Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/106949 |
Resumo: | O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes - em seriações acadêmicas distintas - cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados. |
id |
URGS_1ee346cb703c3ef81780d5622f4e22d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106949 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gonçalves, Fernando RauberGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2014-11-15T02:15:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/106949000944800O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes - em seriações acadêmicas distintas - cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados.The present thesis discusses the trajectories of three undergraduate Piano Performance students learning a new piano work during an academic semester. Qualitative research methods were used in multicase studies. The aim of those studies was to critically review the relation between the subjects beliefs, values and skills in relation to the actions taken throughout their practice of the pieces during the academic semester. Data collection consisted of: interviews, study reports, audio and video recordings of performances and report of performance cues gathered shortly after the performance. Those kinds of data fulfilled all phases and subprocesses of Zimmerman’s (2002) self-regulation model. The subject’s practice were guided by some specific trains of thoughts which ended up by influencing the outcomes. The dynamics and interplay between thought processes and other aspects of their practice trajectories were depicted as cycles of musical improvement during which different forms of inquiries were responsible for the most significant gains.application/pdfporPrática musicalMusica : Guias : PianoReflexão especularAprendizagem musicalMusical practiceDeliberated praticePerformance cuesTrajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000944800.pdf000944800.pdfTexto completoapplication/pdf70362610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/1/000944800.pdf72fd6c874e864619dc111b2e326807f8MD51TEXT000944800.pdf.txt000944800.pdf.txtExtracted Texttext/plain327991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/2/000944800.pdf.txtafeb2304a437653b7561878d6e9e4cffMD52THUMBNAIL000944800.pdf.jpg000944800.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/3/000944800.pdf.jpg50ea60f6efba6caac2e8df43b247db5bMD5310183/1069492018-10-22 07:55:06.157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:55:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso |
title |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso |
spellingShingle |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso Gonçalves, Fernando Rauber Prática musical Musica : Guias : Piano Reflexão especular Aprendizagem musical Musical practice Deliberated pratice Performance cues |
title_short |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso |
title_full |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso |
title_fullStr |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso |
title_sort |
Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas : três estudos de caso |
author |
Gonçalves, Fernando Rauber |
author_facet |
Gonçalves, Fernando Rauber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando Rauber |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
contributor_str_mv |
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática musical Musica : Guias : Piano Reflexão especular Aprendizagem musical |
topic |
Prática musical Musica : Guias : Piano Reflexão especular Aprendizagem musical Musical practice Deliberated pratice Performance cues |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical practice Deliberated pratice Performance cues |
description |
O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes - em seriações acadêmicas distintas - cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-15T02:15:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/106949 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000944800 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/106949 |
identifier_str_mv |
000944800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/1/000944800.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/2/000944800.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106949/3/000944800.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72fd6c874e864619dc111b2e326807f8 afeb2304a437653b7561878d6e9e4cff 50ea60f6efba6caac2e8df43b247db5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085305065144320 |