT000944800.pdf.txt000944800.pdf.txtExtracted Texttext/plain327991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/2/000944800.pdf.txtafeb2304a437653b7561878d6e9e4cffMD52THUMBNAIL000944800.pdf.jpg000944800.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/3/000944800.pdf.jpg50ea60f6efba6caac2e8df43b247db5bMD5310183/1069492018-10-22 07:55:06.157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:55:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
title Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
spellingShingle Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
Gonçalves, Fernando Rauber
Prática musical
Musica : Guias : Piano
Reflexão especular
Aprendizagem musical
Musical practice
Deliberated pratice
Performance cues
title_short Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
title_full Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
title_fullStr Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
title_full_unstemmed Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
title_sort Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
author Gonçalves, Fernando Rauber
author_facet Gonçalves, Fernando Rauber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fernando Rauber
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
contributor_str_mv Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
dc.subject.por.fl_str_mv Prática musical
Musica : Guias : Piano
Reflexão especular
Aprendizagem musical
topic Prática musical
Musica : Guias : Piano
Reflexão especular
Aprendizagem musical
Musical practice
Deliberated pratice
Performance cues
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical practice
Deliberated pratice
Performance cues
description O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes - em seriações acadêmicas distintas - cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-15T02:15:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000944800
url http://hdl.handle.net/10183/106949
identifier_str_mv 000944800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/1/000944800.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/2/000944800.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/3/000944800.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72fd6c874e864619dc111b2e326807f8
afeb2304a437653b7561878d6e9e4cff
50ea60f6efba6caac2e8df43b247db5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085305065144320